Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Clone Hero, jogo feito por fãs baseado em Guitar Hero

Por| Editado por Bruna Penilhas | 22 de Outubro de 2021 às 09h46

Link copiado!

Divulgação/Activision
Divulgação/Activision

Quem jogava videogame nos anos 2000 provavelmente já foi um astro do rock (ou tentou, pelo menos) em Guitar Hero: um game de ritmo em que o jogador pressionava os botões do controle — ou de uma guitarra própria do jogo, um objeto de consumo de muitos — conforme as notas musicais apareciam na tela.

Inicialmente sob o controle da RedOctane e posteriormente da Activision, a franquia ganhou sete jogos principais e alguns spin-offs, com crossovers com bandas famosas como Metallica, Aerosmith, entre outras. Muitas vezes, esses games chegavam ao topo da lista dos mais vendidos e lucrativos da indústria, alcançando um público muito maior do que apenas os amantes de rock’n’roll.

Continua após a publicidade

Porém, a franquia está desaparecida há alguns anos. Seu último suspiro foi em 2015, com Guitar Hero Live, uma tentativa da Activision de trazer um visual mais realista ao jogo, com uma câmera em primeira pessoa, plateia live-action e recursos interativos online. Não deu certo: três anos depois, os servidores do game foram desligados.

Entretanto, a essência de Guitar Hero permanece viva com outros jogos de ritmo — alguns totalmente inspirados no clássico. É o caso de Clone Hero: um clone, como diz o título, disponível gratuitamente para PC e retroalimentado por fãs. É possível jogá-lo com mouse e teclado, joysticks ou controles em formato de guitarra.

Quem criou Clone Hero?

Clone Hero foi desenvolvido por Ryan "srylain" Foster, um fã de longa data dos games clássicos, através do motor gráfico Unity. Apesar de ter sido lançado em versão Alpha em 2017, o jogo está em produção desde 2012; na época, sob o nome GuitaRPG e com a extinta engine XNA.

O jogo foi ganhando outra cara ao longo dos anos. Foster desistiu da ideia de criar um RPG por conta "de todo o trabalho envolvido" e apostou em algo mais simples: o Guitar Game. Em 2015, já com o motor Unity, o jogo contava com um visual 3D similar aos dos títulos originais de PlayStation 2.

Continua após a publicidade

A falta de conhecimento técnico sobre música, aliada à troca de perspectiva, tornou o desenvolvimento muito difícil. Foster abandonou o projeto mais uma vez e o retomou em 2017, mesmo com outros games similares surgindo na internet. "Continuei trabalhando nisso porque só queria me ver fazendo um projeto completo, depois das várias coisas que eu deixei completamente quebradas ou inacabadas". Deu certo.

“É uma loucura ver que a comunidade de um jogo, o qual já era dado como morto, ainda está viva e muito forte”, disse Foster em uma entrevista para o site Eurogamer em 2018. 

Continua após a publicidade

Quais as músicas disponíveis no Clone Hero?

O Clone Hero não vem com músicas pré-instaladas. O jogador precisa baixá-las separadamente na internet e, depois, inseri-las na pasta do game. Contudo, essa é uma tarefa fácil, já que o game tem uma comunidade muito ativa nas redes sociais, que está sempre criando músicas em várias dificuldades e compartilhando-as gratuitamente.

O próprio criador do jogo mantém uma planilha do Google Docs com links para playlists da comunidade. É possível fazer o download dos charts (como são chamadas as músicas) criados pelos principais jogadores.

Aliás, para criar uma música, o processo é um pouco mais complicado. O usuário precisa desenvolver a fase do zero com a ajuda de outro programa, selecionando manualmente os botões que o jogador vai apertar. 

Continua após a publicidade

Músicas que bombaram no Clone Hero

Como qualquer usuário pode fazer o upload de músicas e criar fases, a imaginação dos usuários é infinita em Clone Hero. Muitos aproveitam para testar suas habilidades em canções de outros gêneros além do rock, como pop ou sertanejo, ou até para criar memes.

Um streamer que viralizou nas redes sociais é o brasileiro Guilherme "GuigoAkirah" Alves. O jornalista costuma tocar de tudo em suas lives na Twitch, até mesmo vinhetas nostálgicas da TV Globo e do SBT.

Continua após a publicidade

Na gringa, um criador de conteúdo famoso por covers no Clone Hero é Jason Paradise, campeão nacional de Guitar Hero e ex-gerente de comunidade de Rocksmith, da Ubisoft. Confira abaixo um vídeo em que ele toca um compilado de memes do “woah”, de Crash Bandicoot — no YouTube, a gameplay registra mais de 6 milhões de visualizações.

Mas nem só de humor e piadas vive o jogador de Clone Hero: as músicas “normais” também fazem sucesso. Abaixo, confira como é a música "Tá Rocheda", do Barões da Pisadinha.

Continua após a publicidade

Ou que tal um pouco do clássico "Brasileirinho", composição de Waldir Azevedo, ou "Te Levar Daqui", do Charlie Brown Jr.? Quem toca essas músicas no vídeo abaixo é o streamer Moreno de Souza Wanderley.

E se você gosta de dificuldade, eu duvido que você consiga se sair bem nas músicas "Soulless", compostas pela própria comunidade para serem extremamente difíceis. Uma delas é a "Soulless 6": criada pelo programador ExileLord, ela é tão difícil que se tornou um meme entre os jogadores, especialmente pela data em que foi lançada, 1º de abril de 2011.

Continua após a publicidade

Porém, missão dada é missão cumprida. Dez anos depois, alguém conseguiu o impossível: completar "Soulless 6" em 100% no modo expert, a dificuldade mais difícil de todas. Nem ele próprio acreditou que conseguiu! 

Caso queira conhecer mais sobre o CloneHero, acesse o site oficial aqui e conheça o servidor do Discordaqui. O game está disponível gratuitamente para PC.

Continua após a publicidade

Com informações: Clone Hero Wiki, Eurogamer (1, 2), GamesIndustry (1, 2)