Publicidade

Os jogos mais esperados para 2021

Por| 01 de Janeiro de 2021 às 16h35

Link copiado!

Divulgação/Capcom, Microsoft, Bethesda, Sony Santa Monica
Divulgação/Capcom, Microsoft, Bethesda, Sony Santa Monica

2020 chegou ao fim com o lançamento de um dos games mais esperados dos últimos anos, ainda que o resultado em si não tenha sido dos melhores. 2021, porém, chega com a expectativa de resultados um pouco melhores, pelo menos no que toca o mundo dos jogos, com o retorno de personagens e franquias consagradas, assim como verdadeiras demonstrações de força dos consoles de nova geração dando a tônica de um ano que promete ser poderoso.

São grandes personagens voltando, com a expectativa de novas aventuras ao lado de Kratos, Alloy, Master Chief e Chris Redfield. Enquanto isso, a nova geração de plataformas mostra a que veio com títulos como The Medium e Ratchet and Clank: Rift Apart, enquanto os consoles antigos ainda mostram seu poder com títulos como Monster Hunter Rise e Hogwarts Legacy, apenas para nos mantermos naqueles que serão citados nesta lista.

As expectativas são altas e escolher apenas 10 jogos, entre os mais esperados de 2021, não é muito fácil. Mas aqui está a nossa seleção daquilo que, provavelmente, vai fazer sua cabeça no ano que está começando:

Continua após a publicidade

10. Overwatch 2

Anunciado em 2019 e meio sumido desde então, a sequência do game que ganhou honrarias de melhor do ano e foi consagrado por trazer o mundo dos eSports aos consoles deve chegar com a responsabilidade de fazer tudo de novo. Só que o momento é bem mais complicado e, hoje, o mercado tem concorrentes bem mais fortes no certame.

A sequência de Overwatch tenta se sustentar pela adição de novidades, como novos modos competitivos entre jogadores e combates contra inimigos controlados pela inteligência artificial que serão exclusividade sua. Enquanto isso, o ambiente online será compartilhado, com os donos do primeiro jogo enfrentando os jogadores da continuação, alguns recursos serão exclusivos.

Continua após a publicidade

A expectativa de chegada de Overwatch 2 em 2021 é uma previsão segura, mas não confirmada pela ActivisionBlizzard . O game também está confirmado para PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch, onde estão as atuais versões do shooter, mas edições com melhorias gráficas para a nova geração também são de se esperar.

9. Ghostwire: Tokyo

Uma viagem por mitos e lendas japonesas é a promessa do novo título da Tango Gameworks, casa de desenvolvimento de jogos liderada por Shinji Mikami, o criador de grandes nomes do horror como Resident Evil e, mais recentemente, The Evil Within. Ele, porém, não está envolvido diretamente com o jogo, que começou como obra de uma de suas pupilas, Ikumi Nakamura, que deixou a empresa em 2020.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o projeto continua e seremos apresentados, provavelmente ainda em 2021, a uma Tóquio vazia, a não ser pela presença de espíritos. Enquanto todas as pessoas desapareceram, o jogador deve usar seus poderes sobrenaturais para combater os fantasmas e desvendar os eventos que levaram ao sumiço dos humanos e da vida em uma das capitais mais efervescentes do mundo.

Ghostwire: Tokyo tem lançamento confirmado no PC e PlayStation 5.

8. Hogwarts Legacy

Continua após a publicidade

Um título que passou anos no campo dos rumores foi anunciado em um ambiente não muito legal para os fãs da saga de Harry Potter. Ainda assim, a Warner tenta se distanciar da polêmica e dos comentários da autora deste universo para entregar uma viagem ao mundo de magia, justamente, por meio dos ensinamentos da escola de bruxaria mais conceituada do mundo.

Com uma história passada mais de um século antes da saga do garoto que sobreviveu, vamos escolher nossa casa, frequentar as aulas, aprender poções e feitiços; a jornada também inclui, claro, os malfeitos, lugares proibidos, desventuras pelos corredores da escola e um sistema de moralidade que define sua rebeldia, amizade, confiança e, principalmente, alinhamento moral, que neste universo, como em todos os outros, define muito.

Hogwarts Legacy é desenvolvido pela Avalanche Software (de Disney Infinity) e chega em 2021 ao PC, PlayStation 4 e Xbox One, além do PS5 e Xbox Series X e S.

7. Ratchet & Clank: Rift Apart

Continua após a publicidade

Um dos próximos grandes exclusivos para o PlayStation 5 em 2021. A pegada, aqui, é de transferência entre realidades, com os carismáticos personagens atravessando diferentes mundos enquanto um dispositivo começa a dar problema e ameaça colidir todos esses universos diferentes em um só.

Com uma jogabilidade semelhante aos títulos mais recentes da série de exclusivos, o novo game da Insomniac também apresenta novos personagens e maneiras diferentes de explorar os cenários e enfrentar inimigos. De novo, o hardware do PlayStation 5 e seu sistema de SSD dedicado é o que permite essa transição altamente veloz e quase sem tempo de carregamento entre os mundos, enquanto outras tecnologias, como Ray Tracing e o feedback tátil do controle da plataforma, ajudam na imersão.

Ratchet & Clank: Rift Apart deve chegar no primeiro semestre de 2021, exclusivamente ao PS5.

