Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon | Todos os jogos cancelados da franquia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 09 de Julho de 2022 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/The Pokémon Company
Reprodução/The Pokémon Company

Entre a série principal e os mais de 75 jogos derivados de Pokémon, nem todos os projetos idealizados pela The Pokémon Company e Nintendo viram a luz do dia. Ao longo da história, a franquia do Pikachu teve diversos games cancelados.

Boa parte dos cancelamentos foram anunciados, outros, revelados anos após a desistência. Ainda existem aqueles que tiveram os planos de desenvolvimento vazados, mas nunca viram a luz do dia. Confira uma lista com os jogos cancelados de Pokémon:

6. Pokémon Pink

Continua após a publicidade

22 anos após o lançamento de Pokémon Yellow, um minerador de dados conhecido na comunidade como Dr. Lava descobriu que a Nintendo pretendia lançar, na época, uma versão alternativa do jogo. Pokémon Pink traria Clefairy na capa no lugar de Pikachu. A Game Freak chegou a registrar a marca Pokémon Pink e admitiu, anos mais tarde, que pensou em Clefairy como protagonista da franquia. A ideia, no entanto, nunca foi para frente.

5. Pokémon Green

Continua após a publicidade

Pokémon Green, irmão de Pokémon Red, é um dos casos dos jogos da franquia que foram lançados apenas no Japão e cancelados antes do lançamento global. Quando a franquia desembarcou no Ocidente, a versão Green virou Blue. A mudança foi feita pois a qualidade gráfica de Green era muito ruim. A Game Freak resolveu então trabalhar na versão alternativa de Red, alterando a localização dos monstrinhos. Mais tarde, a versão Blue também foi lançada no Japão, jogando o jogo verdinho para o esquecimento.

4. Pokémon Gray

Toda vez que a Game Freak desenvolve uma nova dupla de jogos da série, o estúdio trata de registrar marcas similares. A estratégia serve para garantir que a desenvolvedora possa usar os nomes para projetos futuros, mesmo que um jogo com aquele nome nunca tenha sido planejado. Foi assim que o estúdio japonês registrou marcas como Pokémon Purple, Turmaline, Moonstone, Brown, Gray, Vermilion, Purple, Crimson e Scarlet, essa última que realmente se transformará em um jogo.

Continua após a publicidade

O interessante é que Pokémon Gray chegou a ter seu desenvolvimento iniciado. O game seria um relançamento de Pokémon Black e White, mas foi interrompido quando a The Pokémon Company resolveu trabalhar em Pokémon Black 2 e White 2, até hoje as únicas sequências numeradas em uma região Pokémon.

3. Pokémon Stars

Quando o Switch foi lançado em 2017, a Nintendo ainda não sabia se o console híbrido seria um sucesso ou um fracasso como o Nintendo Wii U. Na época, a Game Freak trabalhava nos jogos Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon para Nintendo 3DS. Nesse contexto, a desenvolvedora foi pressionada pela Nintendo a desenvolver também um jogo da franquia do Pikachu para alavancar o primeiro natal do Switch.

Continua após a publicidade

Com poucos braços, a solução encontrada pela Game Freak era lançar uma versão mais completa de Pokémon Sun e Moon para o novo console. O jogo se chamaria Pokémon Stars e traria poucas diferenças gráficas em relação aos antecessores. O rumo da história foi alterado após o sucesso do lançamento do Switch, puxado por The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Fato que fez a Nintendo descartar a necessidade de lançar um Pokémon com gráficos de 3DS para o novo console. Stars acabou cancelado e deu tempo suficiente para a Game Freak trabalhar em Pokémon: Let's Go Pikachu e Eevee, de 2018.

2. Pokémon Z

Uma das maiores lendas entre fãs de Pokémon, uma dupla de jogos conhecida como “Z” nunca foi confirmada. As entradas na franquia serviriam como uma sequência da dupla Pokémon X e Y, aos moldes de Pokémon Black 2 e White 2. O projeto foi descoberto em um vazamento de códigos da Game Freak, mas com poucas informações.

Continua após a publicidade

A história de Pokémon X e Y deixa várias lacunas para uma continuação focada no lendário Zygarde, fato que reforça a existência de Pokémon Z. No entanto, os ataques terroristas a Paris estariam entre os motivos que fizeram a Nintendo recuar de lançar outros jogos em Kalos, região inspirada do país europeu. Eventualmente, Zygarde teve sua história desenvolvida em Pokémon Sun e Moon,enquanto “Z” nunca viu a luz do dia.

1. Meowth's Party

Continua após a publicidade

Meowth's Party foi uma demonstração de tecnologia usada para promover o Gamecube durante a convenção Nintendo Space World de 2000. O jogo era uma espécie de Guitar Hero com Pokémon, trazendo o monstrinho gato tocando uma guitarra e temas do anime.

Como uma das únicas demonstrações interativas do evento de 2000, muitos acreditam que Meowth’s Party seria um jogo completo. Teoria reforçada quando recurso semelhante a demo foi incluído no aplicativo Pokémon Channel. A demonstração ainda ganhou uma estranha menção em uma conquista de Super Smash Bros Melee, reforçando que a Nintendo teria outros planos para o projeto. Entretanto, um jogo completo nunca foi lançado.

Com informações de: Screenrant