Dilema da próxima geração: PC será "freio de mão" dos jogos do PS6
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Um vídeo publicado nesta quarta-feira (17) aponta que os jogos de PlayStation 6 sofrerão limitações pelos ports para PC. Segundo o diretor de arte do estúdio Massive Damage, Bryan Heemskerk, este será um desafio que os desenvolvedores terão de superar na próxima geração de consoles.
- 10 franquias que queremos de volta no PlayStation 6
- 8 erros que a Sony não pode cometer no PlayStation 6
No podcast Broken Silicon, do canal Moore’s Law is Dead, Heemskerk diz que terá de ser levado em consideração diferentes configurações de sistema, GPUs e outros componentes de entrada, disponibilidade de hardwares nas lojas e outros fatores para produzir as principais experiências.
Para que os ports para PC não sofram, desenvolvedores podem optar por não atingir o ápice dos limites do hardware do PlayStation 6. Ele usa como exemplo Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, versão atual de um jogo que levou o PS2 ao seu potencial máximo, mas não repete isso hoje em dia.
Em contrapartida, Death Stranding 2: On the Beach utiliza toda a capacidade do PlayStation 5 (sem mencionar as melhorias do PS5 Pro) e eles creem que deve demorar a receber uma versão para computadores.
PlayStation 6 não sofrerá com console portátil
Bryan Heemskerk aponta que, apesar dos PCs terem a possibilidade de limitar o PlayStation 6, o mesmo não será visto pelo console portátil da Sony — atualmente chamado de PlayStation “Canis” (nome provisório).
O diretor de arte diz que não será uma grande dificuldade reduzir a escala dos jogos do console de mesa para a versão compacta, já que tecnologias como o DLSS auxiliam nesta questão. Como a próxima geração contará com o PSSR e o AMD FSR 4, isto não representa um grande desafio.
Ele cita o exemplo de Street Fighter 6, que parece melhor no Nintendo Switch 2 do que no Xbox Series S — graças ao upscaling. Graças a isso, ele acredita que o impacto entre o PlayStation 6 e o PS “Canis” será menor do que o visto entre o Xbox Series X e o Series S.
Vazamentos já apontam que o Canis terá componentes mais poderosos do que o ROG Xbox Ally, porém o lançamento de novos modelos no futuro com maior desempenho não é descartado. Ou seja, tanto nos consoles de mesa quanto nos portáteis a disputa poderá ser bem acirrada nos próximos anos.
Leia também no Canaltech: