Publicidade

Os melhores spin-offs de Pokémon

Por| Editado por Bruna Penilhas | 21 de Maio de 2022 às 16h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech/The Pokémon Company
Montagem/Canaltech/The Pokémon Company

O mundo Pokémon é vasto e se você conhece apenas os jogos da série principal, saiba que a franquia tem muito mais a oferecer além dos RPGs de captura e batalha. Entre sucessos e até experimentos fracassados, Pokémon conta com mais de 75 jogos derivados para diferentes plataformas e que visitam diferentes gêneros. São games narrativos e até simuladores de fotografia.

Nem todos os spin-offs são bons, como o tático baseado em Fire Emblem, Pokémon Conquest. Algumas outras séries nascidas na época dos portáteis de duas telas da Nintendo foram enterradas e dificilmente voltariam para novos jogos, ao exemplo dos RPGs de ação Pokémon Rumble e Pokémon Ranger.

Continua após a publicidade

Deixando de lado as experiências de qualidades duvidosas, a franquia do Pikachu tem ótimos spin-offs. Inclusive, alguns deles superam muitos títulos da série principal. A seguir, selecionamos os 10 melhores jogos derivados de Pokémon:

10. Pokkén Tournament

Pokkén une o melhor de dois mundos: os jogos clássicos de luta em arcades, como o Street Fighter II, e o fã que sempre quis controlar um Pokémon de forma mais direta, descendo o sarrafo em outro monstrinho com os controles.

Continua após a publicidade

Pokkén Tournament é o primeiro título da franquia para o Nintendo Switch. O jogador controla um de 21 lutadores Pokémon em lutas em arenas. Apesar da seleção limitada, cada monstrinho possui combos e especiais próprios.

9. Pokémon UNITE

O gênero de jogos de batalha multijogador em linha, popularmente conhecidos como MOBA, ganhou muito espaço nos últimos anos com League of Legends. Mirando nesse sucesso, a The Pokémon Company uniu-se à publicadora de LoL, a Tencent Games, para o lançamento de Pokémon UNITE.

Continua após a publicidade

No derivado, jogadores competem em batalhas de 5 contra 5 na Ilha de Aeos para ver quem consegue marcar mais pontos antes do tempo acabar. Como um bom MOBA, trabalhar em equipe é essencial para pontuar e derrotar o time oponente. Pokémon UNITE pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis com Android e iOS ou no Nintendo Switch.

8. Detective Pikachu

Antes de servir como base para o filme live-action de Pokémon, o detetive amarelo foi protagonista de um jogo para Nintendo 3DS. Detective Pikachu mostra o rato elétrico mais famoso do mundo resolvendo casos no mundo Pokémon por meio de charadas e quebra-cabeças.

Continua após a publicidade

O jogo foi mundialmente lançado em 2018 e tem uma sequência confirmada para o Nintendo Switch. Em contraste com os jogos de RPG, Detective Pikachu tem foco na narrativa e na resolução de mistérios.

7. Pokémon Shuffle

Se Pokémon UNITE simula um League of Legends com a franquia publicada pela Nintendo, nosso sétimo lugar mira em outro grande sucesso: Candy Crush. Em Pokémon Shuffle, o jogador deve alinhar três ou mais Pokémon, vertical ou horizontalmente, para lutar contra espécies selvagens. Assim como nos doces de Candy Crush, as combinações formam combos e ajudam o jogador a ultrapassar uma fase.

Continua após a publicidade

No caso de Shuffle, o objetivo é formar combinações para derrotar um outro Pokémon. O jogador escolhe um time de três monstrinhos em uma estratégia para vencer o adversário e, quanto mais rápido cumprir a tarefa, mais chances tem de capturar o derrotado ao final da fase.

6. Pokémon Trading Card Game

A linha derivada mais sólida de Pokémon é o jogo de cartas. Além da versão física com seus baralhos colecionáveis, Pokémon TCG tem história no mundo dos jogos eletrônicos. As batalhas com os cards ganharam dois jogos no Game Boy, com os incrivelmente divertidos Pokémon Trading Card Game e Pokémon Card GB2: Here Comes Team GR.

