Pokémon inspirados em famosos da vida real
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |
Atualmente, a Pokédex de Pokémon possui cerca de 900 espécies diferentes. Para povoar o mundo da série com tantos monstrinhos, os desenvolvedores dos jogos se inspiram em diferentes elementos da realidade e da cultura pop. Existem Pokémon baseados em animais, em pontos turísticos, em alimentos e também aqueles que os fãs juram que são inspirados em personagens da vida real.
A Game Freak não comenta oficialmente as ligações entre Pokémon e pessoas de verdade, mas algumas semelhanças deixam a comparação bem difícil de não ser feita e já renderam até mesmo problemas na Justiça. Confira a seguir uma lista com os Pokémon que lembram pessoas famosas.
5. Obstagoon x Gene Simmons (Kiss)
O grupo de arruaceiros que compõe o Team Yell em Pokémon Sword & Shield age bastante como fãs de bandas punk e rock das décadas de 1970 e 1980. Sempre com cartazes e bandanas, além de maquiagem e roupas pretas, os membros do Team Yell ganharam um Pokémon de assinatura nos jogos de Nintendo Switch: Obstagoon.
Obstagoon é a evolução da forma regional de Linoone. O Pokémon descrito como um “especialista em apanhar adversários desprevenidos e contra-atacar com garras afiadas” foi muito comparado aos membros da banda Kiss, principalmente ao vocalista Gene Simmons usando a costumeira maquiagem no rosto.
A Game Freak nunca assumiu a inspiração, mas a semelhança com a maquiagem e o penteado do vocalista ficou tão clara que foi até mesmo repercutida pelo músico. Em entrevista ao Newsweek, Simmons declarou ter aprovado o visual de Obstagoon e gostado da “homenagem”. "Pokémon tem sido uma parte de nossa residência há décadas, desde que nossas crianças os descobriram pela primeira vez. Ver Pokémon fazer homenagem ao Kiss é um lisonjeio", declarou.
4. Kadabra x Uri Geller
Diferente de Gene Simmons, o ilusionista Uri Geller não gostou nada de encontrar um possível Pokémon inspirado em sua figura. Famoso na década de 1970 por supostamente dobrar talheres com a força da mente, Geller abriu um processo contra a Nintendo em 2000 por conta de Kadabra.
Para Geller, a Nintendo se apropriou de sua imagem sem autorização para o design e conceito do Pokémon. Além da referência nos poderes e levemente na fisionomia, Kadabra também pegou emprestado o nome do ilusionista. No Japão, o monstrinho é conhecido pelo nome de Yungeller.
Com o processo na Justiça, a Nintendo deixou de produzir cartas Pokémon de Kadabra. O ilusionista persistiu até 2020, quando o mágico decidiu retirar as acusações. “Eu não percebia que era tão importante retirar a proibição de Yungeller/Kadabra, especialmente para todas as crianças ao redor do mundo! Eu sinto muito, mas podemos aprender mais com erros do que com acertos”, declarou Kadabra - digo, Geller, no Twitter.
3. Hitmonlee x Bruce Lee e Hitmonchan x Jackie Chan
Hitmonlee e Hitmonchan, a dupla de humanóides lutadores de Kanto, tem inspirações nos atores especialistas em filmes de artes marciais Bruce Lee e Jackie Chan, respectivamente.
A referência ficou tão marcada que, durante o lançamento de Pokémon GO em 2016, o túmulo de Bruce Lee se transformou em um Ginásio defendido por um Hitmonlee, em uma espécie de homenagem. O Pokémon é conhecido por dar chutes, em referência às clássicas cenas de ação do mestre de Kung-Fu.
2. Bruxish x Drag Queens
Em 2016, a cultura de Drag Queens explodiu novamente no mundo, alavancada pelo sucesso de produtos como músicas e o reality show Rupaul 's Drag Race. Talvez não por coincidência, a geração de Pokémon dos jogos Sun & Moon ganhou um monstrinho que foi referenciado pelos fãs da franquia como uma homenagem à cultura drag.
Bruxish é descrito pela Pokédex como uma espécie que se enterra sob a areia, irradiando poder psíquico da protuberância em sua cabeça. Ele espera por presas enquanto examina a área.
1. Gumshoos x Donald Trump
Uma das comparações mais curiosas feitas entre Pokémon e pessoas famosas também tem origem nos jogos Sun & Moon. Não faltam memes e comentários que costumam citar que Gumshoos é inspirado no ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante a geração em que o game foi lançado, não era raro encontrar Gumshoos para troca com o nome “Make Alola Great Again” em alusão ao mantra de campanha de Trump. Além do topete loiro, visual bronzeado e do sorriso cerrado, o Pokémon é descrito nos jogos como dono de um “temperamento horrível”, reforçando as comparações.
Em uma rara atitude, a Nintendo resolveu comentar as comparações e negar que Gumshoos foi inspirado em Trump. Fundador da Game Freak, Junichi Masuda declarou ao site Game Informer que a comparação só fazia sentido para pessoas ocidentais. “Começamos o design deste Pokémon há muito tempo e não, não existiu nenhuma intenção de fazer uma semelhança com Donald Trump."
Com informações de: Forbes, GameInformer, NME
Fonte: Forbes, Game Informer, NME