Continua após a publicidade

6. Monster Hunter Rise

O lançamento de Monster Hunter World foi como um casamento feito nos céus para a Capcom, com um game que, finalmente, consagrou uma de suas maiores franquias como global, levando ao restante do mundo a força que ela já acumulava no Japão. Fruto de um desenvolvimento apurado e um lançamento multiplataforma que agora também deve se tornar uma norma para novos títulos da saga que o levam à sua velha casa.

O RPG da vez, exclusivo para o Switch, se aproveita desta experiência para entregar mais um mundo aberto, no qual o jogador deve caçar monstros e se preparar para combates que acontecem em biomas variados e possuem exigências diferentes. Um dos focos, aqui, é o aspecto mais vertical dos cenários, abrindo novas possibilidades de exploração e confronto, além de novas ferramentas que acompanham essa mudança.

Continua após a publicidade

Monster Hunter Rise chega em 26 de março ao Nintendo Switch (e apenas ele, por enquanto).

5. The Medium

Mais do que um título que deveria ter chegado às nossas mãos junto com a nova geração de plataformas da Microsoft, esta é uma reunião de grandes nomes do terror. Aqui temos a presença de Akira Yamaoka, emprestando uma genialidade que já vimos nas trilhas de Silent Hill, trabalhando ao lado do Bloober Team, de horrores recentes como Blair Witch e Observer.

Continua após a publicidade

Eles se juntam para contar a história de Marianne, uma médium capaz de trafegar entre o mundo real e o universo espiritual. Em uma transição rápida que só seria possível com a ajuda do hardware do Xbox Series X e S, o título nos colocará em combate contra forças ocultas e botará nossa cabeça para trabalhar com puzzles que unem dois espectros diferentes.

The Medium chega em 28 de janeiro com versões para Xbox Series X e S e PC.

4. Horizon: Forbidden West

Continua após a publicidade

Mais um exclusivo de peso e continuação daquela que é considerado uma das melhores franquias inéditas da velha geração, a saga de Alloy nos mostra um mundo bem diferente do que estamos acostumados a ver, ainda que por todo lado existam referências e indicações. Este é um local cuja tecnologia se mistura com o mito, com um fim que poderia ser o nosso.

Mais uma vez na pele da protagonista, vamos ao chamado “oeste proibido” para investigar a causa de uma corrupção que infecta e mata tudo pelo caminho. A experiência no original, junto com suas raízes, transformou Alloy, de renegada, em uma lenda entre seus pares. Com isso, vem também a responsabilidade de tentar trazer a salvação de todos.

Horizon: Forbidden West está confirmado em versões para PlayStation 4 e PlayStation 5, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021.

3. Resident Evil Village

Continua após a publicidade

A continuação de um dos jogos de terror mais legal dos últimos anos chega com a intenção de reunir o horror que a série trouxe de volta com seus capítulos recentes à ação e inimigos poderosos dos capítulos anteriores. Na vila que dá nome ao game, mais uma vez acompanharemos a saga de Ethan ainda lidando com os eventos do sétimo game da franquia e apenas tentando encontrar um refúgio para si e sua família

Como bem sabemos, esse tipo de calma não dura muito tempo e em Resident Evil tudo pode virar um apocalipse a qualquer momento. Entra, então, Chris Redfield, que parece ter uma abordagem um bocado diferente do herói incorruptível que conhecemos na saga até aqui. Sabemos pouco do game por enquanto, o que torna tudo ainda mais misterioso.

Resident Evil Village, que esconde sua alcunha de oitavo game da série no subtítulo, está confirmado para PC, PS5 e Xbox Series X e S, mas ainda não tem data de lançamento marcada. A Capcom disse estar pensando em versões do game para a velha geração, mas, por enquanto, nada confirmado.

2. God of War: Ragnarok

Depois de devastar o Olimpo, o mundo nórdico era o caminho natural para Kratos — e também um desejo de muitos fãs do personagem e da franquia. Dessa mistura, nasceu um dos melhores jogos da geração PlayStation 4, com um novo olhar sobre um personagem que enfrentava seu maior desafio até então. Quem diria que ser um pai, no fim das contas, seria o mais difícil para alguém que derrubou deuses com as próprias mãos?

Depois de God of War, é hora do Ragnarok e, novamente, de uma matança de deuses, como previsto na profecia nórdica. Kratos e Atreus aparecem envolvidos nesses eventos no próximo título da desenvolvedora Sony Santa Monica. Não sabemos exatamente como será o envolvimento deles nesse cataclisma, mas, se conhecemos o bom de guerra, podemos esperar que ele não será apenas uma vítima das circunstâncias.

God of War: Ragnarok ainda não é o título oficial do game que, se espera, chega em 2021 para o PlayStation 5 . Muita gente quer vê-lo também no PS4, mas essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

1. Halo Infinite

O título que deveria ter sido um dos jogos de lançamento da nova geração de consoles da Microsoft foi atrasado para que a desenvolvedora 343 Industries pudesse entregar o que está sendo chamado como o maior jogo já protagonizado por Master Chief. A ideia é trazer o herói de volta às origens, tanto em trama quanto em jogabilidade.

Isso se traduz, de acordo com as informações preliminares, em mecânicas mais parecidas com as do game original, que deu origem a tudo, e mais personalidade para o protagonista, com a promessa de uma trama mais humana e que o atinge diretamente. Os oponentes já são bem conhecidos dos fãs da franquia, mas a ameaça representada por eles desta vez, nem tanto.

Halo Infinite não tem data de lançamento definida, mas a expectativa é que o game chegue no segundo semestre de 2021. O lançamento está confirmado para PC e Xbox Series X e S, também com versão para Xbox One.