Publicidade

Fim da mídia física? Discos representam apenas 3% da receita do PlayStation

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A Sony revelou em seu mais recente relatório financeiro, divulgado nesta segunda-feira (15), que as vendas de jogos em mídia física no PlayStation representaram apenas 3% da receita total com softwares durante o ano de 2024.

O número está ainda mais baixo do que foi divulgado em 2020, quando foi notado que as versões em disco eram responsáveis por 6% de toda a arrecadação. 

De acordo com o documento da Sony, os hardwares PlayStation representam 24% da receita obtida no ano de 2024. Já a venda de jogos digitais constitui 20% do que foi arrecadado — um número amplamente maior que as mídias físicas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Porém, o maior número que o PlayStation teve de retorno financeiro foi com DLCs e expansões. Os conteúdos adicionais são responsáveis por 29% da receita total da sua plataforma gaming, o que explica a insistência da Sony neste modelo.

É importante mencionar que além da falha de Concord, a companhia tentou focar em microtransações com diversos outros títulos: Helldivers 2, Destiny 2, Gran Turismo 7 e MLB The Show 25. Além disso, continua em desenvolvimento o multiplayer Marathon. 

Serviços e assinaturas, como a PS Plus, representaram 14% de toda a receita — uma queda em comparação aos 17% vistos em 2020. Porém, o número de usuários ativos aumentou em 14% e isso é visto de maneira positiva.

Ascensão dos jogos digitais no PlayStation

Com os números apresentados, é fácil notar a razão pela qual Sony e Microsoft têm dificultado o acesso aos seus consoles com leitor de disco. Mesmo que o PS5 com o acessório venda em todos os lugares, a versão digital do PlayStation 5 segue como a mais vendida e com preço acessível.

Já o Xbox Series X tomou um “chá de sumiço” e não é encontrado em lugar algum para venda. Em contrapartida, o Series S continua em alta e ao menos traz custos menores de produção — o que pode aliviar o impacto financeiro que a companhia tem com suas vendas.

Rumores indicam que a Sony vai manter este padrão no PlayStation 6, com um modelo sem leitor de disco disponível desde o lançamento (o acessório, supostamente, será opcional). Mesmo sem apelo popular, ao menos os dados mostram que é um caminho que não prejudicará as vendas gerais. 

Continua após a publicidade

Sony não teve jogos impactantes em 2024

Outro detalhe relevante é que, durante o ano de 2024, a Sony teve poucos jogos lançados que justifiquem um grande aumento de vendas — seja nas versões físicas ou digitais.

Da companhia, se destacaram A Ascensão do Ronin, Astro Bot e Helldivers II. Ainda que aclamados, eles não têm a força de grandes franquias como God of War, Spider-Man e The Last of Us. Ou seja, sem grandes lançamentos first-party, suas versões físicas não alcançariam uma margem alta. 

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: 

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*