Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é metroidvania?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 26 de Maio de 2022 às 12h10

Link copiado!

Divulgação/Nintendo/Konami
Divulgação/Nintendo/Konami

Metroidvania é um dos gêneros mais populares da indústria de games; na verdade, trata-se de um subgênero dos jogos de ação e aventura. Tanto o nome quanto o gameplay desse tipo de jogo é uma mistura de Metroid e Castlevania, duas franquias clássicas lançadas em 1986 pela Nintendo e pela Konami, respectivamente.

Esse estilo de jogo é marcado por ser sidescrolling (ou seja, quando os personagens andam horizontalmente) e ter um grande mapa com áreas interconectadas. Essas áreas são bloqueadas no início da jogatina, mas podem ser liberadas após o jogador conseguir uma arma, um item ou uma habilidade específica. Assim, você precisa solucionar quebra-cabeças — e ficar em um vaivém não-linear — para progredir.

Continua após a publicidade

Metroid não foi o primeiro game deste subgênero, mas foi o mais popular na época. Além disso, o primeiro Castlevania também era bem diferente: a narrativa não linear foi incorporada apenas no segundo game, Castlevania 2: Simon's Quest, lançado em 1987. O título também apresentou elementos de RPG, como atributos e experiência, e a possibilidade de conversar com NPCs (personagens não jogáveis), que podem dar dicas (ou contar mentiras).

Essas características foram deixadas de lado nos jogos seguintes e retornaram apenas em Castlevania: Symphony of the Night, de 1997. Hoje, o game é um dos mais famosos da franquia — e um dos precursores do termo “metroidvania” como conhecemos hoje.

Foi só uma questão de tempo para que o estilo aparecesse em outros jogos, principalmente nos indies. Um exemplo foi Cave Story, jogo de plataforma 2D lançado em 2004, que acompanha um robô com amnésia. Após acordar preso em uma caverna, ele procura resgatar suas memórias perdidas para entender como ele foi parar ali.

Continua após a publicidade

Os melhores jogos metroidvania

Hoje, a lista de jogos metroidvania é imensa. Existem vários disponíveis para PC, consoles e celulares. Confira algumas recomendações para iOS e Android aqui.

O metroidvania mais famoso atualmente talvez seja Hollow Knight, de 2017, disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Você controla um cavaleiro sem nome e personalidade, que deve explorar cavernas abandonadas, cidades antigas e ruínas para descobrir o que aconteceu com um antigo reino. A sequência, Hollow Knight: Silksong, foi apresentada em 2019 e é um dos mais aguardados pelos fãs do gênero.

Continua após a publicidade

Outros títulos indispensáveis são: Dead Cells, de 2017, que mistura o metroidvania com o roguelike, por conta das fases geradas aleatoriamente; Dandara, de 2018, um jogo brasileiro, baseado em Dandara dos Palmares, uma figura histórica na luta contra a escravidão; e Ori and the Blind Forest, de 2015, que conta com gráficos, cenários e trilha sonora estonteantes, assim como seu sucessor Ori and the Will of the Wisps, de 2020.

E você, tem algum metroidvania favorito? Compartilhe conosco através das redes sociais.

Continua após a publicidade