Publicidade

Review Kirby and the Forgotten Land | Consistência e magia formam grande jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Março de 2022 às 11h29

Link copiado!

Captura de Tela/Lucas Arraz/Canaltech
Captura de Tela/Lucas Arraz/Canaltech

O que seria necessário para fazer um jogo do Kirby perfeito? Um mundo aberto como o de The Legend of Zelda: Breath of the Wild? Desafios para perder os cabelos como em Elden Ring? Ou ainda a narrativa de gráficos realistas de The Last of Us? Bom, o novo Kirby and the Forgotten Land não tem nenhum desses elementos e, mesmo assim, é o jogo perfeito para o mascote rosa.

A nova aventura que estreia em 25 de março no Nintendo Switch não tinha obrigação nenhuma de ser tão boa. Exclusivo da mesma plataforma de franquias como Super Mario, The Legend of Zelda e Pokémon, a bolota rosa criada por Masahiro Sakurai (Kid Icarus, Super Smash Bros.) muitas vezes não recebe a mesma atenção que seus colegas de empresa.

Continua após a publicidade

Enquanto a Nintendo cozinha fãs com a sequência de Breath of the Wild por mais de um ano, Kirby and the Forgotten Land foi anunciado e lançado em uma janela inferior a seis meses. Tempo menos do que o necessário para investimentos em marketing fazerem uma grande diferença. Então, sim, você pode até não ouvir muito sobre Kirby and the Forgotten Land no futuro, mas esse jogo com certeza será uma das melhores peças do catálogo imponente que a Nintendo está montando para o Switch em 2022, que ainda incluirá Pokémon Scarlet e Violet, Splatoon 3, Bayonetta 3 e o novo Zelda.

Em meio a tantos lançamentos de peso, Kirby and the Forgotten Land consegue se destacar e ser fantástico. O jogo desafia expectativas, com esforço para expandir limites e apresentar boas ideias, entregando uma das aventuras mais consistentes do rosado. Sem precisar de um mundo aberto, desafios de perder os cabelos ou gráficos realistas, Forgotten Land é uma aventura que surpreende e envolve do começo ao fim, graças a estrutura coesa de toda a experiência, que fará o jogador querer acompanhar a história e ter motivos para desbravar 100% do conteúdo da jornada.

O exclusivo diverte e envolve por horas a fio, unindo fases de plataforma criativas em 3D, com sistemas de RPG para aprimoramento de habilidades copiadas por Kirby. Mais do que chegar do ponto inicial ou final de cada fase, os jogadores vão se sentir compelidos a encontrar lugares secretos, resolver missões secundárias e encontrar o máximo de itens colecionáveis para garantir o máximo de poder para o protagonista.

Continua após a publicidade

Esse conjunto provoca um ótimo nível de imersão na aventura, que entrega um sentido para cada item colecionável ou segredo espalhado por uma fase. Por mais que os níveis não apresentem o peso planetário de Super Mario Odyssey, a sensação de encontrar sentido em cada canto do jogo dá profundidade às fases de Forgotten Land.

História

Kirby and the Forgotten Land tem um nome bastante explicativo. A aventura se passa fora do planeta Pop Star, com o protagonista e os protegidos Waddle Dees raptados por meio de fendas no espaço para uma terra esquecida, com ruínas de uma civilização que tinha prédios, shopping centers e viadutos.

Os cenários são um dos pontos altos do jogo. Não por coincidência, a Forgotten Land do título foi comparada ao estilo da cidade de Seattle de The Last of Us Parte II. As ruínas parecem muito formar cidades humanas inabitadas após um apocalipse, com construções de concreto invadidas por florestas.

Continua após a publicidade

Esse é o jogo de Kirby mais bonito de todos, com mais atenção aos detalhes. O ambiente é um grande personagem da aventura, servindo horizontes bonitos, mas igualmente contemplativos, que combinam com a trama. Por diversas vezes, Kirby aparecerá minúsculo parente a imensidão dos ambientes das fases, com diferentes posicionamentos da câmera, fator que funciona para criar um clima ideal para a jornada.

