Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mass Effect 5 pode usar Unreal Engine; veja por que é uma boa ideia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 06 de Setembro de 2021 às 11h01

Link copiado!

Reproduçã/GamesBeat
Reproduçã/GamesBeat

O desenvolvimento de Mass Effect 5 está em fase inicial, de modo que a BioWare está cogitando parar de usar o Frostbite, motor gráfico da Electronic Arts, e voltar para o Unreal Engine. A ferramenta da Epic Games foi usada pelo estúdio em jogos anteriores da série e em outras franquias.

A suspeita da troca de software começou quando uma vaga de Technical Director (cargo cuja função é ser responsável pelo sucesso e entrega de um produto) apareceu no site da EA com "experiência com Unreal Engine 4 ou superior é uma vantagem" na parte de requisitos.

Continua após a publicidade

Jeff Grubb, repórter do GamesBeat, confirmou com fontes próximas que essa vaga é para as tecnologias do novo Mass Effect, e isso "inclui potencialmente substituir o motor Frostbite interno da EA pelo Unreal". Ao que parece, a desenvolvedora não está conseguindo se adaptar e acredita que a ferramenta própria ficará obsoleta em pouco tempo.

O barato que sai caro para a EA

O Frostbite foi criado pela DICE para os jogos da franquia Battlefield, em 2008. Além do FPS, jogos de séries como FIFA, Need for Speed e Star Wars usam a engine prioritária, mas a BioWare não se deu bem com ele. O primeiro uso foi com Dragon Age: Inquisition, e posteriormente com Anthem e Mass Effect: Andromeda.

Continua após a publicidade

O estúdio canadense enfrentou diversos problemas na hora de se adaptar ao novo motor gráfico, principalmente na ambientação dos jogos. Anthem foi o mais problemático, tendo um lançamento conturbado por bugs e com poucos conteúdos. NPCs do jogo também eram problemáticos e só se moviam quando o jogador se aproximava.

De acordo com reportagem do Kotaku publicada em 2019, por ser uma tecnologia criada inicialmente para ser usada em jogos de tiro, o Frostbite não oferecia todos os recursos necessários para o desenvolvimento de um jogo de mundo aberto. Por isso, os devs da BioWare precisaram produzir recursos na ferramenta enquanto desenvolviam os jogos. Na época, um dos funcionários comparou a situação com "criar os trilhos de um trem em movimento".

Atualmente, a BioWare está trabalhando em Dragon Age 4, que não deve chegar antes de 2023. Considerando a dedicação ao RPG medieval e também os problemas em encontrar o motor gráfico adequado, Mass Effect 5 deve aparecer só em 2025.

Continua após a publicidade

Fonte: GamesBeatIGN, Kotaku, EA Jobs