8 jogos anunciados há anos que precisam dar sinal de vida em 2026
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Muitos fatores fazem com que estúdios e empresas anunciem seus jogos com muita antecedência: evitar vazamentos e cancelamentos, atrair investimento externo e até impulsionar a venda de consoles. A indústria está repleta de casos de vaporware, "anúncios fantasmas" que simplesmente desaparecem anos após a revelação.
- 10 jogos esquecidos que definitivamente merecem uma sequência
- 7 jogos lançados em 2025 que já caíram no esquecimento
Temos uma lista imensa de jogos e projetos que se encaixam na categoria, mas muitos títulos anunciados há anos, e que não recebem novidades expressivas, seguem sendo confirmados como "em desenvolvimento" por suas respectivas publishers ou desenvolvedoras.
O Canaltech reuniu oito jogos anunciados há anos que precisam dar sinal de vida em 2026. Para a grande maioria, confirmou-se várias vezes a produção, mas os títulos não recebem sequer um gameplay propriamente dito.
8. Prince of Persia: The Sands of Time Remake
Anunciado em 2020, o remake de Prince of Persia: The Sands of Time pode ser considerado um verdadeiro milagre na indústria. Isso porque o jogo tinha lançamento previsto para 2021, mas sofreu diversos adiamentos e até a transferência do desenvolvimento da Ubisoft Pune e Ubisoft Mumbai para a Ubisoft Montreal.
Neste ano, a Ubisoft revelou que planeja lançar o remake de Prince of Persia: The Sands of Time no fim do ano fiscal 25/26, que se encerra em 31 de março. Já rumores divulgados por Tom Henderson, do Insider Gaming, apontam para um lançamento em janeiro de 2026. Se a janela for confirmada, temos um impasse: a Ubisoft não compartilhou nada sobre o jogo além do fato de que ele segue em desenvolvimento.
7. Project: MARA
A Ninja Theory tornou-se referência quando o assunto é tecnologia e gráficos de alta qualidade sob o guarda-chuva da Microsoft, mostrando todo o seu arsenal em Senua's Saga: Hellblade II. No entanto, há outro projeto que simplesmente desapareceu após o anúncio em 2020: o Project: MARA.
Este projeto misterioso pode ser considerado um "irmão" de Hellblade, visto que ambos dividem a mesma abordagem sobre transtornos mentais. Um deles gira em torno de uma guerreira celta com psicose; o outro é um horror minimalista, mais pé no chão, ambientado em um pequeno apartamento.
Dificilmente veremos o lançamento de Project: MARA em 2026, visto que o jogo nem sequer possui um nome oficial. Vale lembrar que três títulos do Xbox anunciados em períodos próximos ao projeto da Ninja Theory foram cancelados recentemente: o reboot de Perfect Dark, Everwild e Contraband. Esse histórico desfavorável acende um alerta sobre o futuro de Project: MARA.
6. Fairgames
A odisseia da Sony no segmento de jogos como serviço segue a todo vapor. Apesar do fracasso retumbante de Concord e do baixo desempenho de Destiny 2, o sucesso de Helldivers 2 parece ter mantido o PlayStation no páreo. Fairgames é um desses projetos que podem vir a ruir em breve.
Fairgames é um heist shooter live service anunciado em 2023, no mesmo dia em que recebeu seu último trailer cinematográfico. O título está sendo desenvolvido pela Haven Studios e tem janela de lançamento para PC e PlayStation 5 prevista para o outono de 2026.
Desde seu anúncio, Fairgames não deu sinais de vida, mas colecionou péssimas notícias. A fundadora da Haven, Jade Raymond, deixou o estúdio este ano, seguida pelo diretor do jogo, Daniel Drapeau. A situação levantou rumores sobre um possível cancelamento, por isso, seria prudente que a Sony se manifestasse sobre o estado do projeto em 2026.
