Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Legion Go tem dissipador menor e mesmas temperatura que ROG Ally

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Outubro de 2023 às 20h20

Link copiado!

Daniel Trefilio/Canaltech
Daniel Trefilio/Canaltech
Tudo sobre Lenovo

Comparando o Legion Go e o ROG Ally abertos, o console da Lenovo conta com apenas uma ventoinha e dissipador de calor bem menor que o da Asus. No entanto, testes preliminares mostram que temperaturas de operação são similares nas mesmas configurações gráficas e de consumo.

Com lançamento previsto para o Brasil apenas em janeiro de 2024, o Legion GO já chega a outros mercados nos próximos dias. Com isso, dados técnicos já começaram a aparecer, e detalhes sobre construção interna em novos hardwares são sempre muito bem-vindos, seja para estudar a possibilidade de upgrades, manutenção ou simplesmente para conhecer o projeto.

Continua após a publicidade

Projeto mais simples com mesmo resultado

Uma das maiores preocupações em sistemas portáteis, tanto consoles quanto PCs, é referente a quanto ele esquenta. Temperaturas acima das especificações máximas podem danificar esses dispositivos, e mesmo dentro dos limites térmicos, temperaturas elevadas por períodos prolongados também podem ser um problema.

Tanto que, logo após seu lançamento, o ROG Ally apresentou problemas de superaquecimento no leitor do cartão que, eventualmente, poderiam até danificar cartões microSD. Essa falha específica foi solucionada via atualização de firmware, e a ASUS enfatizou que a solução térmica do Ally é bastante robusta, justamente para evitar danos a outras peças mais sensíveis.

Por essa razão, o dissipador menor e mais simples, combinado com uma única ventoinha parecia ser algo preocupante no Legion GO. No entanto, a PCB principal do console traz o chip AMD Z1 Extreme, VRMs e outros componentes importantes bem cobertos pelo dissipador.

Com apenas um heatpipe conectado a uma câmara de vapor, o conjunto termina acoplado à ventoinha que funciona como blower, jogando o ar quente para fora do sistema. O ROG Ally traz uma solução térmica similar, mas com dois blowers, aumentando a saída de ar do console.

Geralmente, combinações de duas ventoinhas são utilizadas em aparelhos um pouco maiores, como notebooks gamer. Com mais componentes que aquecem muito, é natural que o fluxo de ar precise ser maior.

Continua após a publicidade

🛒Compre HUB Adaptador Baseus 9 Em 1 USB 3.0 HDMI com o melhor preço!

🛒Compre Console Nintendo Switch Oled Red Mario com o melhor preço!

Contudo, ao que tudo indica, como ambos os sistemas são compactos e a maior fonte de calor é mesmo o chip Z1 Extreme, o blower adicional do ROG Ally parece atuar mais como uma garantia extra que como algo que, de fato, interfira no desempenho.

Fonte: Golden Pig Upgrade