Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Controle do Stadia não funcionará sem fio em outros aparelhos no lançamento

Por| 17 de Outubro de 2019 às 12h30

Link copiado!

Renato Mota/Canaltech
Renato Mota/Canaltech
Google Stadia

A Google anunciou uma decisão estranha sobre o controle do Stadia, seu serviço de jogos por streaming a ser lançado em novembro. O acessório só será compatível por conexão sem fio ao Chromecast Ultra no lançamento.

A informação veio de uma imagem da apresentação da Google durante o lançamento do Pixel 4, nesta terça. Um usuário do Reddit percebeu que a companhia adicionou uma observação em um dos vídeos do produto, indicando que ele não funcionaria em outros aparelhos.

“No lançamento, a utilização sem fio do controle do Stadia só estará disponível na TV usando um Chromecast Ultra”, diz o texto oficial. Depois de levantada a polêmica, a gerente de comunidade, Grace Yang, conhecida como GraceFromGoogle, confirmou a informação.

Continua após a publicidade

Os usuários se mostraram confusos sobre dois pontos. O primeiro é se apenas o Chromecast funcionaria com o controle do Stadia no modo sem fio. Já o segundo se o joystick não seria realmente compatível com outros dispositivos.

“As duas afirmações estão corretas”, afirmou a gerente. Ou seja, o acessório só vai mesmo funcionar no dongle da Google.

Outro dado apresentado oficialmente por Yang é de que o acessório poderá ser usado em PCs, mas via cabo. “Quando você ligar com um cabo USB, o controle do Stadia se comporta como um controle USB HID padrão e pode funcionar em outras plataformas a depender do jogo ou configuração”, completou.

A Google, contudo, ainda não disse o motivo da limitação, já que, ao usar Bluetooth, não seria necessário excluir outros dispositivos. Ao site The Verge, a companhia disse que está focando o desenvolvimento para que o controle sem fio funcione bem primeiro na TV. O sistema do Stadia permite configurar o áudio do serviço via Bluetooth, mas a emissão de sinal acontece via wi-fi, o que pode dificultar a maleabilidade em outros dispositivos.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que isso significa que a compatibilidade com outras plataformas deve chegar em breve ao controle.

Atualmente, joysticks do Xbox One, PlayStation 4 e até os joy-cons do Nintendo Switch são compatíveis com games no PC.

Anunciado no meio do ano, o Stadia é um serviço de jogos por streaming, cujo processamento é feito em nuvem. Ou seja, deve exigir uma internet boa para funcionar, mas não um hardware potente.

A plataforma chega ao mercado em 19 de novembro em 14 países, sendo que o Brasil não está na lista. Contudo, se você quiser saber se nosso país tem infraestrutura para receber o Stadia, conversamos com especialistas da Cisco sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit, The Verge