Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dragon Age 4 está na metade da produção, afirma BioWare

Por| 23 de Fevereiro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/BioWare
Divulgação/BioWare

Nesta quarta-feira (23), a BioWare divulgou breves informações sobre o desenvolvimento de dois jogos muito aguardados: Dragon Age 4 e Mass Effect 5. Ambos os games não possuem títulos oficiais ou datas de lançamentos, mas estão em produção há alguns anos pelo estúdio canadense.

Em publicação oficial, o chefe da BioWare, Gary McKay, afirma que o novo Dragon Age está na metade da produção. Para deixar mais claro aos fãs o que isso significa, ele explicou como funciona cada fase de desenvolvimento de um game:

"Primeiro, há as fases de conceito e pré-produção, quando a equipe trabalha em visões criativas para o jogo e começa a construir as bases técnicas — basicamente, criando o criando o projeto conceitual e tecnológico do game. Iteração e flexibilidade são fundamentais aqui, porque as ideias e a mecânica do jogo são propostas, testadas e refinadas. Após a conclusão do projeto, a fase de produção é iniciada. A produção tem tudo a ver com a execução do projeto: pegar as ideias e transformá-las em um game funcional. Eventualmente, a equipe chega ao Alpha e depois ao Beta, momento em que o polimento acontece e as coisas mais especiais ganham vida."
Continua após a publicidade

Como a fase de produção de Dragon Age 4 não foi concluída, ainda há um longo caminho pela frente — imaginar um lançamento para o final de 2023, como sugerem alguns rumores, é mais plausível. McKay completa: "O projeto foi concluído no ano passado, então agora estamos focados em construir a nossa visão: criar ambientes incríveis, personagens profundos, gameplay forte, roteiro impactante, cinematográficas emocionais — e muito mais. O projeto do game está bem compreendido e a equipe está focada".

Sobre o próximo Mass Effect, que foi revelado durante o The Game Awards 2020, a declaração da BioWare é bem mais vaga, mas sugere que o game ainda está em fase de pré-produção:

"E, claro, também estamos trabalhando no próximo Mass Effect. A equipe liderada por Mike Gamble é composta por desenvolvedores veteranos, bem como algumas pessoas novas e realmente talentosas. Eles estão prototipando ativamente novas ideias e experiências. Os jogos AAA de nova geração levam muito tempo para serem feitos — e sabemos que os nossos fãs podem querê-los o quanto antes. Mas a nossa prioridade número um precisa ser a qualidade, e isso simplesmente demanda tempo."
Continua após a publicidade

Saída de Christian Dailey

McKay ainda aproveitou a publicação para anunciar a saída de Christian Dailey da BioWare. Ele entrou no estúdio em 2018 e estava trabalhando como produtor executivo no novo Dragon Age. "A indústria de jogos está sempre mudando e, às vezes, as pessoas querem experimentar coisas novas — nós entendemos, mas sentiremos falta dele como amigo e como colega de trabalho", escreveu o chefe da empresa.

Essa não é a primeira grande perda para a BioWare e para a equipe de Dragon Age. Em 2021, o diretor criativo sênior, Matthew Goldman, deixou o estúdio após 19 anos. Em 2020, foi a vez de outros nomes importantes saírem da empresa: Casey Hudson e Mark Darrah, que ocupavam os cargos de gerente geral e produtor executivo, respectivamente.

Continua após a publicidade

Atualmente, Mac Walters é o diretor de produção do novo Dragon Age. Ele liderou o desenvolvimento da recente coletânea Mass Effect Legendary Edition e tem uma relação de 18 anos com a BioWare. A direção do game está nas mãos de Corrine Busche, que trabalhou 15 anos na Electronic Arts. Benoit Houle é o diretor de desenvolvimento de produto e já trabalhou em todos os jogos da franquia.

Os últimos anos conturbados da BioWare

Mass Effect e Dragon Age tiveram grandes momentos de glória na história dos videogames. A trilogia da saga espacial, protagonizada por Comandante Shepard, é uma das franquias mais adoradas do mundo e referência quando o assunto é games narrativos com escolhas. Dragon Age: Origins elevou o nível de credibilidade do estúdio, e o jogo mais recente, Dragon Age: Inquisition, venceu vários prêmios de Jogo do Ano em 2014.

Continua após a publicidade

Entretanto, os últimos lançamentos da BioWare enfrentaram muitas polêmicas e decepcionaram os fãs. Apesar dos elogios, Inquisition teve um desenvolvimento extremamente conturbado, com a falta de organização do estúdio gerando problemas para os funcionários. Em 2017, foi a vez de Mass Effect: Andromeda chegar ao mundo com uma estreia problemática. O quarto jogo da franquia (e o primeiro sem Shepard) não chegou aos pés dos antecessores por conta dos inúmeros bugs e problemas visuais — desde então, muitas correções aconteceram, é claro, mas a decepção já estava cravada entre os fãs.

Em 2019, a BioWare lançou uma franquia inédita chamada Anthem. Apesar do potencial, o game foi um fracasso: muitos bugs, problemas nos servidores, mecânicas superficiais e conteúdo repetitivo. Os fãs que um dia glorificaram a BioWare estavam confusos com mais uma decepção. O que aconteceu com o estúdio?

Não há dúvidas de que a BioWare enfrentou momentos complicados e questionáveis nos últimos anos, seja na execução dos jogos ou na organização interna. A gerência da Electronic Arts, sedenta por jogos como serviço, deve ter influenciado tudo o que aconteceu. Pelo menos, agora, parece que o estúdio não está com pressa para lançar os próximos games de suas maiores franquias. Será que a redenção vem aí?

Continua após a publicidade

Fonte: Blog da BioWare