Publicidade

Opera anuncia concorrente a Roblox que paga criadores

Por| Editado por Bruna Penilhas | 04 de Novembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Opera/GXC
Divulgação/Opera/GXC

O Opera GX, navegador Opera focado para a experiência gamer, acaba de anunciar com exclusividade ao Canaltech o lançamento de GXC, uma nova plataforma para criação, compartilhamento e monetização de games. O projeto, disponível para testes (beta), é uma espécie de concorrente mais robusto para outras plataformas do gênero, como Roblox. A GXC permite que criadores publiquem e faturem com as criações, formando um catálogo desenvolvido no motor gráfico GameMaker Studio 2.

Todos os jogos criados no GXC, de RPGs a arcades, podem ser aproveitados diretamente no navegador Opera de forma gratuita. É possível ainda fazer login, enfrentar amigos, compartilhar desafios e ganhar prêmios semanais.

Continua após a publicidade

Além de usar ferramentas mais completas para criação de jogos, a GXC se diferencia de outras plataformas por outro fator: os melhores jogos feitos pela comunidade concorrem a um prêmio mensal de US$ 30 mil, cerca de R$ 160 mil na cotação atual. A novidade segue a mudança recente no modelo de licenciamentos, que agora são livres para desenvolver jogos gratuitamente com o GameMaker Studio 2.

A tecnologia permite o desenvolvimento de jogos de forma rápida e amigável. Pelo GameMaker Studio 2, é possível publicar jogos que rodam nativamente em múltiplas plataformas, incluindo Android, iOS, HTML5, PlayStation, Xbox, Nintendo, área de trabalho do Windows, OS X, Ubuntu e Windows UWP.

“O objetivo do Opera com a GXC é democratizar a criação de jogos. A GXC é um passo importante do Opera para tornar a criação de jogos tão fácil quanto postar nas redes sociais”, descreveu o anúncio da empresa. A companhia promete que usuários podem se tornar criadores de conteúdo, por meio do download do GameMaker Studio 2, e publicar as ideias facilmente na plataforma para receber feedback instantâneo dos jogadores.

Continua após a publicidade

“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessíveis do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”, disse Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executiva de Browsers e Gaming no Opera.

A GameMaker, que faz parte do Opera Gaming, viu um aumento no interesse deste mercado e mais do que o triplo da quantidade de novos downloads desde que tornou o GameMaker Studio gratuito para uso. Opera comprou a desenvolvedora de games com foco em designers iniciantes no último verão.

"Agora que a plataforma tem os 500 jogos iniciais, temos o prazer de convidar os jogadores a conferir em Open Beta”, acrescentou Krystian. ‘‘Em breve, começaremos a testar opções de monetização para esses criadores, estabelecendo desta forma um ecossistema com uma moeda virtual e com incentivo de anúncios”.

Continua após a publicidade

O Open Beta do GXC vai ser lançado com mais de 500 jogos disponíveis para serem acessados instantaneamente e com mais games sendo adicionados a cada dia. Eles estarão divididos em categorias diferentes para que os usuários possam descobrir os que mais amam. As listas com curadoria do Opera incluirão jogos em alta, populares e com as melhores avaliações. Os criadores também poderão usar tags para identificar os seus jogos e auxiliar ainda mais nas descobertas dos usuários.

Outra novidade da plataforma da GXC, que é lançada com o Open Beta, são os desafios semanais. Eles oferecem aos usuários a chance de participar de tarefas e competir entre si pela chance de ganhar prêmios a cada semana. A GXC também vai trabalhar com influenciadores digitais para definir os seus próprios desafios a fim de dar aos jogadores a oportunidade de competir contra os criadores de conteúdo.

A GXC Open Beta está disponível para criadores e jogadores e o download pode ser feito por meio do site oficial.

Continua após a publicidade

Opera GX

Em 2019, Opera lançou o Opera GX, um navegador desenvolvido para jogadores com recursos que incluem opções de personalização, efeitos sonoros, música de fundo e um design inspirado em jogos.

De acordo com a empresa, o Opera GX teve um grande crescimento no ano passado, com uma base de usuários de mais de 9 milhões de jogadores ativos mensais. A base de usuários cresceu 350% entre 2019 e dezembro de 2020.