Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS4 e PS5 recebem nova atualização; veja o que muda

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Março de 2022 às 10h57

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

O PlayStation 4 e o PlayStation 5 começarão a receber uma atualização de software a partir desta quarta-feira (23), informou a Sony. Entre as novidades, estão melhorias nas parties, aprimoramentos na interface do sistema e a chegada dos comandos de voz em regiões selecionadas.

A seguir, confira em detalhes o que muda no PS4 e no PS5:

Comandos de voz para PS5

Continua após a publicidade

Em fevereiro, nós noticiamos que a Sony estava experimentando comandos de voz no PS5 com usuários do programa de testes beta nos Estados Unidos e no Reino Unido. Agora, a novidade será entregue a todos os usuários residentes nestes países. Portanto, os brasileiros ainda não podem aproveitar a funcionalidade.

Com o recurso, jogadores poderão abrir jogos e aplicativos, acessar as configurações e controlar a reprodução de mídia dizendo “Hey, PlayStation” (algo semelhante ao “Hey, Siri”, da Apple, e do “OK, Google”). Infelizmente, os comandos de voz funcionam apenas em inglês, e não há previsão para o suporte ao português.

Parties

Continua após a publicidade

No PS4 e no PS5, será possível criar ou entrar em parties abertas ou fechadas (na fechada, apenas amigos convidados podem entrar; na aberta, todos seus amigos podem vê-la e participar).

Game Base e troféus

Continua após a publicidade

O sistema do PS5 ganhará um leve “tapa no visual” do Game Base: agora, o card será dividido em três abas: amigos, parties e mensagens. Outro detalhe é que qualquer “chat de voz” será chamado de “party”. O visual dos cards de troféus também será renovado. Já na parte de acessibilidade, será possível ativar o áudio mono para fones de ouvido.

Aplicativos

O PS App também será atualizado, permitindo que os usuários criem ou entrem em parties abertas ou fechadas através do aplicativo. O design do Game Base no app também será renovado, assim como no console.

Continua após a publicidade

Já o aplicativo PS Remote Play, que serve para usar os consoles remotamente, ganhará um modo escuro, com base na configuração do seu celular, e novos idiomas do Leitor de Tela, incluindo português (Brasil e Portugal), finlandês, sueco, turco, grego, tailandês e chinês (tradicional e simplificado).

Sony deve lançar VRR para PS5 em breve

A empresa ainda anunciou que lançará “nos próximos meses” um dos recursos mais pedidos pelos donos de PS5: o VRR (Variable Refresh Rate, ou taxa de atualização variável em tradução livre). A tecnologia, parecida com o AMD FreeSync e o NVIDIA G-Sync, permite que o console se comunique com a tela em tempo real, fazendo com que ambos exibam as mesmas taxas de quadro simultaneamente.

Continua após a publicidade

O recurso deve aprimorar o desempenho visual dos jogos no PS5, além de evitar possíveis quedas de frame rate ou tearings (linhas horizontais instáveis que costumam aparecer no meio da tela). Vale lembrar que o recurso só funcionará com TVs compatíveis com HDMI 2.1 e monitores de PC.

Os desenvolvedores poderão otimizar seus jogos para o VRR por atualizações de software. No entanto, será possível ativar o recurso mesmo em jogos não compatíveis; se isso causar um efeito adverso, basta desativá-lo manualmente.

“À medida que nos aproximarmos do lançamento do recurso, compartilharemos mais detalhes, incluindo alguns dos jogos que terão suporte a VRR por meio de um patch de jogo”, informa a Sony em um post do PlayStation Blog.

Continua após a publicidade

Fonte: PlayStation Blog (1, 2, 3)