Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 card games eletrizantes para PC

Por| Editado por Durval Ramos | 26 de Fevereiro de 2024 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/DX Gameworks, Mega Crit Games, CD Projekt RED
Reprodução/DX Gameworks, Mega Crit Games, CD Projekt RED

Card Games se tornaram bastante populares em aparelhos touchscreen, como tablets e smartphones, mas muitos títulos ainda fazem um sucesso considerável nos PCs. Afinal, ninguém resiste a um bom carteado.

É claro que, quando falamos em PCs e cartas, imediatamente somos levados a pensar no clássico Paciência ou mesmo em um pôquer, mas a verdade é que o gênero consegue ir muito além disso. Existem diversos tipos de card games nos computadores, com temáticas que vão desde a fantasia medieval, até adaptações de livros, personagens dos quadrinhos e histórias de terror. Tudo para você aproveitar no PC sem precisar acumular cartinhas em pastas e pelas gavetas da sua casa. Conheça títulos interessantes para jogar agora na sua máquina.

7. Marvel's Midnight Suns

Continua após a publicidade

Você deve estar se perguntando se enlouquecemos, pois Marvel's Midnight Suns é um jogo de estratégia. Mas veja bem, apesar de toda a roupagem de um "XCOM de super-heróis", o game tem como ideia de combate um jogo de cartas. É usando essas cartas que você consegue indicar os diferentes tipos de ataque e poderes que seus personagens podem usar no campo de batalha.

É um belo exemplo de como os card games não precisam se limitar apenas a ser um Super Trunfo ou um truco com visuais diferentes. A verdadeira graça de vermos jogos de computador usando cartas como parte de sua mecânica é ver como eles conseguem ampliar o escopo e usar os baralhos de formas variadas e mais criativas.

Em Midnight Sunsalém do uso de cartas, os jogadores podem aproveitar uma boa história sobre heróis da Marvel que se juntam para derrotar Lilith e o deus antigo Cthlon. O título mistura deck building, estratégia, RPG e até mesmo uma pitadinha de jogo de relacionamentos, permitindo que você se aproxime de personagens para fortalecê-los durante a campanha.

6. Hearthstone

Hearthstone é um dos títulos mais populares de cartas para PC. Ter uma empresa como a ActivisionBlizzard por trás e ser gratuito para jogar ajuda bastante, mas o título também foi responsável por tornar esse gênero mais conhecido entre jogadores casuais. 

Com gameplay bastante simples e expansões com novas cartas, Hearthstone tem uma vantagem que qualquer jogador pode começar a jogar hoje e entender perfeitamente como ele funciona em poucas partidas. A ideia de poder jogar com suas cartas além da tela do PC, como em tablets e smartphones, também pode ser bastante convidativa.

Continua após a publicidade

5. Inscryption

Inscryption é um jogo de deck building e terror psicológico que traça uma narrativa em que você utiliza cartas para conversar com bizarras figuras que se propõem a jogar contra você. Criando um deck de criaturas da floresta, você aprende as regras do jogo, como sacrificar cartas mais fracas para acumular sangue, que pode ser usado para conseguir outras mais fortes.

Com partidas rápidas, você vai conhecendo mais personagens e descobrindo detalhes sobre a história por trás deles, juntando peças de um imenso quebra-cabeças horripilante. Para quem gosta de um algo a mais de seus jogos de carta, e ainda aprecia o gênero de terror nos games, Inscryption parece ser uma boa pedida.

Continua após a publicidade

4. Marvel Snap

Marvel Snap ganhou milhares de jogadores ao redor do mundo no seu lançamento para smartphones e tablets, mas logo que chegou aos PCs, uma nova leva de gamers teve a oportunidade de conhecer melhor o "joguinho de cartas da Marvel". Criado por desenvolvedores que ajudaram na criação de Hearthstone, Marvel Snap permite que você monte decks com diversos heróis e vilões dos quadrinhos, lutando em diferentes localidades, que influenciam os seus combates.

Basicamente, o jogo traz três licolunas de combate para você aplicar suas cartas, que funcionam como terrenos. Quem ganhar mais dessas áreas leva a partida. Tudo é muito rápido e dinâmico, o que ajuda bastante os jogadores a não largarem o game, já que sempre estão prontos para enfrentar um novo oponente.

Continua após a publicidade

A verdadeira graça está em como você constrói seu deck para lidar com o inimigo. Há diferentes tipos de estratégias que devem ser construídas e executadas em apenas seis rounds, que vão desde socar poder de ataque em cada terreno até criar jogadas que vão sabotar o inimigo ou impedir que ele aja.

3. Gwent: The Witcher Card Game

Continua após a publicidade

Gwent: The Witcher Card Game é um jogo que surfou a popularidade de The Witcher 3: Wild Hunt e se tornou algo grandioso nos PCs. O game foi apresentado dentro da franquia padrão da CD Projekt RED como uma missão especial e um mini-game que Geralt poderia jogar durante a campanha.

Sua popularidade fez com que edições especiais do RPG viessem com cartas reais de Gwent, que não demorou para ganhar uma versão para computadores. Com regras um pouco mais robustas que as vistas no título original e com muito mais cartas, Gwent: The Witcher Card Game é uma ótima escolha para os fãs do mundo de Geralt de Rivia.

A lógica do card game é bem parecido com o de outros jogos do gênero, como o próprio Magic: The Gathering — ou seja, os jogadores precisam montar um campo de batalha em que cada carta representa uma unidade. Vence quem tiver a melhor estratégia para diminuir e força do oponente.

2. Slay the Spire

Continua após a publicidade

Slay the Spire é um jogo tipo roguelike misturado com deck building, colocando o jogador em combates com cartas contra hordas de inimigos. Caso você perca no seu avanço por uma torre, o jogo te coloca em um lugar completamente diferente, mudando os oponentes e criando novas oportunidades para você tentar novamente.

Isso faz com que você utilize mais cartas, buscando novas formas de encarar seus inimigos, tornando a sua experiência completamente caótica e muito mais divertida. 

1. Ruff Ghanor

Continua após a publicidade

Ruff Ghanor é um jogo baseado nas histórias que nasceram no universo dos livros e podcasts do Jovem Nerd. O game é uma adaptação da trama do primeiro livro da saga A Lenda de Ruff Ghanor: O Garoto-Cabra.

O jogo de estratégia de cartas tem elementos roguelite e bastante focado em narrativa, mostrando como Ruff Ghanor passou de cuidador de cabras até sua transformação em guerreiro cheio de sede de vingança. Misturando combates com cartas e diálogos que desenvolvem a história, o jogador monta um deck, planejando toda a sua estratégia de combate, com cartas que também ajudam a guiar o rumo que a história seguirá.

A grande graça do game está no modo como ele desenvolve sua narrativa a partir dos próprios cards. Assim, à medida que você joga e domina mais as regras dos embates, mais passa a entender a dinâmica do mundo e a história do próprio Ghanor. E tudo isso com um visual incrível e em um jogo 100% nacional.