Os lançamentos de jogos mais aguardados para maio de 2020

Por Felipe Demartini | 30 de Abril de 2020 às 19h00
Divulgação/Microsoft

Como tudo no mundo, o calendário de lançamentos de jogos também acabou severamente atingido pela pandemia do novo coronavírus. Maio é o primeiro mês em que os jogadores sentirão isso de verdade, com os grandes lançamentos marcados para o período sendo jogados mais para adiante, deixando a lista um tanto quanto vazia.

Enquanto a produção de games sofre com os regimes de home office e as dificuldades desse período, são os relançamentos que prometem fazer a alegria em maio. Retornando, temos desde clássicos de um passado distante até pérolas mais recentes que não receberam a devida atenção em seus lançamentos iniciais, mas agora em novas plataformas para receberem o amor que sempre mereceram.

Confira a seguir a lista com os principais lançamentos de games para maio de 2020.

1. Forza Street (05/05)

Mais de um ano depois da chegada do título de corrida aos PCs, é a vez dos usuários de iOS e Android terem acesso à versão free-to-play de uma das maiores franquias de corrida da atualidade. Desenvolvida pela Turn 10, a versão simplificada do game traz corridas curtas e foco no controle do carro, com o jogador controlando a aceleração e a frenagem durante as provas.

O foco de Forza Street, como o nome indica, são as corridas de rua, com a qualidade visual e sonora que os jogadores de Xbox One já estão acostumados. Nos celulares, a ideia é que o jogador mantenha o olho vivo para ganhar vantagem usando os pedais, enquanto o computador controla a direção dos bólidos que já fizeram a cabeça dos pilotos virtuais nos consoles e computadores.

2. Someday You’ll Return (05/05)

A melancolia e o lide com os próprios erros são os motes do novo game de horror da desenvolvedora CBE Software. Amplamente inspirado em clássicos como Silent Hill 2, Outlast e The Vanishing of Ethan Carter, Someday You’ll Return é uma história de afastamento entre pai e filha após uma série de eventos traumáticos.

Daniel, o personagem que controlamos, retorna ao local onde passou sua infância em busca da filha desaparecida, mas rastreada por meio de um GPS. Lá, ele terá de lidar com o próprio passado e também a dura realidade do presente enquanto investiga o paradeiro da pequena.

Someday You’ll Return chega em 5 de maio aos PCs. O game também tem lançamento previsto para este ano no Xbox One e PlayStation 4.

3. Star Wars Episode I: Racer (12/05)

Clássico dos games da franquia Star Wars retorna em versão remasterizada aos consoles atuais e em sua edição mais completa (Imagem: Divulgação/LucasArts)

Star Wars já teve jogos de todo tipo, desde os tradicionais títulos de nave ou tiro até plataforma, RPG e até Soulslike, mas ninguém nunca imaginou que a mistura da saga com corrida daria tão certo. Sabendo ter ouro nas mãos, a LucasArts transformou uma das principais cenas de Episódio I: A Ameaça Fantasma em game, criando, em 1999, um clássico lembrado até hoje.

20 anos depois, as corridas insanas que exigem reflexos de Jedi ou diversos braços alienígenas retornam. Uma remasterização da versão PC do game, mais completa que a também ótima edição para Nintendo 64, retorna ao PlayStation 4 e Switch trazendo todas as pistas, personagens e recursos da edição original.

Estamos falando de um título que até hoje é considerado um dos melhores da franquia em sua história e um recordista do Guinness Book como o game de corrida sci-fi mais vendido da história. É hora de voltar ao controle dos pods e barganhar com Watto pelos melhores preços em peças.

4. The Wonderful 101: Remastered (19/05)

Mais uma remasterização a chegar ao Switch neste mês, The Wonderful 101 é um game subestimado. Obra da Platinum Games e criado pelo célebre Hideki Kamiya (de Resident Evil 2, Devil May Cry e Bayonetta), o título foi lançado originalmente e de forma exclusiva para o Wii U, o que reduziu absolutamente seu alcance e não fez jus à qualidade do título.

Controlando heróis com diferentes habilidades e capacidades de se unirem para se tornarem mais poderosos de acordo com formas desenhadas pelo jogador, o título nos leva a explorar cidades em busca de cidadãos assustados e oponentes. Além dos monstros, puzzles também fazem parte da aventura enquanto o usuário recruta novos personagens e melhora suas habilidades para seguir adiante fase a fase.

A remasterização de The Wonderful 101 nasceu de uma campanha de financiamento coletivo extremamente bem-sucedida, que arrecadou US$ 2,2 milhões e teve mais de 33 mil apoiadores. Isso garantiu que o game também tivesse versões PC e PlayStation 4, além do Switch, para o qual o relançamento estava inicialmente planejado. Todas as edições chegam em 19 de maio.

5. Maneater (22/05)

Os desenvolvedores deste título, no mínimo, surreal o descrevem como uma mistura de GTA com Tubarão, de Steven Spielberg. É um resumo que combina com a jogabilidade de Maneater, que nos coloca em águas abertas para atacar turistas e buscar o almoço e o jantar, enquanto evoluímos e nos tornamos mais fortes e violentos na pele do animal marinho.

Com ares de RPG de ação e diferentes cenários, o game da Tripwire Ineractive também é uma história de vingança. O caos no litoral tem motivo para existir, o assassinato da mãe de nosso protagonista por um pescador inescrupuloso, que fez nascer o ódio na pele de nosso ainda pequeno tubarão. O resto é história, sangue e gente sendo devorada.

Maneater chega em 22 de maio para PC, Xbox One e PlayStation 4. Uma versão Switch também está sendo desenvolvida e deve ser lançada ainda em 2020.

6. Minecraft: Dungeons (26/05)

Minecraft é, em sua essência, um game cheio de possibilidades, o que faz com que seu estilo e mecânicas também sejam aplicadas de diferentes maneiras na indústria. Depois de uma versão narrativa e um seriado interativo na Netflix, é a vez do fenômeno dar as caras como um RPG à moda antiga baseado no combate, evolução e exploração de masmorras.

Ao lado dos amigos, os jogadores exploram cenários gerados aleatoriamente a cada rodada, enfrentando criaturas e encontrando itens para evoluir seus guerreiros e fazer tudo de novo. O desenvolvimento é da Mojang, a mesma responsável pela criação da versão original do game, que deu origem a tudo.

Apesar de a empresa fazer parte do rol de estúdios da Microsoft, Minecraft: Dungeons deve chegar também ao PlayStation 4 e Switch. Tais versões, junto com as de PC e Xbox One, chegam simultaneamente em 26 de maio.

7. Xenoblade Chronicles Definitive Edition (29/05)

Mais um da lista de relançamentos para plataformas Nintendo, Xenoblade Chronicles foi lançado em junho de 2010 para o Wii e se tornou um dos melhores games da plataforma. O RPG de ação desenvolvido pela Monolith ganha agora um tratamento de luxo com direito a gráficos repaginados e novos conteúdos, bem como adições na jogabilidade.

O grande destaque inédito é um novo epílogo, que faz grandes adições ao enredo e convida mesmo quem virou o original de cabeça para baixo a retornar. Junto com ele, chegam melhorias de interface e controle, bem como edições especiais com direito a livros de arte e uma nova trilha sonora.

O título permanece como um exclusivo da Nintendo, porém, com essa nova versão chegando em 29 de maio apenas ao Switch.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.