Publicidade

Resident Evil 4 Remake: 6 novidades que você precisa conhecer

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Março de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Capcom
Divulgação/Capcom

O remake de Resident Evil 4 é uma reimaginação não somente de uma das obras mais importante da Capcom, mas também de um dos jogos que mais influenciaram a indústria de videogames em todos os tempos. Estamos falando de um clássico indiscutível, que segue bom até hoje e o qual a desenvolvedora, agora, tem a missão de melhorar.

No que depender do hype da maioria dos fãs e das divulgações feitas até agora, ela parece estar conseguindo. Entre o lançamento de uma demonstração que traz os momentos iniciais da missão de Leon em uma vila remota da Europa e trailers que vêm sendo revelados desde 2022, estão desenhadas uma série de novidades que modernizam a ação e ampliam a experiência do Resident Evil 4 original, enquanto tenta manter fidelidade a ela.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, o Canaltech listou 6 novidades que chamaram mais a atenção até agora e que você precisa conhecer.

6. Foco no terror

Resident Evil 4 mudou a série para sempre, abandonando uma jogabilidade considerada batida pelos desenvolvedores e investindo forte na ação. Chega a ser curioso notar que, nessa reimaginação, a Capcom parece disposta a voltar às origens e aumentar novamente a barra do Survival Horror, responsável também pelo sucesso de outros remakes recentes da franquia.

Não é como se o Resident Evil 4 fosse ter pouca ação; o contrário já ficou claro em trailers e imagens de jogabilidade divulgadas. Entretanto, dá sim para notar um interesse maior dos desenvolvedores em aterrorizar os jogadores, seja pelas imagens grotescas vistas por Leon durante a exploração da vila europeia ou na forma como os inimigos se transformam e nunca param de atacar, por exemplo. Eles são menos humanos e muito mais bestiais.

Continua após a publicidade

A Capcom nem sempre conseguiu acertar o equilíbrio da balança entre horror e ação, muitas vezes pendendo demais para o lado do tiroteio ou deixando os jogadores que curtem manter o dedo no gatilho totalmente à deriva. Agora, com Resident Evil 4 Remake, ela tem uma nova chance de tentar e, pelo menos pelo que foi divulgado, as chances de acerto também parecem altas.

5. Leon diferente

Continua após a publicidade

O tom mais soturno dos ambientes e inimigos também se aplica ao próprio protagonista. No remake de Resident Evil 4, veremos um Leon atormentado pelas memórias do passado. Seis anos depois da destruição de Raccoon City, ele segue perturbado pelas imagens das pessoas que deixou de salvar na cidade, além de ter o coração balançado por um breve amor que surgiu em meio à contaminação.

Com gráficos modernos, isso se traduz não apenas em falas e postura, mas também em olheiras e uma aparência pálida. É claro, o bom e velho Leon altamente habilidoso e irônico diante do perigo permanece, mas aqui esse personagem ganha toques um pouco mais humanos de quem viu uma tragédia bater diretamente de frente com seu senso de justiça, que perdeu esse combate.

Também temos um dos possíveis elementos que devem avançar a história do remake de Resident Evil 4. Além de torná-la mais conectada aos eventos dos games anteriores, o caráter pessoal do reencontro com Ada Wong e Jack Krauser, por exemplo, devem trazer ainda mais elementos íntimos para o protagonista, que novamente, com a ajuda das novas tecnologias, parece estar ainda mais reativo a tudo isso.

Continua após a publicidade

4. Longa vida ao Luis

Entre as mudanças operadas na história, a maioria bem sutil pelo que sabemos até agora, uma trouxe alegria ao coração dos fãs. Luis Serra, o coadjuvante cheio de personalidade que auxilia Leon durante a jornada e tem um envolvimento profundo com a trama geral de Resident Evil 4, parece ter mais tempo de tela no remake.

As imagens que surpreenderam todo mundo que conhece o destino do personagem apareceram em um dos trailers recentes. Ele aparece ao lado do protagonista durante momentos avançados do game, como na batalha contra os dois El Gigantes ou a bordo do carrinho que trafega pelas minas sob o castelo. Como se isso fosse possível, ele parece ser também uma figura ainda mais peculiar, com novas piadas e trejeitos bem específicos.

Continua após a publicidade

A nova participação de Luis no remake de Resident Evil 4 ainda segue como um mistério, mas a Capcom parece entender porque o personagem se tornou querido dos fãs e investe ainda mais nisso. Resta esperar, apenas, que o desfecho não corte o nosso coração, como a maior presença o encheu de alegria.

3. Ashley mais real

Luis não é o único a ganhar importância adicional no remake de Resident Evil 4. Mais do que ser o motivo para levar Leon à vila na Europa, a refém do culto Los Illuminados terá um papel mais ativo sobre sua própria história, com diálogos adicionais e uma postura diferente da donzela indefesa que vimos no game original, lançado em 2005.

Isso transparece, por exemplo, nas cenas em que Ashley aparece abalada pela contaminação com o parasita Las Plagas. Sua postura também está bem diferente, assim como o figurino mais sóbrio e suas ações ao longo do game, incluindo o momento em que fica sozinha no castelo, podendo dialogar com o tom mais sombrio e aterrorizante de toda a produção.

Continua após a publicidade

2. Novas formas de atacar e se defender

Uma das imagens mais icônicas do remake de Resident Evil 4 já é a de Leon se defendo da mortal motosserra de Dr. Salvador usando a faca. É essa uma das principais adições à jogabilidade, com um sistema de defesa que pode ser utilizado contra qualquer oponente, desde os Ganados comuns até os chefes de fase.

Há um sistema de risco e recompensa aqui, com as defesas abrindo a oportunidade de usar ataques corporais devastadores, mas ao mesmo tempo degradando o próprio equipamento. O mesmo também vale para os ataques furtivos, que permitem a Leon matar inimigos sem ser percebido e reduzir as hordas de oponentes em cenários que também parecem maiores que os do original, com mais alternativas de movimentação.

Continua após a publicidade

Como cortesia da nova jogabilidade, que torna mais ágil o que vimos no remake de Resident Evil 2 e aprimora o que foi mal feito na reimaginação do terceiro, temos esquivas e uma movimentação mais rápida. Novas armas, como uma balestra, aparecem em um novo sistema de troca de equipamentos pelo direcional, com até dois itens podendo ser atribuídos a cada botão do direcional digital, para que seja possível equipá-los rapidamente nos momentos de maior tensão.

1. Missões secundárias

Continua após a publicidade

Lembra dos medalhões azuis que garantem uma arma nova no original? Essa ideia, que começa e termina ali, foi expandida na nova versão. Para aproveitar ainda mais os novos cenários e incentivar os jogadores a observarem todos os cantos, o remake de Resident Evil 4 também contará com objetivos alternativos, que não interferem no andamento da história, mas recompensam os jogadores que os completarem.

Tesouros, dinheiro e outros itens especiais podem ser obtidos não só destruindo os medalhões, que já foram confirmados na reimaginação, mas também localizando ovos de galinha especiais ou lidando com uma infestação de ratos, entre outros objetivos secundários. Enquanto isso, o remake de Resident Evil 4 também terá variações na loja do Mercador, com joias especiais também garantindo artigos exclusivos.

Resident Evil 4 será lançado no dia 23 de março para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S. O game da Capcom chega ao Brasil com legendas e dublagem em português.