Publicidade

Pokémon Day | O que é e como acompanhar evento

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Fevereiro de 2022 às 09h35

Link copiado!

Imagem: Divulgação/TiMi Studio Group
Imagem: Divulgação/TiMi Studio Group

A franquia do Pikachu tem um dia próprio no calendário. Todos os anos, em 27 de fevereiro, comemora-se o Pokémon Day, ou “Dia Pokémon" em tradução livre para o português.

A data é uma celebração anual do aniversário de lançamento japonês dos primeiros jogos, Pokémon Red & Green, para Game Boy em 1996. Nos últimos anos, o aniversário também se tornou palco para revelações da série, tornando-se uma data importante para o calendário de qualquer fã.

Continua após a publicidade

A tradição do Pokémon Day se intensificou em 2016. Na época, a The Pokémon Company resolveu transformar o aniversário de 20 anos da franquia em um mega evento. A empresa veiculou um anúncio no comercial mais caro da televisão mundial, durante o Super Bowl 50 e lançou, ainda no dia 27 de fevereiro, as versões do Virtual Console dos jogos Red, Green, Blue e Yellow.

De lá para cá, a data já marcou o lançamento de filmes, como Pokémon: Mewtwo Strikes Back—Evolution, de um show virtual do rapper Post Malone, do trailer de Detetive Pikachu e até o anúncio de jogos. Pokémon Sword & Shield, por exemplo, foram revelados durante o aniversário de 23 anos da franquia, em 2019.

O que é Pokémon Presents?

Continua após a publicidade

O Pokémon Day se tornou um espaço grande para divulgação de jogos da franquia, com a realização da apresentação Pokémon Presents em dias próximos ao fatídico 27 de fevereiro. Pokémon Presents é uma espécie de Nintendo Direct, mas focada em jogos dos monstrinhos. A edição de 2021 revelou os remakes de Sinnoh e ainda a aventura Pokémon Legends: Arceus.

Concurso Pokémon do Ano

Outra celebração que tornou-se tradição durante o período que antecede o Pokémon Day é o concurso Pokémon do Ano (Pokémon of the Year). Realizado desde de 2020, a batalha pelo carinho dos fãs recebeu um site dedicado em 19 de fevereiro de 2021.

Continua após a publicidade

A página exibia resultados ao vivo de uma votação contabilizada a partir de uma hashtag do Twitter. A disputa ocorreu entre 19 e 22 de fevereiro e escolheu Dedenne como o Pokémon do ano. O ratinho elétrico faturou mais de 60 mil votos, entre 898 monstrinhos.

Como acompanhar o Pokémon Day?

É possível acompanhar todas as novidades do Pokémon Day no site oficial da The Pokémon Company e nas redes sociais da empresa. No caso do Pokémon Presents, a apresentação ganha transmissão oficial pelos canais do YouTube da franquia.

Continua após a publicidade

Em 2022, a Pokémon Company prometeu uma semana inteira de revelações para os jogadores. Pokémon Masters EX, Café Mix, Pokémon Unite e Pokémon GO receberão novidades no site oficial da companhia até sábado. No domingo, durante o Pokémon Day, a empresa prometeu um anúncio de projeto para comemorar a data. Será que veremos a revelação de uma nova geração?