SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Cisco

Cisco

Fundação

10 de dezembro de 1984 em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos

A Cisco Systems, Inc. foi fundada em 10 de dezembro de 1984, por Leonard Bosack e Sandra Lerner, ambos cientistas de computação da Stanford University, na época. Hoje, a empresa é sediada em San José, na Califórnia, tendo como principal ramo de atuação a fabricação e distribuição de soluções em equipamentos de rede.

Entre os principais equipamentos, a empresa é reconhecida pelos seus modelos de roteadores e switches. Inicialmente, a companhia operava apenas no ramo corporativo, algo que mudou ao longo dos anos, junto com a expansão da empresa para diversos países, incluindo o Brasil.

Embora a companhia tenha atuado alguns anos com equipamentos de rede domésticos por meio da marca Linksys, a subsidiária da Cisco foi vendida para a Belkin em 2013, o que redirecionou novamente os rumos da empresa para o mercado corporativo. Atualmente, a Cisco conta com cerca de 38 mil funcionários em todo o mundo.

Além dos aparelhos citados, a companhia também desenvolve produtos e serviços de gerenciamento de rede de computadores e de dispositivos IoT, fibra óptica, pontos de acesso, VPN, proteção avançada contra malwares e segurança na web, plataformas de operações em nuvem, etc. 

Além da confecção de equipamentos de rede para conectar dispositivos variados e soluções de infraestrutura, a Cisco também conta com seus próprios serviços de suporte técnico e serviços avançados para companhias, estabelecimentos comerciais e pequenas empresas.

Com destaque no cenário mundial, a Cisco Systems, Inc. marca presença na edição de 2022 do ranking The Global 2000. Na lista organizada pela Forbes, a empresa norte-americana ocupa a 92ª posição e tem valor de mercado estimado em US $213.36 bilhões.