Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 15 melhores jogos do Nintendo Switch

Por| Editado por Bruna Penilhas | 01 de Abril de 2022 às 10h30

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Divulgação/Nintendo
Montagem/Canaltech/Divulgação/Nintendo

O Nintendo Switch é o quinto videogame mais vendido da história e continua expandindo a sua base de jogadores. Parte do sucesso do console pode ser explicado pelo caráter híbrido, que transforma a máquina de mesa em jogatina portátil. Outro motivo considerável são os jogos de seu catálogo.

Além das séries clássicas da Nintendo, que cativam fãs em diferentes gerações de plataformas, o Switch virou uma nova casa para aventuras independentes, cativando jogadores causais, fãs antigos e novos desbravadores. Se você está entrando agora no mundo da empresa do Mario, ou apenas busca uma próxima aventura, o Canaltech listou os 15 melhores jogos disponíveis para Nintendo Switch no momento. Confira:

15. Bayonetta 2

Continua após a publicidade

Com mais ação e mais estilo, Bayonetta 2 dá continuidade a luta para derrotar anjos e demônios do mundo criado pela PlatinumGames (Astral Chain, Nier: Automata). A desenvolvedora tem um fórmula própria, com "ação" concentrada em combates dinâmicos do gênero hack and slash.

A jogabilidade mistura psicodelia com lutas de tirar o fôlego. A protagonista da aventura surge armada com uma pistola em cada mão e uma em cada pé. Bayonetta destrói oponentes com ataques combinados que são tão bonitos, quanto brutais. O segundo capítulo possui um modo cooperativo online para dois jogadores, em que é possível apostar e trabalhar com amigos para causar destruição juntos. Até a chegada de Bayonetta 3 em 2022, a primeira continuação ainda é uma das melhores pedidas no Nintendo Switch.

14. There is no Game: Wrong dimension

Continua após a publicidade

Um jogo que faz de tudo para convencer o jogador que não pode ser jogado. There is no Game: Wrong dimension é mais do que uma aventura para videogames, é uma experiência nos consoles que tira sarro da indústria e apresenta quebra-cabeças extremamente criativos.

O jogador embarca no título em um papel metalinguístico, sem conseguir jogar o game que acabou de comprar. O vilão de There is no Game é o próprio jogo, que vai fazer de tudo para você fechar a aventura. No processo, o jogador entra em um portal dimensional e passa a jogar réplicas de The Legend of Zelda, Genshin Impact e até encara cenas live-action com os desenvolvedores da jornada. Toda essa criatividade serviu muito bem na versão de There is no Game no Switch, garantindo o jogo na lista.

13. Ring Fit Adventure

Continua após a publicidade

Desde a época do Wii, a Nintendo sempre soube unir a simplicidade dos controles de movimento com complexas aventuras envolvendo exercícios físicos para jogadores. Um novo pico para essa relação foi alcançado pela empresa com Ring Fit Adventure.

Com o apoio de dois acessórios que são vendidos no pacote com o jogo, o Ring-Con e a correia para a perna, Ring Fit Adventure transforma uma jornada lúdica para derrotar um dragão em programas de exercício para todo o corpo. São mais de 60 atividades diferentes, com mais de 100 níveis e configurações de dificuldade ajustáveis. Ainda é possível se exercitar a dois, com 12 mini jogos cooperativos locais.

12. Splatoon 2

Continua após a publicidade

Caótico jogo de ação que coloca times de quatro jogadores para se enfrentarem, Splatoon 2 é certamente um dos jogos mais inventivos dos últimos anos. É possível jogar a campanha single-player, cheia de desafios de plataforma e chefes, ou enfrentar outros jogadores nos modos online.

O conceito de usar armas de tinta no combate cria uma experiência criativa e colorida. De forma leve e simples, mas bem frenética, Splatoon 2 ainda permite a formação de uma equipe com até 4 jogadores em missões cooperativas no modo Salmon Run.

11. Celeste

Continua após a publicidade

Celeste é uma jornada desafiadora e igualmente emocionante. O jogador deve ajudar a protagonista Madeline a enfrentar seus demônios internos em uma jornada até o topo da montanha que dá nome ao jogo. Este não é somente um dos melhores títulos de 2018, como também dos últimos anos.

