17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular

17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 28 de Fevereiro de 2022 às 11h30
Divulgação/Activision Blizzard/Xbox Game Studios/Epic Games

Jogar com amigos de diferentes plataformas é muito divertido; porém, ainda é um recurso em falta em muitos jogos multiplayer. Isso acontece porque é difícil produzir um game que converse com todas as versões ao mesmo tempo, já que todas têm suas próprias regras, protocolos e limitações — e isso, é claro, exige tempo e dinheiro dos desenvolvedores.

Para facilitar sua busca, o Canaltech preparou uma lista com 17 jogos multiplayer que têm crossplay. Isso significa que jogadores de PlayStation podem jogar com os de Xbox, Nintendo Switch, PC, celulares e vice-versa. Caso você lembre de algum outro game, compartilhe conosco através das redes sociais!

17. Among Us

Esse jogo fez o maior sucesso em 2020, durante o início da pandemia de covid-19. Embora o hype por ele tenha esfriado, ainda é um excelente game para reunir os amigos, e a boa notícia é que ele é crossplay entre todas as plataformas. Para quem não sabe, Among Us consiste em descobrir quais são os impostores de um grupo. Os “bonzinhos” precisam cumprir uma série de tarefas para sobreviver, enquanto os “vilões” podem sabotar o local e, claro, matar os colegas.

Among Us está disponível para Android, iOS, PC e Nintendo Switch.

16. Overwatch

Jogo competitivo da Blizzard, Overwatch oferece batalhas de 6x6 jogadores, contando com um elenco de personagens icônicos. Existem três classes diferentes: tanque (especializados em defesa), dano (para ataque) e suporte (protegem e curam os aliados).

O game fez um sucesso tão estrondoso no lançamento, em 2016, que levou o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards. Uma sequência, chamada Overwatch 2, está em desenvolvimento.

Overwatch está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch e PC.

15. Back 4 Blood

Sucessor espiritual de Left 4 Dead, Back 4 Blood é um jogo de tiro cooperativo em que você e seu esquadrão enfrentam zumbis e monstros sanguinários. Apesar da temática sombria, o jogo traz ação desenfreada e caótica, o que pode resultar em bons momentos de diversão.

Uma inovação é o sistema de cartas: em cada rodada, jogadores podem montar seu baralho personalizado, aumentando a quantidade de energia do grupo ou aplicar modificadores aos ataques e armas, por exemplo.

Back 4 Blood está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

14. Dead by Daylight

Dead by Daylight é um jogo 4 contra 1 em que um grupo de sobreviventes precisa reparar geradores para escapar de um monstro. Você pode jogar como sobrevivente ou assassino, e escolher um dos vários personagens disponíveis — alguns vindo de crossovers com franquias famosas, como Resident Evil e Stranger Things, por exemplo.

Dead by Daylight está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC, Android e iOS. No entanto, o crossplay não está disponível no mobile.

13. Farming Simulator 22

O simulador de fazenda que fez mais sucesso que Battlefield 2042 tem um modo multiplayer com crossplay. Ao invés de construir, cuidar e lucrar de sua fazenda sozinho, é possível fazer isso em grupo: caso o servidor seja hospedado por um jogador de PC, até 16 pessoas podem jogar juntas; se for de console, até seis.

Farming Simulator 22 está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

12. Knockout City

Você já jogou queimado na escola? Pois é: Knockout City transforma essa brincadeira em uma competição maior, mais colorida e mais frenética. Você e seu grupo podem utilizar poderes e bolas especiais — ou você mesmo pode se transformar em uma bola — para atingir jogadores rivais e marcar pontos.

Knockout City está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch e PC.

11. No Man’s Sky

Após um lançamento conturbado, No Man’s Sky se tornou um dos queridinhos dos fãs de exploração e ficção científica. No jogo, é possível viajar por 18 quintilhões de planetas diferentes, gerados aleatoriamente por uma fórmula matemática — e sim, cada um destes plantas possui características únicas, como temperatura, solo, formações rochosas e mais.

No Man’s Sky está disponível para PS4, Xbox One e PC. Em breve, o jogo deve chegar ao Nintendo Switch.

10. Riders Republic

O game é uma disputa frenética entre motos, paraquedas, BMXs, snowboards e outros esportes radicais, que competem em corridas e arenas. As partidas têm até 64 jogadores simultâneos, e muitas intercalam vários esportes em uma só rodada.

