Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo NX vai trazer os cartuchos de volta, diz jornal

Por| 02 de Setembro de 2016 às 10h54

Link copiado!

Nintendo NX vai trazer os cartuchos de volta, diz jornal
Nintendo NX vai trazer os cartuchos de volta, diz jornal
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo pode até ter adotado a estratégia do silêncio sobre o NX, mas isso não quer dizer que os rumores sobre seu novo console não vão surgir de uma forma ou de outra. E, após os boatos de que ele seria um híbrido entre sistema de mesa e um portátil com direito a controle destacável, eis que surgem novas informações que apontam para um retorno dos cartuchos.

Na verdade, a história de que o NX utilizaria as velhas fitas já circula há algum tempo pela internet, mas a especulação acaba de ganhar mais força após o Wall Street Journal dar isso como certo. Segundo o periódico, conhecido pela precisão de seus vazamentos, empresas como Samsung e Toshiba estão desenvolvendo um tipo de memória flash capaz de armazenar mais dados em chips pequenos e de baixo custo — o que estaria dentro dos interesses da Nintendo e que ajudaria a renovar o interesse no formato abandonado no Nintendo 64.

Além disso, o jornal afirma que os cartuchos são uma opção que se encaixa muito bem nos planos da Nintendo, uma vez que o público pretendido para o NX é bem mais amplo do que aquele almejado pela concorrência. Como parte desse público-alvo da Big N é formado por crianças pequenas, lançar seus jogos em cartuchos impediria que elas danificassem a mídia, além de oferecer maior velocidade de carregamento e dificultar a pirataria. Outro argumento a favor das fitas é, segundo alguns analistas, a facilidade de produzir o formato em larga escala, considerado muito mais rápido do que os discos que os demais consoles utilizam. Para o ex-funcionário da Sony Asushi Osanai, os cartuchos são, sem sombra de dúvidas, o melhor formato para se distribuir um jogo fisicamente hoje em dia.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que os cartuchos nunca saíram de moda nos consoles da Nintendo

Como era de se esperar, a empresa se negou a comentar os rumores, mantendo o silêncio que vem adotando desde que confirmou a existência do NX, ainda no ano passado. Com expectativa de lançamento para março de 2017, acredita-se que o anúncio oficial do console — assim como a revelação de seu nome definitivo, presença de cartuchos e demais especulações — aconteça em breve. De acordo com alguns analistas consultados pelo WSJ, pode ser que tenhamos as primeiras informações mais concretas sobre o sistema aparecendo durante a Tokyo Game Show, que começa no próximo dia 15.

Porém, por mais que muita gente goste de torcer o nariz para os cartuchos e tratá-los como algo datado, é preciso lembrar que eles nunca foram realmente aposentados. Embora os consoles de mesa não utilizem o formato desde o Nintendo 64, as fitinhas nunca saíram de moda nos portáteis. A própria Nintendo segue apostando na tecnologia com o 3DS e, se o NX for mesmo o híbrido que se especula, a utilização do cartucho está longe de ser uma grande surpresa — ainda mais se realmente houver esse investimento para melhorar sua capacidade de armazenamento e de velocidade de leitura.

Além disso, como dito anteriormente, o Wall Street Journal não costuma errar em seus rumores, o que apenas reforça o boato. Assim, nessa onda saudosista que a própria Nintendo trouxe com o relançamento do NES, pode ser que tenhamos de assoprar as fitas mais uma vez daqui pra frente.

Continua após a publicidade

Fonte: Wall Street Journal