7 jogos que não têm crossplay, mas deveriam

7 jogos que não têm crossplay, mas deveriam

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 17 de Fevereiro de 2022 às 11h21
Divulgação/EA/Rockstar Games

O crossplay é um dos recursos mais importantes em jogos multiplayer. Com ele, jogadores de uma plataforma podem jogar com usuários de outra — por exemplo, jogadores de PlayStation podem jogar com outros de Xbox ou de PC, e vice-versa. Porém, muitos games famosos ainda pecam em não oferecê-lo.

O Canaltech preparou uma lista com jogos que deveriam, mas ainda não têm crossplay. Você lembra de algum outro título que merecia estar nessa lista? Compartilhe conosco através das redes sociais.

7. It Takes Two

(Foto: Divulgação/Electronic Arts)

O grande vencedor do The Game Awards 2021, infelizmente, não é crossplay. Isso é um problema, pois o jogo é obrigatoriamente cooperativo entre duas pessoas, e ambas precisam jogar na mesma plataforma. Não há previsão para isso ser adicionado no futuro.

É válido ressaltar que o Passe de Amigo também não é crossplay — mas isso já é pedir demais, talvez? Com o recurso, um jogador que possua o game pode convidar outro para jogar em dupla gratuitamente, sem a necessidade dele possuir o título. Resumindo: basta uma pessoa comprar It Takes Two para que duas possam aproveitá-lo, desde que eles joguem na mesma plataforma.

It Takes Two está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

6. Overcooked!

Apenas o bundle All You Can Eat oferece crossplay; os jogos base, não (Foto: Divulgação/Team17)

Overcooked! tem crossplay… mas depende. O jogo original, de 2018, não oferece o recurso; apenas a versão Overcooked! All You Can Eat, de 2021, que sim. O pacote reúne os conteúdos do primeiro e do segundo jogo, tudo com gráficos e performance aprimorados.

Além do crossplay, All You Can Eat também é cross-platform, ou seja, seu progresso no game é compartilhado entre todos os sistemas em que você joga. A fila de matchmaking também se tornou compartilhada, então ficou mais fácil e rápido encontrar outros jogadores aleatórios para formar grupos.

Overcooked! All You Can Eat está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

5. Stardew Valley

Stardew Valley tem crossplay apenas entre PC e Mac (Foto: Reprodução/Chucklefish)

Nosso querido jogo de gerenciamento de fazendas Stardew Valley é outro que não suporta crossplay; apenas quem tem PC pode jogar com outra pessoa que tenha Mac e vice-versa. No multiplayer, até quatro jogadores podem trabalhar juntos em uma mesma fazenda.

Em 2018, o criador do game, Eric Barone (conhecido como ConcernedApe) explicou que “as barreiras técnicas são muito altas”, e que “ainda é algo que eu realmente quero adicionar e prometo analisar mais de perto”. Infelizmente, o recurso ainda não chegou.

Stardew Valley está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Também há versões mobile para iOS e Android, mas essas não oferecem modo multiplayer.

4. Monster Hunter Rise

Monster Hunter Rise não oferece crossplay entre Nintendo Switch e computador (Foto: Divulgação/CAPCOM)

O jogo da CAPCOM chegou primeiro ao Nintendo Switch em 2021, e depois ao PC em 2022. A equipe recebeu muitos pedidos de crossplay pelos fãs, mas não conseguiram implementar o recurso “neste momento”, de acordo com uma postagem da conta oficial do game no Twitter.

Isso é um problema porque, apesar de Monster Hunter Rise não ser um título obrigatoriamente multiplayer, a jogatina com amigos é importante para a realização de missões e tarefas. Vale lembrar que esse recurso é pedido desde Monster Hunter World, lançado primeiro para o PS4 e, depois, para o PC.

Monster Hunter Rise está disponível para Nintendo Switch e PC.

3. Red Dead Online

Red Dead Online: fãs consideram que o jogo foi "abandonado" pela Rockstar (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

Lançado em 2019, Red Dead Online é constantemente alvo de protestos pelos fãs devido à falta de novidades e atualizações — jogadores já emplacaram, nas redes sociais, a hashtag #SaveRedDeadOnline (Salvem Red Dead Online, em português).

Se nem conteúdo adicional o jogo está ganhando, imagine o crossplay. Jogadores de uma plataforma só podem jogar com outros da mesma, e não há previsão alguma para isso mudar algum dia. O mesmo problema acontece com outro jogo famoso da Rockstar Games…

Red Dead Online está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

2. GTA Online

Embora GTA Online seja um produto caro à Rockstar Games, é improvável que o estúdio adicione crossplay ao game (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

Grand Theft Auto V, lançado em 2013, já está chegando na sua terceira geração de consoles, mas ainda não ganhou crossplay no modo multiplayer, o GTA Online. Isso significa que usuários de PlayStation não podem jogar com os de Xbox ou de PC, nem vice-versa.

Apesar da Rockstar Games anunciar novidades para a versão atualizada de nova geração — o lançamento para PS5 e Xbox Series X|S está marcado para 15 de março —, nada foi dito sobre o crossplay. E os fãs já perderam a esperança de que isso vá acontecer algum dia, visto que GTA 6 já está em desenvolvimento.

GTA Online está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

1. FIFA 22

Crossplay no FIFA? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar... 🎶 (Foto: Divulgação/EA Sports)

Nem mesmo uma partida de futebol entre amigos de diferentes plataformas está liberada pela EA no FIFA 22. O crossplay não está disponível nem mesmo para usuários da mesma plataforma, mas de gerações diferentes: jogadores de PS5 não podem jogar com de PS4, nem jogadores de Xbox Series X|S podem jogar com os de Xbox One. Isso frustra ainda mais quando lembramos que o jogo beira aos R$ 500 na versão Ultimate (a única edição que oferece upgrade de geração).

No entanto, o assunto já foi discutido entre a equipe da EA Sports, que produz o jogo. Em entrevista de 2018, o diretor criativo, Matt Prior, revelou que a implementação do crossplay “é algo que estamos olhando e estamos sempre conversando”. Ele disse ainda que “existem muitos problemas para resolver” — pelo visto, não foram resolvidos até agora. Será que o crossplay vem no futuro FIFA 23?

FIFA 22 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

Com informações: ConcernedApe, Dexerto, EA, Eurogamer (1, 2), Screen Rant

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.