Sony perde US$ 20 bilhões em valor de mercado após venda da Activision Blizzard
Por Felipe Goldenboy • Editado por Bruna Penilhas |
A Sony perdeu quase US$ 20 bilhões (cerca de R$ 109 bilhões, em conversão direta) em valor de mercado após a Microsoft anunciar a compra da Activision Blizzard na última terça-feira (18). O valor equivale a uma queda de 13% nas ações da empresa japonesa.
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Essa foi a maior queda no preço das ações da Sony desde outubro de 2008, quando a empresa recolheu cerca de 100 mil baterias de laptops por risco de incêndio. No entanto, a japonesa segue como o segundo maior conglomerado de games do mundo, ficando atrás apenas da Tencent.
"A Sony terá um desafio monumental em suas mãos para se manter sozinha nesta guerra de atrito", disse Amir Anvarzadeh, analista da agência que presta consultoria em ações Asymmetric Advisors, à Bloomberg. “Com Call of Duty agora provavelmente sendo adicionado à lista do Game Pass, os ventos contrários para a Sony só ficarão mais difíceis”.
Por enquanto, não sabemos se franquias da Activision Blizzard, como Overwatch, Diablo, World of Warcraft e mais, se tornarão exclusivas do Xbox — relembre todos os games aqui. A Sony também pode estar preparando uma resposta à altura, como um serviço à la Game Pass, dizem rumores.
Por outro lado, empresas japonesas como a Capcom, a KONAMI e a Square Enix tiveram suas ações valorizadas em 5% na bolsa de valores de Tóquio — um sinal de fortalecimento dos estúdios que possuem propriedades intelectuais (IP) icônicas. Quem também viu um aumento de 11% no mercado foi a francesa Ubisoft.
A compra da Activision Blizzard pela Microsoft abalou o mercado internacional, principalmente pelo valor astronômico: cerca de US$ 68,7 bilhões (quase R$ 379 bilhões, em conversão direta). Esse é o maior negócio já fechado na história dos videogames. O recorde anterior, da Take-Two comprando a Zynga, foi de US$ 12,7 bilhões (R$ 69 bilhões).