Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crash Bandicoot: os 6 melhores jogos da franquia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 13 de Setembro de 2021 às 19h33

Link copiado!

Divulgação/Universal Interactive
Divulgação/Universal Interactive
Tudo sobre Activision

A franquia Crash Bandicoot completou 25 anos de existência na última quinta-feira, 9 de setembro. Foram dezenas de games lançados para consoles, celulares e PC, os quais acertam e erram em diversos gêneros, como os de plataforma tradicional, corrida, party, beat’ em up, entre outros.

Em comemoração a esse aniversário especial, o Canaltech preparou uma lista com os seis melhores jogos da série. Alguns são queridinhos por todos os fãs; já outros são mais polêmicos e causam discussões. O fato é que existem jogos para todos os gostos, e você é nosso convidado para compartilhar o seu preferido na seção de comentários.

Sem mais enrolações, vamos à lista:

Continua após a publicidade

6. Crash of the Titans

Começaremos a lista com controvérsia! Amado por alguns, detestado por outros, Crash of the Titans foi um dos últimos títulos lançados antes de a Activision colocar a franquia na geladeira para esquecimento quase eterno. A história do jogo começa quando Dr. Neo Cortex e sua sobrinha Nina Cortex descobrem uma substância misteriosa chamada Mojo, a qual pode ser utilizada para criar um exército de mutantes, chamados Titãs.

O jogo inovou (para o bem e para o mal) em todos os aspectos. Entre as novidades, estão a transformação completa dos visuais e das personalidades dos personagens: Crash ganhou tatuagens e Tiny Tiger virou um intelectual, por exemplo. O game também ganhou ares de beat’ em up, em que o jogador precisa derrotar hordas de inimigos, e adicionou a mecânica de controlar titãs com ataques especiais.

Continua após a publicidade

Bom ou ruim? Deixaremos para o seu coração decidir. Crash of the Titans foi lançado em 2007 para PlayStation 2, PSP, Xbox 360 e Wii.

5. Crash Team Racing

Último jogo produzido pela Naughty Dog, Crash Team Racing é um jogo de corrida, assim como Mario Kart. Entretanto, o game trouxe mecânicas únicas, como o boost: para ativá-lo e deixar o veículo ainda mais veloz, era preciso deslizar com o L1 ou R1 e, em seguida, apertar o botão oposto no timing certo. Parece fácil, mas bastava um errinho ou uma batida para acabar com todo seu árduo trabalho.

Continua após a publicidade

Além disso, os jogadores precisavam fazer muito mais do que apenas correr para garantir o game completo: havia desafios de tempo e de coletar tokens com as letras CTR espalhadas pelas pistas, chefões que roubavam na corrida e muito mais. O sucesso foi tanto que o game ganhou um remake em 2019: o Crash Team Racing Nitro-Fueled, que trouxe ainda mais personagens, pistas e campeonatos temáticos.

Crash Team Racing foi lançado em 1999 para PlayStation.

4. Crash Bash

Continua após a publicidade

Após Crash Team Racing, a franquia saiu do guarda-chuva da Naughty Dog, e Crash Bash foi o primeiro game produzido por outro estúdio, a extinta Eurocom. O jogo foi o primeiro party da franquia e, apesar dos gráficos de gosto duvidoso, era extremamente divertido, com minigames de porradaria, montaria, pula-pulas e até uma espécie de “futebol”.

Este game é o único do primeiro PlayStation que não ganhou um remake até o momento. Rumores apontam, porém, o iminente lançamento de Wumpa League, um jogo cooperativo multiplayer que seria uma espécie de sucessor espiritual de Crash Bash. Embora sejam apenas boatos, a Activision já fez diversas referências ao game, e inclusive enviou um kit a influenciadores e jornalistas gringos com o suposto logo.

Continua após a publicidade

Crash Bash foi lançado em 2000 para PlayStation.

3. Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Jogo mais recente da série, It’s About Time continua a história da trilogia clássica dos anos 1990, apagando a linha cronológica de todos os jogos seguintes à Crash Bandicoot: Warped. Uma escolha ousada, mas bem-vinda, já que é a primeira história inédita da franquia desde 2008.

Continua após a publicidade

O game traz uma pegada como a dos clássicos, mas introduz algumas novidades, como as Máscaras Quânticas: cada uma traz mecânicas novas de gameplay e aprimoram ainda mais os desafios. Apesar de ser um dos games mais difíceis de toda a série, o título traz opções e modos que facilitam a jogatina de todos os jogadores.

Crash Bandicoot 4: It’s About Time foi lançado em 2020 e está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

2. Crash Twinsanity

Continua após a publicidade

Na nossa opinião, é o melhor jogo da série no PlayStation 2. Crash e Cortex precisam se unir para derrotar um mal maior: os papagaios alienígenas Evil Twins. Este foi o primeiro jogo que tornou Cortex jogável, além de sua sobrinha Nina Cortex.

Apesar dos protagonistas se aliarem, é claro que isso não os impedia de saírem (literalmente) rolando na porradaria, ou de Crash usar Cortex como um skate para deslizar na neve.

O game também apostou na trilha sonora em acapela e no humor, com falas hilárias e situações icônicas protagonizadas pelo vilão: há piadas de peido e até zombando de jogos anteriores.

Continua após a publicidade

“O cheque foi devolvido? Tem certeza? Bem, esses últimos anos têm sido lentos. Wrath of Cortex não foi tão bem quanto esperávamos, e... Peixe?”

Crash Twinsanity foi lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox.

1. Crash Bandicoot: Warped

Continua após a publicidade

Não tem jeito: o terceiro Crash é um dos mais queridos de toda a franquia. Tudo começa quando, por acidente, o Dr. Neo Cortex liberta o gêmeo maligno de Aku Aku, o Uka Uka. A máscara se junta a ele e ao Dr. N. Tropy com o plano de escravizar todos da Terra. Resta a Crash e sua irmã Coco (agora uma personagem jogável!) viajarem no tempo para impedi-los.

O jogo traz fases de corrida, montaria, aeronaves, jetski, embaixo d’água, e muito mais; todas em diferentes épocas e lugares, que vão das pirâmides do Egito, às muralhas da China até a Área 51. Destaque também para o Fake Crash, que seria o maior easter-egg de toda a franquia.

Crash Bandicoot: Warped foi lançado em 1998 para PlayStation.

Continua após a publicidade

E você, o que achou da nossa lista? Não se esqueça de comentar abaixo os seus jogos preferidos da franquia. Feliz aniversário, Crash!

Nota do editor: neste momento, a Activision Blizzard está sendo investigada por denúncias de assédio sexual, assédio moral e má conduta. Para mais informações, clique aqui.