Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ratchet & Clank: Tudo que você precisa saber para jogar Em uma Outra Dimensão

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Maio de 2021 às 21h00

Link copiado!

Divulgação/PlayStation
Divulgação/PlayStation

Em 2002, o PlayStation 2 recebia um jogo de plataforma 3D de um simpático lombax — uma criatura metade lêmure e metade gato — e seu companheiro robô: Ratchet & Clank. Desenvolvido pela Imsomniac Games, a saga também brilhou no PlayStation 3, PSP, PSVita, PlayStation 4 e, em junho, a nova história Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão chegará para PlayStation 5.

Com 14 jogos já lançados ao longo dos anos, as equipes de desenvolvimento conseguiram contar diversas histórias dos dois aventureiros. Mesmo com o visual que sugere que seja um jogo infantil, a jogabilidade e as tramas abordadas sempre foram mais maduras, envolvendo esquemas criminosos de grandes corporações, alteração da linha do tempo e até viagens interdimensionais.

No entanto, algumas das histórias não possui relação direta entre si, permitindo que os jogos sejam aproveitados pelos fãs e por quem nunca jogou nenhum título da saga. Há a linha da história principal e diversos spin-offs (histórias independentes).

Continua após a publicidade

Para preparar a sua chave-inglesa para o novo título do PlayStation 5, o Canaltech destacou os pontos mais importantes da jornada de Ratchet & Clank até agora. Por isso, outros jogos da franquia, como Gladiator, Size Matters, Secrete Agente Clank, All4One e Full Frontal Assault, não terão sua história aprofundada, ainda que sejam ótimos games.

Como tudo começou

Na fábrica de robôs de Quartu, Clank descobriu os planos maléficos de Alonzo Drek para destruir planetas e criar o seu próprio. O robô então resolver fugir, mas é caçado pelas forças da Drek Industries. Com sua nave atingida, ele acaba caindo em Veldin. No planeta, ele conhece o mecânico Ratchet e conta os objetivos do vilão. Assim, eles partem para derrotá-lo.

Continua após a publicidade

É no primeiro jogo que somos apresentados ao Capitão Quark, uma figura que lembra Buzz Lightyear (Toy Story). O super-herói é uma celebridade espacial, famoso por diversos feitos intergaláticos. No entanto, Ratchet descobre que seu ídolo é uma farsa e está sendo pago pelo vilão.

Com o avanço do primeiro game, Ratchet e Clank derrotam seu antigo herói, fazendo com que ele volte a ser do bem, e também o magnata Drek.

Já em Going Commando (2003), os protagonistas agora estão famosos por salvarem o universo. Então, Abercrombie Fizzwidget, o fundador e CEO da MegaCorp, contrata os dois para resgatarem uma criatura. Na jornada, eles enfrentam várias vezes um ladrão, que mais tarde se revela como Angela Cross, uma lombax fêmea que resolve auxiliar os heróis.

Continua após a publicidade

Após resgatar a criatura, Ratchet, Clank e Angela ficam sabendo que o ser é uma armadilha biológica. Quando vão avisar o CEO, eles descobrem que o verdadeiro Fizzwidget está preso, e quem finge ser ele nada mais é do que o Capitão Qwark. Em uma tentativa desesperada de recuperar sua reputação, o “herói” acaba transformando o bicho fofo em um monstro horrível, que devora o charlatão. Mais uma vez, cabe à dupla e sua nova amiga salvarem o universo.

Chegando ao terceiro game, Up Your Arsenal (2004) apresenta o vilão mais recorrente da franquia: Dr. Nefarious. Ele sofreu bullying de Qwark na escola e quer se vingar dele e do universo. O grande objetivo do antagonista é transformar todos em máquinas — a lá Neo Cortex, de Crash Bandicoot.

Continua após a publicidade

Na trama, o capitão finge sua morte para não ter que enfrentar Nefarious, mas a nova mentira é rapidamente descoberta por Ratchet e Clank. Juntos com a Q-Force, uma espécie de Liga da Justiça, eles o derrotam.

Saga Future

Na trilogia composta por Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction (2007), Quest for Booty (2008) e A Crack in Time (2009), a Imsomniac explorou mais o passado e a origem de cada personagem.

Continua após a publicidade

No primeiro game, é revelado que Clank ganhou consciência graças às criaturas místicas Zoni. E o vilão da trama, Imperador Percival Tachyon, líder do Cragmites, pretende eliminar Ratchet por ser o último lombax da galáxia — pobre Angela, foi esquecida.

É nesse jogo que é apresentado o Dimensionador, um aparelho poderoso usado na Grande Guerra entre os Lombax e os Cragmites, e que agora está sendo caçado pelo Imperador e piratas espaciais. A trama segue e, ao final, o vilão é derrotado, mas Clank é levado pelos místicos Zoni.

