Publicidade

Pioneira dos videogames, Rebecca Ann Heineman morre de câncer aos 62 anos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
CreatorVC
CreatorVC

A estadunidense Rebecca Ann Heineman, pioneira dos videogames e programadora, faleceu nesta segunda-feira (17) aos 62 anos, vítima de um adenocarcinoma. Também conhecida como Burguer, ela cofundou inúmeras companhias de jogos, como Interplay, Logicware, MacPlay e Contraband, bem como Olde Sküül, da qual foi CEO de 2013 até sua morte.

Através de uma página de financiamento coletivo no GoFundMe, Heineman começou a juntar fundos para seu tratamento de câncer, já que seu plano de saúde não cobria todos os procedimentos. Poucas semanas após a descoberta do adenocarcinoma e da quimioterapia, no último domingo (16), a programadora comunicou que o dinheiro arrecadado iria para a organização de seu funeral.

Rebecca Ann Heineman e os videogames

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Heineman começou cedo nos videogames: dona de um Atari 2600, ela não tinha dinheiro para comprar jogos, então aprendeu a copiar cartuchos e criou uma coleção considerável de títulos piratas. Eventualmente, começou a fazer engenharia reversa do código do console, entendendo como os jogos eram feitos, e venceu o primeiro campeonato nacional de videogames dos Estados Unidos aos 14 anos, com o jogo Space Invaders.

Com a vitória, Heineman foi convidada a escrever para a Electronic Games, conseguindo o cargo de programadora na publicadora Avalon Hill aos 16 anos. Ela largou o ensino médio para fazer carreira na indústria, trabalhando em títulos lendários como The Bard’s Tale e Wasteland, e portando outros como Out of This World, Wolfenstein 3D, Baldur’s Gate II, DOOM e Alien vs. Predator

Foi arquiteta de software para a Bloomberg e a Amazon, fez treinamentos para desenvolvedores do Xbox 360 na Microsoft e trabalhou no código kernel do PSP e PlayStation 4. Ela também foi parte do conselho consultivo do Museu da História dos Videogames e do conselho de diretores da organização LGBTQIAPN+ GLAAD.

Em seu último comunicado na página GoFundMe, Heineman disse, em tradução livre:

“É chegada a hora. Segundo meus médicos, qualquer tratamento agora é infrutífero. Então, por favor doem para que meus filhos possam criar um funeral digno do meu teclado, Pixelbreaker! Assim posso ter uma entrada digna para me reunir novamente com meu amor verdadeiro [e já falecida esposa] Jennel Jaquays. Minha filha Cynthia Elizabeth Heineman fará os preparativos.”

Confira também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | ATARI PORTÁTIL | CES 2025 | #shorts

Fonte: GoFundMe