Mas caso você não esteja interessado em adrenalina no momento, é possível também apenas passear por parques nacionais americanos como Yosemite, Zion e Bryce Canyon, por exemplo.

Riders Republic está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

9. Genshin Impact

Alô, fãs de gacha! Genshin Impact é um RPG de mundo aberto que tem muitas semelhanças com The Legend of Zelda: Breath of the Wild — muitos jogadores o chamaram de “cópia” na época em que foi lançado.

Nesse jogo da empresa chinesa miHoYo, você explora o vasto continente de Teyvat, onde incontáveis criaturas e personagens possuem o poder de controlar elementos da natureza. O jogador acompanha a trama de um par de gêmeos viajantes, vindos de outro mundo, separados por deuses estranhos.

Genshin Impact está disponível de graça para PS4, PS5, PC, Android e iOS.

8. Brawlhalla

Seria este o Super Smash Bros. da Ubisoft? Neste jogo de luta 2D, o objetivo é jogar o oponente para fora do mapa utilizando ataques e armas especiais. Quanto mais tempo a luta dura, mais fortes os combatentes se tornam e, portanto, mais propensos de serem arremessados eles ficam.

Brawlhalla está disponível de graça para PC, PS4, Xbox One e Switch.

7. Rocket League

Misture futebol e carros, e você tem Rocket League. Em partidas de até 3x3, cada jogador controla um carro customizado, e o objetivo é marcar o maior número de gols para vencer — e é claro que jogar futebol com carros não é nada fácil.

Rocket League está disponível de graça para PS4, Xbox One, Switch e PC.

6. Spellbreak

Spellbreak coloca você na pele de um mago, que usa feitiços em vez de armas. O jogador escolhe uma das classes disponíveis, cada uma com um estilo próprio de gameplay, e usa a criatividade para combinar diferentes elementos para atacar, como fogo, eletricidade e mais.

Spellbreak está disponível para PS4, Xbox One, Switch e PC.

5. Apex Legends

Este é um battle royale de tiro em primeira pessoa da Electronic Arts, produzido pela Respawn Games, os mesmos criadores de Titanfall. É possível jogar partidas clássicas de 60 pessoas, batalhas de 3x3 em Arenas e vários outros modos de tempo limitado. O game também recebe atualizações frequentes, as quais adicionam conteúdos e personagens novos.

Apex Legends está disponível de graça para Xbox One, PS4, PC e Switch.

4. Call of Duty: Warzone

Mais um battle royale para a lista, mas no universo do sucesso Call of Duty. No game, 150 pessoas se enfrentam em combates frenéticos, todos de tiro em primeira pessoa. O objetivo é você ou seu esquadrão serem os últimos a ficarem de pé.

Call of Duty: Warzone está disponível de graça para PS4, PS5, Xbox One, PC, Xbox Series X|S e PC.

3. Fortnite

E se estamos falando de battle royales com crossplay, é impossível não citar Fortnite nesta lista. O objetivo é o mesmo que você já espera: ser o único combatente ou esquadrão vivo até o fim da partida.

No entanto, o game não se limita a trocação de tiros: o game recebe shows com artistas internacionais e tem também um Modo Criativo, em que usuários podem criar seus próprios mapas à vontade, e compartilhá-los com outros jogadores gratuitamente. Além disso, o jogo também faz crossovers com empresas e franquias famosas, como Marvel, Star Wars e até Naruto.

Fortnite está disponível de graça para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC e Android.

2. Pokémon UNITE

É quase um League of Legends, só que com Pokémon. Trata-se de um MOBA (sim, o jogo é apelidado de “Pokémoba”), em que os jogadores se enfrentam em batalhas de 5 contra 5 que duram cerca de 10 minutos. O objetivo é marcar pontos nas bases inimigas até destruí-las.

Cada treinador pode escolher um Pokémon para ser seu personagem durante a partida, cada um com suas próprias habilidades, características e função. Novos monstrinhos são adicionados frequentemente, trazendo tanto personagens de antigas quanto novas gerações.

Pokémon UNITE está disponível de graça para Switch, Android e iOS.

1. Minecraft

Um dos games mais populares da história, Minecraft tem um modo multiplayer. Nele, você e seus amigos podem explorar o mundo aberto, construir coisas únicas e terminar tarefas difíceis juntos.

Minecraft está disponível para PS4, Xbox One, Switch, PC, Android e iOS. Porém, vale ressaltar que o crossplay com o PC não funciona na “Java Edition”, apenas com a “Bedrock Edition”, a mesma presente em todas as outras plataformas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.