Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores de Cyberpunk 2077 trabalharão 6 dias semanais para terminar jogo

Por| 01 de Outubro de 2020 às 10h53

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/CD Projekt Red)
(Imagem: Divulgação/CD Projekt Red)

Os desenvolvedores de Cyberpunk 2077 entraram em um regime de trabalho de seis dias semanais para terminar o game em tempo para o lançamento em novembro. A decisão, como aponta o diretor da CD Projeck Red, Adam Badowski, é “completamente o oposto” do que prometia a companhia no ano passado.

A informação vem do jornalista da Bloomberg, Jason Scheirer, que recebeu e-mails de funcionários da empresa denunciando a prática conhecida como “crunch”. Segundo as fontes de Scheirer, os empregados estão sendo estimulados a trabalhar também mais um dia no final de semana para garantir a qualidade do jogo que será lançado em novembro.

A decisão foi confirmada pelo próprio Badowski em nota ao site: “Começando hoje, o estúdio está a todo vapor”, escreveu aos funcionários. Depois, ele explicou que isso significava mais horas de trabalho, incluindo um dia do final de semana. Pela lei trabalhista polonesa, onde está a sede da CD Projekt Red, é obrigatória remuneração dos funcionários.

Continua após a publicidade

Badowski confirmou também ao jornalista que este não era o plano da companhia. “Eu assumo totalmente a consequência negativa desta decisão. Eu sei que esta é a direção completamente oposta do que havíamos dito sobre crunch. É também uma direção oposta ao que eu pessoalmente fui criado para acredita, que o crunch nunca deveria ser a resposta. Mas nós já ultrapassamos todas as outras formas de lidar com a situação”, explicou. Segundo o diretor, o tempo extra será direcionado para polir e corrigir os bugs no game.

A prática de trabalhar além das corriqueiras oito horas de trabalho, sem folgas nem finais de semana é tão enraizado na cultura de desenvolvimento de jogos que tem até um termo para isso: crunch time. Segundo Jason Scheirer em seu livro Sangue, Suor e Pixels, a palavra não tem exatamente uma origem concreta, mas é associada à onomatopeia relativa ao som de ranger os dentes, em um momento de grande estresse. O termo também significa “triturar” na tradução direta.

Depois de adiamentos, Cyberpunk 2077 está agendado para lançamento no PC, PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia em 19 de novembro. O game também será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X em 2021.

Fonte: Bloomberg