Masayuki Uemura, engenheiro do NES e SNES, morre aos 78

Masayuki Uemura, engenheiro do NES e SNES, morre aos 78

Por Guilherme Sommadossi | Editado por Bruna Penilhas | 09 de Dezembro de 2021 às 12h53
The Asahi Shimbun/Getty Images

Na madrugada desta quinta-feira (9), foi anunciada a morte do arquiteto de consoles japonês Masayuki Uemura. Responsável por criar o design do Nintendinho (NES) e do Super Nintendo (SNES), ele faleceu em 6 de dezembro, aos 78 anos. A causa da morte não foi revelada.

A notícia foi dada pela Universidade Ritsumeikan, local onde Uemura dirigia estudos relacionados a videogames desde 2004, quando se aposentou da Nintendo. A instituição de ensino realizará uma cerimônia em memória de seu docente ainda hoje.

Uemura em entrevista ao ANA Global Channel (Imagem: Reprodução/Kotaku/ANA Global)

A trajetória de Uemura

Sua carreira começou na fabricante de eletrônicos Sharp Corporation, como vendedor de fotocélulas (um dispositivo de iluminação automática) para empresas; entre elas a Big N.

A primeira fase no mundo dos games foi junto com Gunpei Yokoi, criador do Game Boy, para aplicar as fotocélulas em hardwares de jogos como o Color TV-Game da Nintendo.

Bastava conectar o videogame a TV para jogar (Imagem: Wikimedia Commons)

Em 1981, Hiroshi Yamauchi, o então presidente da empresa de games, ligou para Uemura para conversar sobre um sistema de jogos com suporte para a leitura de cartuchos.

O engenheiro contou, em uma entrevista ao Kotaku, em 2020, que as ligações de Yamauchi aconteciam sempre que o líder estava embriagado, mas aceitou mesmo assim, ainda que não tivesse levado muito a sério. No dia seguinte, Yamauchi retornou a ligação confirmando a participação de Uemura no projeto.

Com os negócios começando, o arquiteto de hardware iniciou seu trabalho no Famicom (conhecido como NES no Ocidente) e, posteriormente, participou da criação do Super Famicom (o SNES). Como bem sabemos, estes são dois consoles importantes para a Nintendo e também para história dos videogames.

As criações de Uemura (Imagem: Montagem/Wikimedia Commons/Canaltech)

O Canaltech lamenta a perda de Masayuki Uemura e presta condolências aos amigos e familiares do engenheiro e professor.

Fonte: Kotaku

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.