Por que você deve jogar estes 4 Resident Evil antes de Requiem?
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira | •

Nos últimos dias, publicamos diferentes materiais envolvendo Resident Evil em preparação ao Requiem, que chega no dia 27 de fevereiro. Agora, vamos sugerir alguns títulos que merecem uma atenção maior antes do novo jogo, caso não queira "maratonar" toda a franquia. Os jogos escolhidos envolvem os personagens principais da nova trama e é interessante para termos noção de seus passados.
- Resident Evil: saiba a ordem certa para jogar e assistir
- "Síndrome de Raccoon City": documento revela por que Leon está morrendo
A franquia conecta sua história por dezenas de títulos (nem todos canônicos) ao longo desses 30 anos. Por isso, o que a Capcom apresentará em Resident Evil Requiem começou muito antes com jogos focados em Leon Kenndy e Alyssa Ashcroft, ambos contemporâneos do incidente de Raccoon City.
Quer estar totalmente preparado para jogar Resident Evil Requiem? Então veja os 4 jogos indispensáveis para aproveitar o novo capítulo da franquia ao máximo.
Resident Evil 2
A primeira escolha é óbvia, já que se trata do início da história de Leon na franquia. Tanto Resident Evil 2 original de 1998, quanto o remake que chegou 20 anos depois, narram a chegada do personagem em Racoon City para seu primeiro dia de trabalho como policial da cidade. Embora a história seja a mesma, o motivo pelo qual ele chega atrasado ao seu primeiro dia de trabalho muda.
De qualquer forma, Leon passa pelo pior pesadelo possível na sua estreia profissional. Eventualmente, ele consegue lidar com tudo, conhece Claire Redfield, irmã de Chris Redfield, protagonista do primeiro jogo, além de Ada Wong (que sempre aparece nos mesmos jogos que ele) e Sherry Birkin, filha do cientista responsável por criar o T-Vírus. E aqui vale uma observação: a comunidade acredita que quem fala com Leon nos trailers de Resident Evil Requiem é a Sherry, já que ela se torna uma agente do governo dos EUA, como podemos ver em RE 6.
Antes de partirmos para o próximo jogo, aqui vale uma menção honrosa: Resident Evil 3. O jogo em si não tem tanta importância para Requiem, a não ser pelo fato de Raccoon City ter sido obliterada por uma bomba no fim da trama de Jill Valentine. Isso é importante, porque a cidade estará de volta no novo jogo.
Resident Evil Outbreak
Agora, focamos na personagem que tem ligação com a nova protagonista da franquia, Grace Ashcroft, filha de Alyssa, que é uma das várias protagonistas dos dois Resident Evil Outbreak. Nos games de PS2, que podem ser jogados no console ou emulado (assistir no YouTube também é uma opção), Alyssa é apresentada como uma jornalista investigativa.
A Capcom poderia ter pego qualquer um dois oito personagens desse spin-off, mas a decisão por Alyssa pode ser embasada no fato de ela ser uma pessoa que vai a fundo na investigação de algo, sem medo, para expor os "podres" de algo ou alguém, assim como ela fez com a Umbrella em 1998. A personagem é citada até mesmo em RE7.
Resident Evil 4 e 6
No game de 2005, temos um aprofundamento na história de Leon. Aqui, ele parte para a Espanha atrás da filha do presidente dos EUA, Ashley Graham. É nesse jogo que vemos o Leon mais "zoeiro" da franquia, fazendo piada de tudo. Por isso, o remake de RE2 trouxe um pouco mais desse lado, diferente do original.
Já em Resident Evil 6, temos um Leon mais maduro, com mais de 30 anos, e bastante experiente. Esse jogo, que é considerado por muitos fãs da franquia como o pior, é importante porque o herói tem um gameplay um pouco parecido com RE Requiem, onde ele consegue desferir diferentes golpes contra os inimigos. Além disso, se observar bem, até a forma como os zumbis recebem danos é similar em ambos os jogos (considerando o que vimos em trailers do novo jogo).
Além disso, temos a presença de Sherry Birkin adulta, confirmado pelo trailer mais recente de Resident Evil Requiem, como uma agente dos EUA, possivelmente a mesma equipe de Leon, que por sua vez continua com o mesmo empregador em Requiem. RE6 pode ser uma boa oportunidade para conhecer a personagem, caso nunca tenha jogado.
Além dos jogos, Leon é o personagem que mais aparece nos longas. Então existem mais histórias sobre o personagem do que só nos jogos, principalmente considerando que eles são canônicos. Neles, vemos Leon e Claire juntos de novo; Leon por conta própria no leste europeu; Leon com uma nova equipe e contra o próprio EUA; e Leon conhecendo Jill Valentine pela primeira vez (em tela), além de uma reunião com todos os outros protagonistas.
Veja mais do CTUP: