Publicidade

O que são jogos play-to-earn?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 19 de Maio de 2022 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Axie Infinity
Divulgação/Axie Infinity

Recentemente, uma nova onda tomou conta do mercado de games: os jogos play-to-earn (“jogar para ganhar”, em tradução livre). Trata-se de títulos em que o usuário ganha um determinado valor — geralmente em criptomoedas ou NFTs, os tokens não fungíveis — por apenas jogar.

Alguns dos jogos mais famosos deste gênero são Axie Infinity, Gods Unchained, Thetan Arena, Splinterlands, Pegaxy, entre outros. No geral, esses títulos trabalham um modelo de economia aberta, em que o valor dos personagens, por exemplo, dependem da sua raridade e da sua especulação. É por isso que jogos assim são ligados à blockchain.

Continua após a publicidade

Geralmente, para começar a jogar esses títulos, o jogador precisa fazer um investimento inicial para comprar personagens ou itens. Por isso, antes de embarcar nesses jogos, o usuário precisa analisá-los como qualquer outro investimento bancário; afinal, é um dinheiro que pode não voltar mais.

A forma de pagamento pode variar de jogo para jogo, e a maneira de transformar seus lucros em uma moeda fiduciária (euro, dólar, real, etc) também. Geralmente, você precisa depositar seus NFTs ou criptomoedas em um mercado NFT, ou em uma corretora de investimentos. Depois, poderá precisar converter o valor para uma stablecoin (moeda com baixa volatidade) e, então, em uma moeda fiduciária.

No Axie Infinite, por exemplo, um dos jogos play-to-earn mais populares, é preciso desembolsar US$ 1.200 (cerca de R$ 6 mil em conversão direta), que equivale ao requisito mínimo de três axies, os monstrinhos colecionáveis no jogo. É com eles que os jogadores podem batalhar entre si e cumprir tarefas que rendem algumas criptomoedas. No entanto, o valor das moedas está despencando desde novembro de 2021, e o jogo está perdendo usuários.

Continua após a publicidade

Um problema conhecido dos jogos play-to-earn é que eles criam um cenário propício para trabalho informal, principalmente através das “scholarships”. Trata-se de times proprietários de múltiplas contas do game, que as distribuem temporariamente para jogadores que não têm condições financeiras de entrar no jogo. Metade do lucro costuma ficar com o dono da conta, enquanto o restante fica com o jogador.

Caso queira começar a se aventurar neste estilo de jogo, a melhor opção é procurar um gênero que realmente lhe agrade, e não porque ele pode oferecer lucros instantâneos. Também é bom procurar pessoas e comunidades especialistas em blockchain para se proteger de golpes e ataques cibernéticos, além de possíveis altas e baixas das moedas.

Fonte: BinanceInfoMoneyISTO É DINHEIRO, LivecoinsOverloadr, Play to Earn Games, Portal do Bitcoin