Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview PES 2022 | Servidores funcionam bem e jogabilidade dá pistas

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Junho de 2021 às 10h33

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre KONAMI

Sem alarde, a KONAMI disponibilizou uma versão que ela própria chama de "beta" do seu próximo jogo de futebol, que ainda não teve o nome PES 2022 confirmado — mas o trataremos assim. Após um hiato de um ano sem lançar um game de sua franquia esportiva, a empresa trabalhou firme e promete mudanças para a versão deste ano.

A maior mudança, segundo a própria Konami, é na engine do jogo. Sai a Fox Engine e entra a ótima Unreal Engine, que deve trazer inúmeras melhorias e possibilidades ao game, como gráficos mais realistas, mecânicas mais aprimoradas e a possibilidade de criar mais conteúdo.

A versão disponibilizada pela Konami nesta quinta-feira (24) nos consoles não tem nada disso do que foi prometido, mas dá alguns indícios em termos de jogabilidade. No primeiro contato com o que a empresa chama de New Football Game Online Performance Test, o foco foi, como o nome sugere, o teste dos servidores, mas deu para sentir um pouco do que teremos quando o jogo ficar pronto. Afinal, mesmo estando em fase beta, o game já está presente na nova engine.

Continua após a publicidade

O Canaltech jogou o "protótipo" do novo PES 2022 e conta um pouco dessa experiência.

Bomba Patch, é você?

Se você quiser experimentar a versão de teste de PES 2022 saiba que a Konami a deixará disponível até o dia 8 de julho. Mas não espere ver um primor gráfico neste momento. Isso porque, como a própria empresa revelou ao ligarmos o jogo, se trata de um teste de servidores e o produto final está bem longe do que estamos presenciando agora.

Continua após a publicidade

Entretanto, algumas coisas chamam a atenção. Em nossos testes, não foi possível ver torcida no estádio, mas existem relatos na internet de jogadores que conseguiram ter esse recurso presente. Além disso, a qualidade do som ambiente deixou muito a desejar. Já quando olhamos para os jogadores, a aparência remete aos anos de Bomba Patch, com gráficos semelhantes ao período do PlayStation 2/Xbox.

É importante frisar que, mesmo com esses gráficos ruins, o jogo já estava rodando na Unreal Engine. E, apesar da aparência fraca, em dados momentos deu para perceber que, quando pronto, PES 2022 poderá ter um visual voltado para o fotorrealismo, comumente visto em jogos de corrida.

Pistas sobre a jogabilidade

Continua após a publicidade

Já no campo da jogabilidade, há diferenças importantes quando pensamos no último jogo "novo" da franquia. Tudo parece mais cadenciado e voltado à troca de passes. Além disso, a Konami incluiu um comando de proteção de corpo nos controles, algo parecido com o que já temos em FIFA há pelo menos sete edições. As corridas insanas de jogadores velozes foram, aparentemente, nerfadas, possibilitando aos zagueiros uma chegada mais "inteira" na disputa nessas condições.

Por ser uma versão ainda em desenvolvimento, algumas falhas foram bem nítidas, como atrasos nos comandos e, por vezes, funções que não mandamos executar sendo realizadas pelos jogadores. Também não está muito claro como serão as bolas paradas, algo que está bem confuso nessa demonstração

Algo que também chamou a atenção foi a movimentação dos jogadores sem bola, principalmente no momento ofensivo do jogo. Falta aprimoramento nessa parte e é algo que, certamente, estará bem melhor no produto final.

Continua após a publicidade

Online rodando bem

A Konami deixou bem claro que essa demonstração técnica foi para avaliar os servidores, e nisso a nota é 10. Em todos os jogos tudo rodou perfeitamente, sem lags ou interrupções. Para achar as partidas também foi bem tranquilo, já que a empresa permitiu o cross-gen e, sobretudo no Brasil, ainda há uma boa base de jogadores no Xbox One e no PlayStation 4.

Conclusão

Continua após a publicidade

PES 2022 (ou seja lá qual for o nome) vai mudar bastante. Resta saber se, com uma versão mais completa do jogo, teremos o verdadeiro sabor de um novo concorrente para FIFA. Os fãs estão ansiosos — e nós também.

Para o teste do momento, a missão foi cumprida.

O novo game de futebol da Konami terá detalhes revelados em 21 de julho.

O New Football Game Online Performance Test está disponível para Xbox One, Xbox Series X e S, PlayStation 4 e PlayStation 5. O teste dessa versão beta foi realizado em um Xbox Series S.