10 jogos que completam 20 anos em 2022
Por Felipe Goldenboy • Editado por Bruna Penilhas |

Vários jogos famosos e incríveis lançados em 1998 estão completando 20 aninhos de vida em 2022, e nós estamos aqui para lembrá-los de que a idade está batendo na nossa porta. Afinal, quem não lembra de GTA Vice City, Super Mario Sunshine e Kingdom Hearts, por exemplo?
- The Legend of Zelda | 7 jogos da franquia que você precisa conferir
- 9 remakes e remasters de jogos que deram errado
Confira a lista que o Canaltech preparou de jogos que completam 20 anos em 2022 — aproveite para também conferir os games que completam 10 anos em 2022. Lembra de algum outro game? Compartilhe conosco através das redes sociais!
10. Eternal Darkness: Sanity's Requiem
Quem diz que “a Nintendo só faz jogo de criança” está completamente enganado ou não se lembra de Eternal Darkness: Sanity's Requiem. O jogo, exclusivo para o GameCube, é um terror psicológico que acompanha uma garota, Alex Roivas, na mansão do seu falecido avô. No local, ela encontra um livro, encadernado com pele e ossos humanos, escrito por diferentes personagens, e o jogador assume o controle de cada um deles ao decorrer da história.
O principal triunfo foi um inovador sistema de insanidade: uma barra que media a tensão do protagonista. Quando essa barra era preenchida, coisas bizarras aconteciam, como o console fingindo desligar sozinho, o save sendo deletado (isso é aterrorizante em qualquer jogo, não é?), alterações nos controles e até mesmo mortes falsas. Infelizmente, a franquia está na geladeira, mas torcemos para que a Nintendo traga-a de volta algum dia.
9. Warcraft III: Reign of Chaos
Esse jogo já vem com aquele barulhinho de internet discada. Warcraft III: Reign of Chaos, da Blizzard Entertainment, foi um dos RTS (estratégia em tempo real) mais importantes da época, principalmente pela transição do gênero 2D para o 3D. O game também conta com uma história profunda, modo multiplayer online de ponta e uma jogabilidade divertida.
Um remaster, chamado Warcraft III: Reforged, foi lançado em 2020, mas acabou sendo um fracasso de crítica e de público. Por isso, preferimos ficar com a memória clássica e saudosista do antigo.
8. Super Mario Sunshine
Super Mario Sunshine é um dos jogos mais experimentais da franquia. Lançado para GameCube, o título se passa em uma ilha paradisíaca que está sendo infestada por uma gosma poluente.
A principal novidade foi o F.L.U.D.D., um dispositivo capaz de lançar água. Preso nas costas de Mario como uma mochila, o equipamento consegue limpar a ilha, servir como um jetpack e, é claro, derrotar inimigos. No entanto, alguns fãs consideram Sunshine um jogo mediano por conta da dificuldade elevada e pela gameplay não tão divertida.
7. The Elder Scrolls III: Morrowind
The Elder Scrolls é sinônimo de um bom RPG épico, e com Morrowind não foi diferente. O game da Bethesda era bonito e gigantesco para sua época — não à toa, levou vários prêmios de Jogo do Ano. Você personaliza seu personagem à vontade e desbrava a Ilha de Vvardenfell, em Morrowind, um lugar imersivo, repleto de histórias e personagens a serem descobertos.
O jogo também possui duas expansões: Tribunal, que se passa na capital de Morrowind, e Bloodmoon, situado na ilha de Solstheim, próximo à Skyrim, que adicionam mais algumas boas dezenas de horas ao game. Se você jogou o mais recente Skyrim, vale a pena dar uma olhada no seu irmão mais velho caso tenha a oportunidade.
6. Splinter Cell
Tom Clancy’s Splinter Cell, da Ubisoft, coloca você no controle de Sam Fisher, um agente secreto altamente treinado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O gameplay é totalmente focado em stealth, ou seja, o jogador precisa completar missões e extrair informações de maneira totalmente furtiva — isso com um bando de obstáculos e inimigos com inteligência artificial bem poderosa para a época.