Já na sequência, Ratchet não fica sozinho e tem a companhia da pirata Talwyn, que o ajudou no jogo anterior. Eles buscam um dispositivo chamado Obsidian Eye, que permite a comunicação com o Zoni. Ao final, mesmo com a dupla alcançando seus objetivos, Clank está mal por muita exposição às energias dos Zoni e o único capaz de consertá-lo é Dr. Nefarious. E lá vai o lombax para mais um jogo sem seu companheiro.

Continua após a publicidade

Chegando ao terceiro - e mais dramático - jogo, Ratchet encontra outro lombax, Azimuth, que era o melhor amigo de seu falecido pai. Na trama, é revelado que o veterano é indiretamente responsável pela extinção da raça. Enquanto isso, Clank está reparado, mas, no Grande Relógio, uma estrutura responsável por alinhar todas as realidades e a linha do tempo.

Orvus é o guardião desse relógio e responsável por criar Clank. O que acaba dando ao robô o poder de voltar no tempo. O ser está aprisionado por ninguém menos que Nefarious, então Ratchet e Azimuth partem para resgatá-lo. Orvus acaba não sobrevimento, então os Lombax vão ao relógio para dar a notícia a Clank.

Continua após a publicidade

No entanto, ao chegarem lá, Azimuth quer usar o relógio para volta no tempo e evitar o fim dos Lombax. Durante o confronto, Ratchet acaba morrendo e Clank quebra sua regra e volta no tempo para salvar o amigo. O universo começa a colapsar, mas Azimuth se redime dando sua vida para restabelecer o controle. Ao fim, o robô deixa seu posto herdado de guardião para Sigmund, uma espécie de porteiro do local, e parte com seu amigo lombax para descobrir mais sobre sua família.

Into the Nexus (2013)

O game que encerrou a aventura da dupla no PlayStation 3 mostra o embate entre Rathcet, Clank, Cronk e Zephyr (seus companheiros da Polaris Force) contra a criminosa Vendra. A vilã está com o Dimensionador e abre um portal para o Nether, para destruir a galáxia. Porém, ela é traída pelas criaturas e levada ao submundo.

Continua após a publicidade

Com a responsabilidade de salvar o universo novamente, a dupla dinâmica resgata a vilã e ela os ajuda a derrotar o novo inimigo, Mr. Eye, encerrando a história. Mesmo com o dimensionador quebrado, Clank o guarda na esperança de ajudar Ratchet a encontrar sua espécie.

Mudanças no remake de 2016

A versão para PlayStation 4 pode confundir um pouco as coisas, mas também serve como uma ótima porta de entrada para quem não conhece a franquia. O principal da história está ali: como Ratchet e Clank se conheceram, uma breve apresentação do Capitão Quark, Drek e Nefarious — que é um dos cumplices, diferente do jogo original — e o rico arsenal do lombax.

No entanto, há algumas características novas, que funcionam quase como uma licença poética para o acontecimento das coisas. O tom é um pouco mais infantilizado do que o game original de PS2. Muito disso se dá pelo jogo seguir a narrativa e a linha do filme Heróis da Galáxia: Ratchet & Clank, do mesmo ano. Então, ele vira uma espiral do jogo de um filme baseado em um jogo (sim, confuso).

Continua após a publicidade

E assim como outros jogos da franquia, ele permite que alguém que não conheça nada consiga ter uma boa experiência. De forma geral, ainda é uma ótima experiência.

O que esperar para Em Uma Outra Dimensão

Anunciado em junho de 2020, durante o PlayStation 5 Showcase, a nova aventura promete ser ainda mais ambiciosa do que a Trilogia Future. Desta vez, quem está com o Dimensionador é Nefarious. Cansado de perder para Ratchet e Clank, ele quer criar uma única dimensão em que ele sempre vence.

Continua após a publicidade

Em um combate entre a dupla e o vilão, a arma corrompe e começa a misturar todas as realidades. Em dado momento, os dois se separam e é aí que aparece uma curiosa parte da trama: a lombax Rivet. A personagem é da dimensão em que Nefarious nunca foi derrotado e ela quer que o reinado do Imperador chegue ao fim.

Talvez a Imsomniac siga um pouco da receito dos jogos anteriores e faça um game com uma história que funciona sozinha, sem remeter muito à busca de Ratchet por outros de sua espécie. Porém, vai ser preciso algumas explicações sobre como o Dimensionador foi parar nas mãos do vilão. E, claro, se Rivet terá alguma conexão com o protagonista e outros acontecimentos.

Seria muito legal ver mais de uma trilogia tão amada caminhando para uma conclusão. Só que informação prévia demais pode confundir o jogador novo que desconhece a gama de histórias da dupla.

O PlayStation 5 também promete ser uma peça-chave para a experiência do game. O SSD do novo console é o que permitirá as rápidas viagens interdimensionais instantâneas. Já o DualSense oferecerá diferentes sensações do variado arsenal do game, através da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão está em pré-venda e chegará às lojas em 11 de junho de 2021, exclusivamente para o PlayStation 5.

E você, jogou todos os jogos da dupla? Tem algum favorito? E como está a empolgação para o novo game? Conta para nós!

Fonte: Ratchet & Clank WikiThatsEffinRich,