Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Executivos da PlayStation e Xbox reagem a escândalos da Activision Blizzard

Por| Editado por Bruna Penilhas | 18 de Novembro de 2021 às 19h23

Link copiado!

Reprodução/Montagem/Canaltech
Reprodução/Montagem/Canaltech

Depois que o The Wall Street Journal apurou que o CEO da ActivisionBlizzard, Bobby Kotick, estava envolvido e fazia vista grossa dos diversos casos de assédio na empresa (denunciados desde julho deste ano ), os líderes da PlayStation e da Xbox se pronunciaram sobre o caso que veio à tona na última quarta-feira (17).

PlayStation

Já no mesmo dia, Jim Ryan, CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, enviou um e-mail aos funcionários da empresa, dizendo que ele e seu superior estavam “desanimados e francamente chocados ao ler” sobre a incompetência da Activision em lidar com uma “cultura profundamente radicada de discriminação e assédio”.

Continua após a publicidade

A Bloomberg teve acesso ao e-mail e destaca também que os executivos da divisão PlayStation entraram em contato com a empresa acusada para entender como eles pretendem lidar com o caso. “Não acreditamos que suas declarações de resposta abordam adequadamente a situação”, comentou Ryan no fim do e-mail.

A fabricante de consoles e a desenvolvedora tem um relacionamento próximo e acordos de marketing, especialmente nos jogos da franquia Call of Duty. No caso de Vanguard, o game mais recente da série, há conteúdos exclusivos no PS4 e PS5.

Xbox

Continua após a publicidade

A Bloomberg também teve acesso ao e-mail enviado por Phil Spencer, responsável pela divisão gamer da Microsoft, aos funcionários do Xbox. Na mensagem, ele afirmou que está “reavaliando todos os aspectos do relacionamento com a Activision Blizzard e fazendo ajustes proativos contínuos”.

Tanto o chefe de Xbox quanto os demais executivos disseram estar “profundamente perturbados pelos eventos e ações horríveis" e que “esse tipo de comportamento não tem lugar em nossa indústria [de games]”.

Acionistas, ex-funcionários e fãs também criticam

Continua após a publicidade

Desde o começo das denúncias, centenas de colaboradores da Activision Blizzard assinaram uma petição exigindo a demissão de Bobby Kotick e também protestaram contra o posicionamento da empresa. Além disso, um pequeno grupo de acionistas, que detém cerca de 4,8 milhões de ações da empresa, pediu a renúncia de Kotick antes do final de 2021.

No entanto, as únicas pessoas que manifestaram apoio ao CEO são os membros do conselho da Activision.

O que diz a Activision Blizzard?

Através de sua assessoria, eles já disseram que “respeitam todos os comentários de nossos valiosos parceiros e estamos nos envolvendo ainda mais com eles” e que mudanças têm sido feitas nas últimas semanas. “Estamos comprometidos com o trabalho de garantir que nossa cultura e local de trabalho sejam seguros, diversificados e inclusivos. Sabemos que vai demorar, mas não vamos parar até que tenhamos o melhor local de trabalho para nossa equipe”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Eles também afirmam que estão confiantes com a posição de Bobby Kotick na empresa.

Fonte: Bloomberg (1),(2)