Publicidade

PlayStation conclui aquisição da Bungie, de Destiny

Por| Editado por Bruna Penilhas | 15 de Julho de 2022 às 16h33

Link copiado!

Divulgação/SIE
Divulgação/SIE

A Sony Interactive Entertainment (SIE) concluiu a compra da Bungie, desenvolvedora de Destiny 2 e de diversos títulos da franquia Halo. A dona da marca Playstation aplicou US$ 3,6 bilhões, cerca de R$ 20 bilhões na cotação atual, na aquisição.

A consolidação do acordo, que aguardava autorização judicial, foi comunicada nas redes sociais de PlayStation. “O acordo da aquisição da Bungie foi fechado. Agora podemos oficialmente dizer... Bem vinda à família PlayStation, Bungie”, escreveu a marca. A Bungie passa a ser “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho composto pelo atual CEO e presidente Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.

Continua após a publicidade

Futuro da Bungie

Apesar da compra, a Sony declarou que a Bungie continuará um estúdio multiplataforma. Ou seja, jogos de Destiny e outras produções da equipe devem continuar disponíveis nos computadores e consoles Xbox. Rumores indicam, inclusive, que a Bungie pode estar trabalhando em uma versão para dispositivos móveis de Destiny.

De acordo com fontes anônimas ouvidas pelo site The Game Post, a Bungie pode unir-se à NetEase Games (Diablo) para produzir um novo jogo mobile para a franquia de ação e tiro online. Ainda segundo os rumores, o suposto Destiny mobile pode estar em desenvolvimento há mais de dois anos e seria uma aventura em primeira pessoa ambientada no universo da franquia.

A estratégia de negócios da Sony para os próximos anos inclui trazer mais títulos PlayStation para os computadores e dispositivos móveis, além de aumentar o investimento na produção de jogos como serviço, como Destiny.

Continua após a publicidade

Bungie já produziu exclusivos Xbox

Essa não é a primeira vez que a Bungie é comprada por uma publicadora. Em 2000, a Microsoft adquiriu o estúdio para trabalhar em sequências da série de jogos Halo. A Bungie recuperou a independência logo após o lançamento de Halo 3, em outubro de 2007, ficando a cargo ainda da produção de mais dois jogos exclusivos de Halo: ODST e Halo: Reach. Com o fim da parceria com a Microsoft, a Bungie assinou um contrato de 10 anos com a Activision, que resultou na criação de Destiny.