A terra que parece ter sido abandonada por humanos é dominada por animais, como tigres, raposas e flamingos, que funcionam como os grandes vilões. Kirby está em um lugar inóspito e precisa resgatar os companheiros Waddle Dees sequestrados.

Continua após a publicidade

Jogabilidade

Existem dois tipos de fases em Forgotten Land: as que avançam a história e tem como missão resgatar um conjunto de Waddle Dees sequestrados; e outros desafios que envolvem o uso de habilidades específicas em tempo limitado. O primeiro conjunto, que compõe o centro da experiência, une mecânicas complexas de exploração, utilizando diferentes habilidades de Kirby para revelar lugares secretos muito bem posicionados. Cada desafio superado ou lugar secreto desvendado, garante mais Waddle Dees resgatados.

O jogador deve levar cerca de 15 horas para completar o trajeto principal de fases de Forgotten Land. Felizmente, a história do jogo é apenas o começo de toda a aventura. Dificilmente você conseguirá explorar tudo que existe em uma fase principal na primeira ou até na segunda tentativa.

Continua após a publicidade

Mais do que chegar ao ponto final, cada nível em Forgotten Land oferece diferentes e divertidas facetas, incluindo missões secundárias. As tradicionais atividades alternativas de jogos do gênero plataforma, como terminar uma fase em um menor tempo, são trocadas por tarefas secundárias mais criativas e divertidas, como encontrar uma maneira de dormir em uma espreguiçadeira ou levar filhotes de patinhos até a mãe.

Cada fase e cada mundo contém um conjunto diferenciado de missões alternativas, não reveladas ao jogador, criando uma camada especial de atenção e curiosidade quando desbravamos a terra esquecida. Existem ainda os colecionáveis dentro desses níveis, que incluem réplicas dos personagens do jogo e algumas receitas. Encontrar tudo é recompensador e envolvente.

Resgatar mais Waddle Dees, por exemplo, significa abrir mais funcionalidades e atividades na cidade que recebe Kirby. Já encontrar receitas muito bem escondidas permite que o protagonista aprimore habilidades copiadas e fique muito mais forte. Entregar uma boa justificativa para cada item disposto no cenário é um importante elemento que faz o jogo ser 100% aproveitável.

Continua após a publicidade

As fases principais que conduzem a história ainda se juntam a outros desafios de tempo, que colocam o uso de poderes de Kirby contra o relógio. Esse tipo de nível garante ao personagem outros itens para aprimorar habilidades na vila Waddle Dee Town.

Waddle Dee Town

Unindo todos os elementos dispostos em fases de Kirby, a Waddle Dee Town é uma espécie de base de operações. Quanto mais Waddle Dee o jogador salvar, mais diferentes atividades são desbloqueadas na cidade.

As atividades na Waddle Dee Town são bastante variadas e um lembrete para o jogador fazer o máximo para resgatar o máximo de companheiros possíveis durante a campanha. As ideias empregadas na cidade acompanham o mesmo clima leve e bastante criativo no jogo. No Waddle Dee Cinema, os jogadores podem reviver cenas de animação de Forgotten Land. No Waddle Dee Café, é possível comprar itens de cura para levar para casa e ainda participar de um mini jogo de atendimento.

Continua após a publicidade

O destaque da vila é a Waddle Dee’s Weapons Shop, local destinado para aprimorar habilidades de Kirby. O protagonista, como em todos os outros jogos, pode copiar um conjunto de poderes ou absorver inimigos pela boca. Todas essas habilidades se transformam e escalam em poder com aprimoramentos vendidos na loja de armas.

Com estrelas conquistadas em fases de tempo e receitas encontradas durante a jornada, escondidas em níveis principais, o mascote rosa pode transformar a tradicional habilidade copiada de soltar fogo pela boca, em uma poderosa skin de dragão, que fará Kirby voar e aumentar a potência das chamas.

