Valve decreta: Steam Machine é melhor do que consoles, mesmo como um PC
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O engenheiro de software da Valve, Pierre-Loup Griffais, revelou que o Steam Machine terá vantagem sobre os consoles de mesa — ainda que ele funcione como um PC.
Para o profissional, ele representa “um salto e tanto” por fazer os computadores feitos para jogos “trabalharem melhor na sala de estar, onde tradicionalmente se encontram os consoles”.
Porém, ele detalha que o Steam Machine não mira neste mercado. Griffais diz que a Valve “não busca competir com consoles ou outros produtos”. Segundo o engenheiro de software, a companhia apenas “observa as movimentações do PC Gaming”.
Ou seja, a Valve usará o Steam Machine para tentar superar o que circula na indústria dos computadores e não quer tomar o lugar de videogames como o PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch 2 e futuros hardwares.
“Diria que nossa ideia não se baseia no que ocorre ao redor dos consoles, por isso não pensamos em teorias para o caminho que isso pode tomar. Mas, no geral, as pessoas parecem reconhecer o valor de uma experiência próxima a de um PC - com opções de personalização e outros recursos”, afirma Pierre-Loup Griffais.
Conceito do Steam Machine
Sua proposta é reforçada por outros profissionais que trabalham na Valve. O engenheiro de hardware da companhia, Yazan Aldehayyat, também afirmou que eles consideram o novo videogame uma alternativa dentro do mercado de computadores.
“O Steam Machine será uma opção dentro do ecossistema de PC Gaming. Se está feliz com a experiência no computador, isso é muito bom. Nos agrada do mesmo jeito”, afirmou Aldehayyat.
Para o responsável pelos hardwares da companhia, a ideia não é competir diretamente com o mercado de consoles de mesa. O objetivo do dispositivo que será lançado em 2026 é diferente e atenderá outra demanda.
“Somos uma empresa voltada para PCs. Só vamos fornecer mais opções. Esta é a forma como enxergamos. Será um ótimo complemento para sua sala de estar ou computador, apenas uma opção disponível para as pessoas jogarem seus títulos do Steam”, conclui.
Ainda que não busquem competir com o mercado de consoles, seu alvo parece bem claro: o Xbox Magnus. O próximo console da Microsoft será um híbrido entre PC e videogame, que funcionará de forma interconectada através do app Xbox — aprimorado para unir as duas plataformas.
Leia também no Canaltech:
- Valve explica por que é impossível lançar o Steam Deck 2 agora
- Valve vai lançar Steam Controller com trackpads e tecnologia TMR
- Steam Machine e Steam Frame vão permitir troca rápida de jogos via microSD
Vídeo: Os jogos estão cada vez mais caros, porém eles estão piores do que eram antes? No YouTube discutimos como fica o custo-benefício dos games no Brasil.
Fonte: IGN