Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desencoste é um jogo brasileiro sobre vacinação

Por| Editado por Bruna Penilhas | 17 de Agosto de 2021 às 18h31

Link copiado!

Dyxel Gaming
Dyxel Gaming

Há algo que o brasileiro não perde nunca: o humor. Com o avanço da vacinação no território nacional, o estúdio de jogos eletrônicos NebulaDreams, em parceria com a Dyxel Gaming, lançou Desencoste. O game traz como protagonista Ariel, profissional de enfermagem que tem a missão de lançar doses de vacina nos "tupinivikings", transformando-os no "Desencoste", jacaré cujo nome faz alusão a uma famosa grife de vestuário.

O jogo é o primeiro título da NebulaDreams, estúdio de São Paulo que conta com uma equipe diversa, composta por desenvolvedoras mulheres, pessoas pretas e da comunidade LBTQIA+. O nome do estúdio traz a essência contrastante das nebulosas, nuvens de matéria interestelar que são gigantes e leves ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Desencoste apresenta um visual infantil, baseado na estética chibi a partir do 3D Low Poly. No entanto, um olhar mais aguçado na narrativa revela a complexidade da crítica social sobre os negacionistas da vacinação. Para Renato Rodnik, produtor e programador do estúdio, o Desencoste tem uma função social importante no engajamento para a campanha de vacinação. O uso de memes na narrativa foi a estratégia adotada.

“O tema é sério, mas precisa ser tratado de uma forma mais divertida para aproximar as pessoas. Como dizia o ator Paulo Gustavo, rir é resistência. E se o jogo conseguir salvar vidas, já é uma vitória”, explica Rodnik em comunicado sobre o game. 

Com mecânicas simples, bastando mover a protagonista e acertar as doses de vacina, o jogo dá ao participante um tempo específico para vacinar todos os personagens no mapa, que precisam receber duas doses para completarem a transformação. A versão demo de Desencoste é composta por três fases e está disponível gratuitamente para PC no portfólio Dyxel. 

Continua após a publicidade