O título de plataforma foi uma das primeiras aventuras independentes a ganhar uma indicação ao prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards — e não é para menos. Celeste é super afiado no desafio, com mais de 700 salas, mas ao mesmo tempo cuida muito bem da narrativa, com um elenco fofo e uma história de autodescoberta. Embora esteja disponível para PC e outros consoles, o game parece que nasceu para funcionar perfeitamente no modo portátil do Switch.

10. Super Smash Bros. Ultimate

Continua após a publicidade

Mais do que o jogo de luta definitivo do Nintendo Switch, com combates coloridos, frenéticos e com muita personalidade, Super Smash Bros. Ultimate é um museu jogável da história da indústria dos videogames. Ao topo, 89 personagens icônicos das mais diferentes franquias se enfrentam em lutas de até quatro jogadores locais ou via internet. Cada lutador carrega características muito próprias de seus jogos de origem.

Ultimate ainda avança em relação aos predecessores, apresentando um modo história consistente, com cerca de 450 fases, e cenários inéditos para a franquia, baseados na série Castlevania, Super Mario Odyssey e muito mais.

9. Hollow Knight

Continua após a publicidade

Hollow Knight é o premiado jogo de plataforma com muita ação, insetos e heróis. O jogador controla um cavaleiro sem nome e personalidade, que deve explorar cavernas serpenteantes, cidades antigas e ruínas mortais. Tudo para descobrir o que aconteceu com um antigo reino célebre.

Ao mesmo tempo que a aventura apresenta um mapa 2D de metroidvania clássico, ela avança com ajustes modernos para o gênero com lutas desafiadoras, gráficos lindos, trilha sonora envolvente e uma progressão na trama que envolve os jogadores por horas a fio. O mundo de Hallownest é expansivo e recheado de caminhos para o jogador explorar.

8. Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Continua após a publicidade

Tropical Freeze é uma remasterização do jogo de Wii U, mas marcou a estreia de Donkey Kong no Nintendo Switch em alto estilo. O jogo apresenta um cacho de novidades para a série, revelando fases com ação incessante e os Kongs clássicos. Aguarde segredos, fases desafiadoras e chefões com lutas criativas.

Na trama, invasores árticos transformaram a ilha Donkey Kong em uma fortaleza congelada. Para resolver o problema, o jogador pode controlar Donkey Kong, Diddy Kong, Dixie Kong e Cranky Kong, cada um com habilidades únicas. Para uma experiência mais fácil, existe ainda o modo Funky, com o surfista Funky Kong no controle.

7. Super Mario Maker 2

Continua após a publicidade

Mais do que um jogo para criar fases 2D do Mario, Super Mario Maker 2 é uma aventura completa para soltar a criatividade e se divertir com uma infinidade de percursos inventados por outros jogadores. Mesmo se o jogador não é tão habilidoso para fases mais difíceis, existem aquelas mais simples e temáticas. Toda a seleção é equipada com um filtro de busca que funciona perfeitamente bem, oferecendo uma centena de horas de conteúdo para diversão.

Super Mario Maker 2 tem uma completa caixa de ferramentas para a montagem de fases das mais variadas. A sequência ainda soube tirar proveito da tela sensível ao toque do Nintendo Switch, entregando mais precisão nas construções e deixando toda a experiência aproveitável.

6. Pokémon Legends: Arceus

Continua após a publicidade

Desenvolvido pela Game Freak, Legends: Arceus combina ação e livre exploração, mexendo nas raízes da série Pokémon. A aventura tem como palco a região de Hisui, o passado originário de Sinnoh.O título é muito mais que uma nova proposta de jogabilidade. É um verdadeiro respiro para a fórmula da franquia, acomodada há anos com progressão linear e lutas por turnos.

