Ano do RPG? FPS? Quais jogos devem dominar o mercado em 2026
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Diversos jogos serão lançados em 2026, que promete ser um dos mais fortes de toda a década. Não apenas pela chegada de GTA 6 e Marvel’s Wolverine, títulos aguardados com ansiedade pela comunidade, mas também por trazer uma forte variedade de lançamentos para todos os gêneros e subgêneros.
- 2025 foi mesmo o ano da morte da mídia física nos games?
- Finalmente acabou? 2026 pode marcar o fim do suporte ao PS4 e Xbox One
Quais são os lançamentos que apresentarão mais benefícios aos fãs? Entre RPGs, jogos de ação e aventura, survival horror e os games de luta, muita coisa boa de peso chega e voltará a lotar o backlog dos jogadores — desta vez, com experiências boas, para variar.
Nós do Canaltech separamos este espaço para mostrar quais são os jogos que vão dominar o mercado em 2026. Seja você fã do que for, terá algo que vai fazer seus olhos brilharem nestes meses que estão por vir. Confira abaixo:
2026, o ano de ação e RPG
Se a sua praia são jogos de ação ou de RPG, o ano de 2026 vai te presentear com muitas produções aclamadas. No primeiro caso, dá para resumir apenas em um game prometido para novembro: GTA 6.
Com um dos maiores projetos da Rockstar, ele vai abalar todas as estruturas e abrir um novo capítulo para os títulos de mundo aberto. Apesar de não ter sido mostrado muito de sua jogabilidade, ele traz expectativas colossais.
Apesar de ser um lançamento daqueles, não será tudo que veremos nos próximos meses. Tem 007: First Light, Marvel’s Wolverine e Tomb Raider: Legacy of Atlantis que devem ser temas de várias discussões pelo ano.
Também vale inserir na sua lista de desejos Control: Resonant, Onimusha: Way of the Sword, Saros e o remake de Prince of Persia: Sands of Time — que a Ubisoft assegura que chegará em 2026, mesmo sem nada revelado.
Se busca muito RPG e aventuras épicas, não sairá com decepção. Serão lançados games como Fable, Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection e The Duskbloods (o próximo projeto da FromSoftware para o Switch 2).
A Square Enix chega para atender grandes expectativas. Entre elas, Dragon Quest VII Reimagined e a tão esperada versão de Final Fantasy VII Remake Intergrade para os consoles atuais da Xbox e Nintendo.
Os fãs de Pokémon não devem sair de 2026 na mão. Além do cozy Pokémon Pokopia, são esperados os 2 jogos que representarão a 10ª geração da franquia e celebram os seus 30 anos. Quem sabe vem mais coisas, não é?
Também são destaques títulos japoneses como The Legend of Heroes: Trails Beyond the Horizon, Ys X: Proud Nordics e o remake Ys Memoire: Revelations in Celceta, que prometem manter viva a chama de suas longevas séries.
Abram espaço para o survival horror
Ainda que o gênero survival horror não seja o “campeão” de lançamentos, este ano de 2026 será especial para o subgênero. Isso se deve muito a Resident Evil Requiem, próximo capítulo da grandiosa saga.
Ele apresentará uma nova protagonista, Grace Ashcroft, que atuará ao lado do icônico Leon S. Kennedy para enfrentar uma ameaça conectada ao desastre que ocorreu em Raccoon City.
Assim como os novos Pokémon, Resident Evil Requiem será lançado para celebrar as 3 décadas de seu surgimento. Dos zumbis a perigosas armas biológicas, há muito a ser comemorado dentro da bem-sucedida narrativa.
No entanto, ele não é o único destaque para o próximo ano. Os fãs também poderão contar com Silent Hill: Townfall e com o remake Fatal Frame II: Crimson Butterfly — que garantem que vão desestabilizar qualquer estrutura.
Estratégia em jogo durante 2026
Se é quebra-cabeça e grandes desafios o que busca, não sentirá falta de nada dentro dos meses que estão por vir. Professor Layton and the New World of Steam e Rhythm Paradise Groove garantem esquentar até o último miolo do seu cérebro com puzzles e problemas para serem resolvidos.
Isso sem mencionar RPGs táticos como Fire Emblem: Fortune's Weave, jogos de simulação como o acesso antecipado de Paralives, voos altíssimos em Ace Combat 8: Wings of Theve e a ação combinada em Pragmata — grande promessa da Capcom para 2026.
Tiro, porrada e bomba
Já falamos de ação, mas você quer atirar em algo e detonar times inimigos com as suas próprias mãos, não é? Bom, o ano não vai te desapontar, já que nele muitos verão Halo: Campaign Evolved, o remake do 1º game da saga.
Além de mostrar o início da jornada de Master Chief com gráficos e jogabilidade renovados, essa também será a primeira vez que veremos o personagem aterrissar nos consoles PlayStation (o que é algo grandioso).
Também chegará em 2026 o esperado Marathon, John Carpenter’s Toxic Commando e o curioso Mouse: P.I. for Hire, que foi feito como paródia de animações como Steamboat Willie — onde Mickey Mouse apareceu pela primeira vez.
Enquanto a Electronic Arts deve manter foco nos jogadores de Battlefield 6, um dos seus games mais bem-sucedidos de 2025, a Activision deve lançar o seu próximo Call of Duty no último trimestre do ano. Porém, se levar em consideração o fiasco de Black Ops 7, não reserve muitas expectativas.
Uma grande mistura
Ainda que os outros gêneros não recebam lançamentos tão numerosos, eles serão bem representados. Sejam os beat ‘em up com Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties ou hack and slash como Stupid Never Dies, não faltarão projetos bons para ninguém.
Entre os jogos de luta, pode anotar a chegada de Invincible VS. e Marvel Tokon: Fighting Souls para 2026. Se está com interesse maior nos “arena fighter” e games baseados em anime, também tem My Hero Academia: All’s Justice — que adapta os eventos do fim do desenho.
Nas pistas de corrida, você poderá disputar em Ride 6 ou em Forza Horizon 6. O próximo projeto de “corrida em mundo aberto” vai te mandar para o Japão e garante a presença de muitos veículos asiáticos (o que foi pedido pelos fãs durante anos).
Até adaptações de aventuras de super-heróis serão abraçadas, como é o caso de Marvel 1943: Rise of Hydra e LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight. Quem sabe Marvel’s Blade também dará as caras nos próximos meses, certo?
2026 será o ano dos jogos
Como pode ver, independentemente do seu gosto ou plataforma, vai ter muitas razões para pegar o seu controle e dar play na sua experiência favorita. Vai ter muita coisa boa e vários gêneros, o que deve tornar 2026 mais feliz para uma parcela grande do público.
Claro, se for analisar por quantidade, jogos de RPG e ação terão uma participação maior pelo próximo ano. Isso mostra uma grande tendência do mercado, que pretende entregar aventuras imersivas e com uma qualidade maior do que a vista nos últimos anos.
No entanto, isso é um recorte apenas dos títulos anunciados até o fim de 2025. Muitos são revelados perto do seu lançamento ou até melhor, como “shadow drop”. Então não perca esperanças se não há muito a se celebrar: ainda tem muita coisa para vir nos próximos meses.
Leia também no Canaltech: