Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jovens não querem jogar videogame no PS5 e Xbox, revela pesquisa

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Abril de 2024 às 11h35

Link copiado!

Reprodução/Eugene Chystiakov, Unsplash
Reprodução/Eugene Chystiakov, Unsplash

Uma pesquisa recente aponta que a maioria dos jovens japoneses prefere jogar em plataformas portáteis, com tablets e inclusive o finado Nintendo DS ficando à frente dos consoles da atual geração, PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S. O estudo realizado entre japoneses da Gen Z (15 a 24 anos) permitia múltipla escolha e o top 5 mais votado foi, nessa ordem, smartphones, Nintendo Switch, PC, tablet e Nintendo DS.

Mais de 94% dos entrevistados jogam regularmente em seus smartphones, 38,5% no Nintendo Switch e 12% no DS. Apesar de curiosos, os números fazem sentido, uma vez que o DS foi lançado em 2004 e ainda é o segundo console mais vendido da história, com 154 milhões de unidade.

Sendo assim, a maior parte dessa geração, possivelmente, cresceu jogando na plataforma e boa parte dela abraçou a proposta do Switch assim que ele foi lançado. Em contrapartida, os consoles de mesa tradicionais sempre foram mais populares no ocidente.

Continua após a publicidade

Preferência por Free-to-Play

Outro fator que contribui para essas estatísticas é que os gamers japoneses da Geração Z costumam gastar menos de US$ 70 (¥ 10.446) por ano em jogos, menos do que a nova faixa de preço para títulos AAA em consoles tradicionais. De maneira geral, esses jovens preferem jogos Free-to-Play, ou títulos mais baratos e populares entre streamers.

Para fins de comparação, dados de jogadores online no Japão registraram cerca de 1,63 milhões de jogadores ativos por dia em Hearthstone nos primeiros meses de 2023, com o segundo e terceiro lugares ficando com Overwatch e League of Legends, com médias de 1,62 e 1,12 milhões, respectivamente.

A popularidade dos jogos gratuitos e o crescimento do mercado mobile é inegável, tanto que toda a indústria está estudando maneiras de entrar nesse mercado. Tanto que mesmo dominando o mercado de consoles, a Nintendo vem investindo cada vez mais games para smartphones, como Super Mario Run e Mario Kart Tour, bem competentes e divertidos.

Fonte: Automaton Media