Ainda que não apresente uma extensa lista de poderes que podem ser copiados, Forgotten Land foge do básico com os upgrades de habilidades copiadas. É interessante ver como Kirby muda ao aprimorar um poder, mas, mesmo nesse cenário, os desafios do jogo não são quebrados. Mais uma prova da consistência da experiência geral do título.

Continua após a publicidade

Mouthful Mode

Uma das grandes novidades de Kirby and the Forgotten Land é a possibilidade do protagonista não só absorver habilidades de inimigos, como engolir grandes objetos de cenários, abandonados pela civilização que deixou o mundo do jogo.

Com o Mouthful Mode, Kirby engole carros, máquinas de refrigerante, cones de trânsito e toda variedade de itens que funcionam como um belo alívio cômico na aventura. Apesar de não existir muito o que fazer com o Carby, a versão carro do protagonista, é extremamente fofo e engraçado ver o bonequinho rosa tentando engolir um automóvel inteiro e depois andar tunado por pistas de corrida nas fases.

Continua após a publicidade

O Mouthful Mode tem participações pontuais durante a aventura, quase sempre para abrir um caminho secreto dentro das fases, mas é uma mecânica que ajuda a florescer a completar a jogabilidade de plataforma. É uma ideia muito boa, com ótima execução, que garante momentos de descontração.

Muitas vezes, os itens que precisam ser engolidos por Kirby estão escondidos em partes do cenário, ou indicam que um novo quebra-cabeça terá que ser resolvido na sequência. De tão boas que são as cenas com Kirby engolindo objetos muito maiores que ele, fica até um pedido para que a Nintendo nunca mais retire a mecânica que estreia em Forgotten Land.

Continua após a publicidade

Kirby and the Forgotten Land tem co-op?

Sim. É possível jogar Forgotten Land com dois jogadores. A experiência, no entanto, não acompanha a profundidade e complexidade do modo para um só herói. Assim como em Super Mario Odyssey, o novo Kirby limita e muito a atuação de um segundo jogador.

Quem assumir o segundo controle, irá jogar como Bandana Waddle Dee. O segundo player não poderá copiar habilidades, participar de fases de tempo ou até explorar o mapa por conta própria. Toda vez que Kirby for para um lado, o personagem secundário é tratado como tal e arrastado para as asas do protagonista.

Chega a ficar um pouco sem graça ser o segundo jogador, controlando uma sequência de movimentos com uma lança, quando ao lado existe outro que pode roubar poderes e engolir carros, caminhões e cones. Mesmo assim, é muito bom contar com a possibilidade de jogar cooperativamente, ainda que claramente essa não seja a melhor forma de aproveitar o título.

Kirby and the Forgotten Land vale a pena?

Assim como seu protagonista, Kirby and the Forgotten Land é um jogo redondo. A aventura é consistente do início ao fim, sem apresentar mecânicas soltas ou excessos. Todo o conteúdo está no game por um motivo, tem uma função e contribui para criar uma jornada leve e divertida. Mais do que fases de plataforma boas, o time de desenvolvedores da HAL Laboratory se preocupou em criar níveis completos. Cada pedaço de Forgotten Land tem um sentido e tenta surpreender o jogador. Seja em missões secundárias muito criativas ou lugares secretos bem pensados que geram satisfação ao serem encontrados.

Os combates também estão bastante fluídos. Ainda que Kirby fique muito mais forte com o aprimoramento de habilidades copiadas, o deslocamento em três dimensões das fases e batalhas contra chefes são elaborados o suficiente para manter o desafio e não deixar que a jornada fique muito fácil. Contribuí ainda a existência de dois modos de jogo, um normal e outro mais fácil, para garantir que todos os jogadores fiquem satisfeitos com a dificuldade oferecida.

Ainda que Kirby and the Forgotten Land não chame tanta atenção como outros companheiros de Nintendo, o jogo reforça mais uma vez como o catálogo de 2022 do Switch está preparado para marcar um dos melhores anos do console. O game tem tudo que é necessário para entreter e imergir, além de fazer o jogador querer engolir todo o conteúdo da aventura como a mesma destreza que faz seu protagonista.