Em dezembro de 2021, foi confirmado que um remake do Splinter Cell original está em desenvolvimento pela Ubisoft Toronto, o mesmo estúdio de Splinter Cell: Blacklist. Os jogadores podem esperar visual, performance e jogabilidade melhorados, além de um novo motor gráfico, chamado Snowdrop, que também é usado em The Division e Mario + Rabbids, por exemplo. No entanto, ainda não há previsão de lançamento para o jogo.
5. Resident Evil Zero
Este game se passa antes dos eventos do primeiro Resident Evil, ou seja, é uma prequel. O título revela alguns mistérios que aconteceram na mansão Spencer e conta as origens da Umbrella Corporation, a empresa causadora de toda a destruição de Racoon City.
Durante a jogatina, você alterna entre dois personagens: Rebecca Chambers, integrante da S.T.A.R.S; e o ex-tenente Billy Coen, um fugitivo da justiça condenado à morte. Eles se unem repentinamente após se depararem com uma horda de zumbis. Personagens importantes como o vilão Albert Wesker e o cientista William Birkin marcam presença no game.
4. The Legend of Zelda: The Wind Waker
Não se deixe enganar pelo visual mais cartunesco e infantil de The Wind Waker, pois o game é um dos preferidos dos fãs. O jogo abandona o design mais sério de Ocarina of Time e Majora’s Mask e adota um mundo com cores vibrantes, em uma Hyrule como um continente submerso pela água.
O game introduz um sistema de navegação bem divertido e oferece algumas das melhores dungeons da série até hoje. O problema é que é bem difícil de encontrá-lo à venda: o jogo ganhou uma remasterização para Wii U, mas… quase ninguém tem um Wii U, não é mesmo? Fiquemos no aguardo de um port para Nintendo Switch.
3. Metroid Prime
A série Metroid é conhecida pela sua câmera em 2D, que mostra a protagonista Samus andando para lá e para cá, principalmente, na horizontal. Metroid Prime, porém, deu uma nova cara à franquia, transformando-a em um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) e logo ganhando o status de série derivada — o famoso spin-off.
O último Metroid Prime lançado foi o 3, Corruption, para Wii em 2007. Até existe um Metroid Prime 4 em desenvolvimento, o qual foi anunciado em 2017, mas o título foi adiado por tempo indeterminado em 2019. Será que veremos um novo jogo em breve para Nintendo Switch?
2. Kingdom Hearts
Kingdom Hearts conseguiu fazer uma mistura um tanto improvável: ele junta personagens originais da Square Enix com os da Disney — sim, estamos falando de Mickey, Pato Donald, Pateta, Aladdin, Tarzan, Malévola e tantos outros nomes icônicos.
Um detalhe curioso é que a primeira conversa sobre o jogo aconteceu… em um elevador. Em um certo dia, um produtor da Square Enix encontrou um executivo da filial japonesa da Disney, e aproveitou para dar a ideia. Nem preciso dizer que deu certo, né? O game foi um sucesso de crítica e de público, tornando-se uma das franquias mais aclamadas do gênero de RPG. Eu admito que fico arrepiado só de ouvir a trilha sonora...
1. GTA Vice City
Um dos maiores sucessos do PlayStation 2 (disputando os holofotes com San Andreas), Vice City conta a história do mafioso Tommy Vercetti, um criminoso que acabou de sair da cadeia e já está em busca de poder pela cidade, um lugar paradisíaco inspirado na Miami da vida real.
Esse foi o primeiro jogo da franquia a se passar no passado, mais precisamente na década de 1980. A ambientação colorida e a trilha sonora excelente contribuíam muito para a imersão naquele universo — até tocava Michael Jackson nas rádios! Some isso aos personagens cativantes, a história divertida e as melhorias no gameplay e temos um dos games mais nostálgicos de 20 anos atrás. É uma pena que a versão remasterizada não correspondeu à grandeza do jogo.