Pokémon Legends: Arceus adiciona progressão não linear, um sistema de batalha inédito e uma dinâmica relação entre Pokémon e treinador. As criaturas possuem personalidade, comportamentos próprios e, na natureza, não vão pensar duas vezes antes de atacar o humano. Com boas ideias e uma boa dose de modernização, este é o novo ponto de partida para a franquia e terá suas mecânicas aplicadas novamente em Pokémon Scarlet e Violet, próximas entradas da Game Freak.

5. Mario Kart 8 Deluxe

Quem já disputou uma corrida em Mario Kart 8 Deluxe, localmente com amigos ou pela internet, sabe o quanto o jogo de corrida do encanador pode ser dinâmico e divertido. Além das pistas inventivas e coloridas, a jogabilidade do título é simples e empolgante, com diversos personagens da Nintendo e poderes ofensivos para animar as voltas.

Mario Kart 8 Deluxe reúne muito bem os motivos que fizeram dessa série um sucesso estrondoso na história da Nintendo. Trabalho que gerou resultados: são mais de 43 milhões de unidades vendidas, tornando este o jogo mais vendido do console.

4. Hades

Hades se tornou um dos roguelikes mais populares da história ao conseguir equilibrar traços desafiadores e estratégicos do gênero, com uma trama que motiva o jogador a repetir diversas vezes o mesmo caminho. O título combina os melhores aspectos de jogos da desenvolvedora Supergiant, como a ação rápida de Bastion, a rica atmosfera e profundidade de Transistor, além da narrativa baseada em personagens de Pyre.

Na aventura, o jogador encarna o príncipe do Submundo grego Zagreus em uma tentativa de escapar dos domínios do pai. O jogo apresenta os deuses do Olimpo como aliados que oferecem Dádivas, poderes que aprimoram habilidades e, combinadas, constroem milhares de estratégias possíveis.

3. Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons virou sinônimo de jogo da quarentena durante a pandemia de covid-19. O título abraçou muitos jogadores no período ao dar oportunidade de escapar para uma ilha deserta e criar o próprio paraíso, enquanto explora, cria e customiza tudo à volta. Ao mesmo tempo em que é possível entrar em um complexo sistema de comércio financeiro envolvendo nabos, New Horizons pode ser aquele game casual para jogar todos os dias para pescar ou limpar a ilha da neve durante o inverno.

A simplicidade do game, que não tem vilões ou um objetivo a ser superado, é relaxante e cativante. A ilha traz uma variedade de recursos naturais que podem ser usados para criar de tudo. O multiplayer, que permite visitar ilha de amigos e familiares ou recebê-los na sua ilha, ainda coroa uma experiência de simulação e construção que beira a perfeição dentro do Nintendo Switch.

2. Super Mario Odyssey

Um sistema tão inventivo quanto o Nintendo Switch, precisava de uma aventura do Mario a altura. Super Mario Odyssey coloca o encanador e novo aliado Cappy em uma imensa aventura 3D ao redor do mundo. A dupla conta com a especial habilidade de capturar e controlar objetos, animais e inimigos, que a todo momento transforma a jogabilidade.

Ainda é possível desfrutar a aventura com um amigo. Enquanto o jogador 1 vai controlar o Mario, o jogador 2 assume o controle de Cappy. A aventura de mundo aberto em 3D de Odyssey é a primeira do tipo para a franquia desde Super Mario 64, de 1996, e do clássico Super Mario Sunshine para GameCube.

1.The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O jogo que redefiniu os patamares para a franquia The Legend of Zelda e para o próprio gênero de RPGs em mundo aberto, não poderia estar em um lugar diferente desta lista. Breath of the Wild tem um mundo de descobertas, exploração e aventura a cada momento. Lançado em 2017, ao lado do console híbrido, o jogo até hoje gera novas descobertas para os jogadores. O aventureiro que controla Link é convidado a viajar por Hyrule, enquanto descobre o que aconteceu com o reino.

Com muita liberdade e criatividade, o game conseguiu evoluir a fórmula de uma das franquias mais amadas da história. É uma parada obrigatória para os fãs e até mesmo para quem nunca sequer jogou um Zelda. Você provavelmente vai se apaixonar e entender porque Breath of the Wild é um dos melhores jogos de todos os tempos.

Com informações de: Nintendo eShop