Publicidade

Microsoft vai ampliar produção do Xbox com "truque" para fugir de tarifas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O ano de 2025 foi um dos piores para os consoles Xbox Series X e S. Na verdade, a Microsoft vem registrando baixa nas vendas de hardware há vários trimestres, intensificada pela mudança de estratégia do Xbox em levar jogos first-party para o PlayStation e Nintendo Switch. No entanto, parece que veremos um aumento na produção dos consoles e acessórios, segundo matéria da Reuters publicada na última quarta-feira (3).

Foi revelado, em documentos enviados a autoridades locais, que as empresas Foxconn e Luxshare-ICT pretendem expandir suas produções de consoles no Vietnã, o que inclui fabricação de unidades adicionais de peças, acessórios e consoles Xbox, segundo a reportagem.

Diversas fabricantes de eletrônicos, incluindo Sony e Nintendo, moveram parte da produção de hardware da China para países como o Vietnã e Camboja, para tentar driblar a 'guerra tarifária' promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, parece que é a vez da Microsoft contar com um polo de produção fora da China. Segundo a Reuters, a Fushan Technology (subsidiária da Foxconn) está buscando licenças para produzir especificamente hardware do Xbox. O plano da companhia é aumentar a produção dos consoles para 4,8 milhões de dispositivos. A reportagem não informou quais são os dispositivos, mas é bem provável que se trate do Xbox Series e acessórios, como os controles do Xbox.

Já a chinesa Luxshare-ICT planeja produzir até 4,5 milhões de consoles por ano em uma fábrica localizada no Vietnã a partir de 2026. Segundo o portal Windows Central, estas expansões não englobariam o ROG Xbox Ally, visto que o portátil apenas utiliza a marca e sistema operacional do Xbox, com a fabricação a cargo da ASUS.

Console Xbox enfrenta seu pior ano

Como dito anteriormente, o Xbox Series passou por maus bocados em 2025. No início do ano, a Folha de S.Paulo noticiou que os consoles da Microsoft estavam sumindo das principais varejistas no Brasil. Vimos isso na prática: os preços do Xbox Series X chegaram a bater R$ 10 mil em certos marketplaces no início do ano, mesmo antes do anúncio das tarifas. Hoje, o console pode ser encontrado na casa dos R$ 5 mil, ainda bem acima do PlayStation 5 e do Nintendo Switch 2.

Este problema de abastecimento e preços altos não atingiu apenas o Brasil. Diversos portais estrangeiros reportaram falta de estoque em vários mercados do mundo ao longo do ano.

Aliado à escassez, a linha Xbox Series sofreu dois aumentos de preços em menos de seis meses, com alguns modelos custando mais caros que o PlayStation 5 Pro (em dólar).

Continua após a publicidade

A expectativa é que um terceiro aumento aconteça em breve, visto a demanda do setor de Inteligência Artificial que quadriplicou os preços de componentes de memória RAM, o que pode acometer ainda mais o Xbox Series, visto que a Microsoft não estocou peças o suficiente, diferente da Sony.

É possível que esta expansão da produção de hardware para o Vietnã estabilize um pouco a situação, permitindo pagar um preço melhor pelo console caso essas novas unidades também sejam destinadas ao Brasil — o que é difícil, visto a expansão do Xbox Cloud Gaming no país e o investimento da Microsoft em infraestrutura de nuvem em solo brasileiro.

GTA 6 pode ser motivo da expansão do Xbox Series no Vietnã

Outra grande possibilidade para a expansão é o lançamento de GTA 6, previsto para 19 de novembro de 2026 após um segundo adiamento. O jogo é um dos mais aguardados de todos os tempos e pode ser uma excelente janela para a Microsoft impulsionar vendas do Xbox Series e sair da queda trimestral em seu setor de hardware.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!