Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon Legends: Arceus e as semelhanças com Kubanacan

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Janeiro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Nintendo/Globo
Montagem/Canaltech/Nintendo/Globo

Um mensageiro do futuro cai do céu em uma praia de uma pacata vila em desenvolvimento. A sinopse de Pokémon Legends: Arceus, jogo da Game Freak para o Nintendo Switch, bem poderia descrever outra produção que rompeu barreiras: a novela brasileira Kubanacan.

Exibida na Rede Globo entre 2003 e 2004, a novela contou a história de um viajante do tempo que assume a identidade de Esteban. O viajante se torna o herói conhecido como Pescador Parrudo, após um belo dia cair do céu da ilha caribenha. Assim como Legends: Arceus, Kubanacan entrou na Pokédex da teledramaturgia brasileira por subverter padrões pré-estabelecidos para produções do tipo, com uma história de ação e ficção científica.

Continua após a publicidade

Kubanacan foi Legends: Arceus para a faixa televisiva das 19h - ou será que o novo jogo Pokémon é a Kubanacan da franquia? Fato é que as duas produções têm curiosas semelhanças na trama. Se você está interessado em conhecer mais da história de Pokémon Legends: Arceus, confira a lista de outras afinidades que o título possui com a novela da Globo. Mas antes, atenção: esse texto contém alguns spoilers dos primeiros 30 minutos de Legends: Arceus e de toda a trama de Kubanacan.

5. O guerreiro que caiu do céu

Continua após a publicidade

Legends: Arceus começa com o monstro mítico que dá o nome ao jogo conversando com o protagonista da aventura. Vindo do futuro, o treinador é mandado para a Sinnoh do passado (conhecida como Hisui) por meio de uma fenda no espaço e tempo, posicionada no céu. O protagonista tem uma missão: ajudar os antepassados a criarem uma melhor relação com as criaturas selvagens e desconhecidas, os Pokémon.

Contos de viagens no tempo são comuns na cultura pop, o que chama atenção em Legends: Arceus são as semelhanças com a trama temporal mostrada na novela da Globo. O Pescador Parrudo, vivido pelo ator Marcos Pasquim, também cai dos céus após viajar no tempo. Ele carrega a missão de ajudar os antepassados de Kubanacan, para evitar que a arma Fênix seja usada contra os Estados Unidos, levando à destruição total da ilha.

4. Resgatado na praia sem memórias

Continua após a publicidade

Assim como em Kubanacan, nosso treinador ou treinadora parruda de Legends: Arceus chega ao passado em uma praia, sem todas as memórias e desconhecendo o motivo pelo qual foi transportado no tempo.

Na novela da Globo, o personagem de Marcos Pasquim é resgatado da água pela dupla de atores Danielle Winits (Marissol) e Vladimir Brichta (Enrico), que estranham as vestimentas do rapaz: ele caiu do céu pelado, apenas utilizando um colar. No jogo exclusivo de Nintendo Switch, nosso treinador é encontrado desacordado e desnorteado pelo Professor Laventon e o trio de iniciais: Cyndaquil, Oshawott e Rowlet.

Continua após a publicidade

O treinador não está pelado (ufa), mas também chama atenção pelas vestimentas do futuro e um apetrecho que carrega: o Arceus Phone. O aparelho é um celular que recebeu habilidades especiais de Arceus e ajudará o jogador durante a aventura por Hisui.

3. Um começo pacato

Esteban desembarca do céu após viajar para o passado direto nas areias de Santiago, uma vila de pescadores que conta com apenas algumas casas de madeira e palha. Em Legends: Arceus, a nossa primeira parada é também um pequeno vilarejo em desenvolvimento. O treinador viaja direto para o coração da região de Hisui, a vila Jubilife. A cidade lembra um povoado do Japão feudal e serve como centro de operações de pesquisa. O local recebe pessoas que vieram de várias regiões do mundo para estudar Hisui.

Continua após a publicidade

2. Um herói com muitas habilidades

Rapidamente, o Pescador Parrudo se torna herói em Kubanacan pois tinha conhecimentos trazidos do futuro, como leituras e treinamento militar. Além de muito forte e rápido, o personagem conhecia técnicas de luta e medicina não dominadas pelo povo da Vila Santiago do passado.

Continua após a publicidade

Em Legends: Arceus, nosso treinador vai ao passado dominando a arte de capturar Pokémon, ainda em profundo estudo pela região de Hisui (a região não estabeleceu relações com Pokémon selvagem). Legends: Arceus também introduz o protagonista com o físico mais parrudo em toda a franquia. Além de contar com um botão para agachar, pela primeira vez um treinador Pokémon tem um botão dedicado ao movimento de esquiva. Atlético!

1. Servindo ao país

Antes de encarar a missão de destruir a Fênix, Esteban e seus descendentes passaram por um treinamento militar no grupo de inteligência do governo de Kubanacan. Não existe sinal de uma arma mortal em Legends: Arceus, mas nosso protagonista também passará por treinamento com a força policial de Hisui. Como membro dos Survey Corps, o personagem fica encarregado de combater outra ameaça: a loucura que se alastrou entre Pokémon gigantes conhecidos como nobles.

Continua após a publicidade

Pokémon Legends: Arceus está disponível para Nintendo Switch. Já a novela Kubanacan pode ser assistida na íntegra no Globoplay. Diferente do jogo da Game Freak, a novela conta com legendas e vozes em português do Brasil.