Continua após a publicidade

Espero que a Nintendo um dia traga esses dois jogos para o Nintendo Switch por meio de retrocompatibilidade. São duas pérolas preciosas, graças a grande gama de cartas, um sistema refinado de inteligência artificial para batalhas e histórias empolgantes sobre um treinador que precisa viajar o mundo desafiando líderes de ginásio. Enquanto isso não acontece, TCG possui uma nova versão online anunciada, em que jogadores podem montar baralhos virtuais com cartas compradas no mundo real.

5. Pokémon Stadium

Continua após a publicidade

Pokémon Stadium consegue a façanha de, muitas vezes, ser mais conhecido que os jogos tradicionais da franquia. Lançado no Japão em 1998, esse título é considerado um dos melhores jogos do Nintendo 64 e por uma razão: Stadium foca-se apenas nas batalhas que fazem de Pokémon um sucesso, tornando-se o jogo mais acessível da franquia.

O game apresenta batalhas contra a CPU ou outros jogadores, além de trazer um modo de Ginásio em que o treinador enfrenta líderes de Ginásio de Kanto. O jogo ainda conta com mini games que divertem muito na hora da divisão de controles. O título é uma das apostas para chegar ao catálogo do Nintendo Switch Online no futuro.

4. Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness

Continua após a publicidade

Quem gosta das bases de um RPG japonês que a série principal de Pokémon apresenta, certamente vai gostar dos jogos da marca para Game Cube. As duas aventuras sequenciais apresentam uma história que remete, mais do que nunca, a Dragon Quest e Final Fantasy. Os visuais também são diferentes dos games portáteis da época, com gráficos em três dimensões, trabalhados a partir de Pokémon Stadium.

No lugar de capturas em um mundo não linear que víamos nos consoles, Gale of Darkness apresenta uma narrativa episódica com os jogadores controlando heróis que precisam salvar monstrinhos da organização Cipher. O jogo introduz os Pokémon "shadow", monstros corrompidos por vilões. O conceito reapareceu em Pokémon GO, com espécies capturadas a partir da Equipe Rocket.

3. Pokémon Let’s Go

Continua após a publicidade

Falando em Pokémon GO, o maior sucesso comercial entre as séries derivadas é baseado na aventura mobile. Pokémon Let's Go, Pikachu! e Pokémon Let's Go, Eevee! venderam 14,53 milhões de unidades, consolidando o nono lugar entre os jogos mais vendidos do Nintendo Switch no momento de publicação deste texto.

A aventura refaz a jornada de Red, Blue e Yellow, mas com um twist. As mecânicas dos jogos tradicionais são substituídas por técnicas de Pokémon GO. O jogador enxerga monstrinhos selvagens pelo mapa e não batalha contra eles, mas tenta jogar Pokébolas com precisão. A aventura eleva a qualidade gráfica apresentada nos jogos da franquia e atualmente é a melhor maneira de visitar Kanto, a primeira região de Pokémon.

2. Pokémon Snap

Continua após a publicidade

Quem diria que um jogo de fotografia com Pokémon poderia ser tão divertido? Na série Snap, que compreende o jogo para Nintendo 64 e o mais recente New Pokémon Snap para Nintendo Switch, o jogador deve fotografar Pokémon em seu habitat natural. O maior barato da aventura, principalmente para os fãs, é observar o comportamento inesperado e as expressões nos monstrinhos na natureza.

Fazer Pokémon interagirem entre si ou motivar comportamentos específicos geram momentos fotográficos impressionantes. Vale também as regras reais de fotografia. As fotos são classificadas com base nas poses do Pokémon, o tamanho que eles parecem ter, o quão diretamente eles estão voltados para a lente e outros fatores.

1. Pokémon Mystery Dungeon

Nenhuma outra série derivada de Pokémon contou com tantos títulos lançados como Mystery Dungeon. Esse verdadeiro clássico injustamente pouco conhecido é a série mais longa de spin-offs da franquia, com 11 jogos diferentes em um universo que foi expandido para os mangás e até episódios de anime.

A jogabilidade adapta os jogos Mystery Dungeon, com o jogador encarnando um monstrinho escolhido de acordo com sua personalidade, em exploração de masmorras por turnos. A cada passo dado com o Pokémon do jogador, um ataque ou movimento acontece no mapa. Saber quando andar e quando ir mais fundo na masmorra é essencial para uma estratégia vencedora em Mystery Dungeon. O game mais recente da série é Rescue Team DX, disponível para Nintendo Switch.