5. Judas
Judas é um novo FPS com forte inspiração em BioShock — afinal, estamos falando de duas IPs criadas por Ken Levine, que agora dirige a Ghost Story Games. O título é facilmente um dos jogos com mais atualizações recentes desta lista, mas passou despercebido em 2025.
Judas foi anunciado no The Game Awards 2022 e chamou a atenção justamente por sua semelhança com BioShock, mas, desta vez, ambientado no espaço. O título tinha janela de lançamento prevista para março deste ano, mas acabou passando do prazo sem novas atualizações sobre o lançamento.
Em 2025, Judas contou com pequenas atualizações de desenvolvimento, mas nada sobre uma data oficial. O ano que vem pode ser uma excelente pedida para atualizar o jogo com um novo trailer e finalmente sair desse estado de "vivo, porém sumido".
4. BioShock 4
Se estamos falando de Judas, não podemos deixar de fora BioShock 4. Diferente de seu "irmão mais novo", o quarto título da franquia está em um estado mais delicado e desconhecido. O jogo foi anunciado pela 2K em 2019 e, desde então, não vimos sequer um mísero trailer do FPS.
BioShock 4 está em desenvolvimento pelo estúdio Cloud Chamber, que assumiu a produção em 2017, mas uma reportagem de Jason Schreier apontou que o projeto existe desde 2014. A Cloud Chamber sofreu uma reestruturação após o título ser desaprovado em uma revisão interna da 2K, levando o ex-chefe de Diablo, Rod Fergusson, à liderança do estúdio para colocar as coisas em ordem.
Sem dúvida, este é um dos projetos mais críticos da indústria e que precisa mostrar sinais de vida além das promessas de The executivos.
3. The Elder Scrolls VI
The Elder Scrolls VI é um caso curioso de anúncio prematuro da Bethesda. A sequência de Skyrim foi revelada em 2018 com um pequeno teaser de pouco menos de 40 segundos. Desde então, pouco se sabe sobre o projeto ou gameplay, mesmo após mais de sete anos do anúncio.
Todd Howard indicou que podemos ter um shadow drop do RPG massivo, mas que seu lançamento não está tão perto quanto pensávamos. Uma data de lançamento definitiva parece algo complexo para jogos deste escopo, a exemplo de GTA VI, que já sofreu diversos adiamentos.
O grande problema aqui é que não recebemos nenhum material relevante desde 2018. Por que não sonhar com um gameplay em 2026?
2. Star Wars Eclipse
Os fãs de Star Wars foram bem servidos no The Game Awards 2025, com os anúncios de Star Wars: Fate of the Old Republic e Star Wars: Galactic Racer; no entanto, outro projeto baseado na franquia da Lucasfilm segue sem grandes atualizações.
Estamos falando de Star Wars: Eclipse, jogo de ação e aventura ambientado na Era da Alta República, desenvolvido pela Quantic Dream (Detroit: Become Human).
O título promete uma narrativa ramificada com diversos personagens únicos. Anunciado no TGA 2021 com um trailer cinemático, o jogo segue sem novidades palpáveis. A Quantic Dream confirmou que o projeto segue em produção, o que torna 2026 uma janela ideal para novidades.
1. Beyond Good & Evil 2
A Ubisoft retorna à lista com Beyond Good & Evil 2, título que ocupa o posto de "mais amaldiçoado" da indústria. O jogo é uma prequela de ação e aventura anunciada originalmente em 2008 e reanunciada em 2017, chegando a ganhar uma demonstração comentada em 2018.
Desde então, o título não recebe atualizações expressivas, apenas lembretes de que segue em desenvolvimento, além de reportagens sobre a saída de desenvolvedores. Uma chama reacendeu a esperança em 2024, quando a Ubisoft lançou a 20th Anniversary Edition do primeiro jogo.
Apesar disso, pouco se sabe sobre a prequela, que tomou o lugar de Duke Nukem Forever como o jogo AAA com o maior tempo de desenvolvimento da história pelo Guinness Book em 2022.
Leia também no Canaltech: