Publicidade

E3 2023 está oficialmente cancelada

Por| 30 de Março de 2023 às 18h28

Link copiado!

Imagem: Divulgação/E3
Imagem: Divulgação/E3

A E3, um dos eventos de games mais importantes do mundo, não acontecerá mais em 2023. O evento, tradicionalmente agendado para junho, foi oficialmente cancelado pela ESA e sua parceria ReedPop nesta quinta-feira (30).

A E3 2023 marcaria o retorno triunfal da feira ao formato presencial após três anos, por conta da pandemia de covid-19. Em comunicado interno obtido pela IGN, os organizadores apontam que "não foi possível reunir o interesse necessário para executar [o projeto] de uma maneira que representasse o tamanho, força e impacto da nossa indústria".

Continua após a publicidade

Posteriormente, o cancelamento foi confirmado por meio uma declaração pública de Kyle Marsen-Kish, vice-presidente global de games na ReedPop:

"Esta foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que nós e nossos parceiros fizemos para fazer este evento acontecer, mas nós tivemos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3. Apreciamos e entendemos que empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontos e que desafios de recursos fizeram estar na E3 um obstáculo impossível de contornar. Para aqueles que se comprometeram pela E3 2023, lamentamos que não pudemos organizar a vitrine que vocês merecem e esperam da experiência da ReedPop com eventos".

Para quem acompanhou as notícias mais recentes sobre a E3, o cancelamento não chega a ser uma surpresa, já que grandes empresas já haviam deixado a feira de lado. Nintendo e Sony já tinham desistido do evento em anos anteriores e, em 2023, a Microsoft confirmou que não teria presença física, embora tivesse planos para um evento digital. A Ubisoft também cancelou sua participação, e EA já não tinha estande próprio há vários anos. Sega e Tencent foram as últimas companhias a anunciar suas desistências.

Apesar do desinteresse da indústria, os comunicados publicados até o momento deixam espaço para realização de novas E3 no futuro, mas não falam se há planos para um evento já em 2024.

Continua após a publicidade

De qualquer maneira, o momento não é bom. Em 2020, a feira foi cancelada diante da preocupação com a pandemia. Já em 2021, o evento presencial não ocorreu, mas houve uma experiência virtual. Em 2022, houve novo cancelamento, que agora se repete em 2023.

Esta seria a primeira E3 organizada em parceria com a ReedPop, empresa responsável por vários grandes eventos de cultura pop nos Estados Unidos, incluindo a PAX e a New York Comic Con. O novo formato abraçaria de vez o público, com a divisão entre os dias voltados para membros da indústria — incluindo a imprensa — desenvolvedores e investidores, além dos dias abertos a todos os fãs.

Para quem via a E3 apenas como um momento do ano para conferir várias apresentações de trailers e gameplays de novos títulos, ainda há alguma esperança. Em 8 de junho acontece o Summer Game Fest, evento organizado pelo jornalista Geoff Keighley que, desde 2020, tenta preencher o vácuo da E3. Além disso, é bastante provável que as grandes empresas do setor continuem organizando suas apresentações próprias.

Fonte: IGN