Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o FPS Boost no Xbox Series X e S?

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 09h33

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

A retrocompatibilidade é um dos serviços mais legais na atual geração de consoles. A biblioteca de jogos do PlayStation 4 e do Xbox One é enorme e muitos jogadores ainda não tiveram a chance de liquidar todos eles antes de migrarem para os novos consoles. Além disso, em alguns casos, esses games rodam melhor nos videogames mais potentes, o que torna tudo ainda mais interessante.

O time do Xbox, porém, parece mais afeito a esse tipo de serviço desde os tempos de Xbox One. No console lançado em 2013, o recurso foi inserido na metade de sua vida, fazendo com que games de Xbox 360 e do Xbox original rodassem no videogame sem maiores problemas. Era natural, claro, que tudo isso fosse migrado para o Xbox Series X e S, só que com os avanços esperados para um videogame atual.

Diferentemente do que acontecia no Xbox One (e até no PlayStation 5 agora), no Xbox Series X e S os jogos retrocompatíveis rodam de maneira nativa, sem a necessidade de emulação, ou seja, melhorias de desempenho se tornam mais fáceis de serem realizadas. Com isso em mente, a Microsoft trabalhou rápido e já encontrou uma maneira de fazer com que os jogos do Xbox One sejam executados com melhorias significativas nas taxas de quadros por segundo por meio do FPS Boost.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, apenas alguns jogos do Xbox One receberão essa melhoria, que acontece sem qualquer atualização ou patch. O próprio console atua de modo que o jogo rode de maneira mais fluída e sem alterações na resolução ou no modo como a jogabilidade acontece.

Como funciona, afinal?

Assim como já acontece com o Auto HDR, é o Xbox Series X e S quem vai executar o FPS Boost, sem que as desenvolvedoras precisem fazer nada. Tecnicamente, o processo até que é simples e faz com que todo o poderio dos novos consoles entre em ação, principalmente do Xbox Series S, que está rodando as versões do Xbox One e One S, claramente inferiores às do Xbox One X, que rodam no Series X.

Continua após a publicidade

O FPS Boost faz com que a API Direct 3D rode muito mais rápido nesses videogames, por isso o jogo, que normalmente está em 30 FPS, pode ir para 60 FPS ou até 120 FPS. Isso é possível graças ao hardware ultrapotente dos novos consoles, que são bem mais rápidos do que os antigos.

O exemplo mais assustador dessa primeira leva de games é de New Super Lucky's Tale, um game de aventura/plataforma do Xbox Game Studios que está no catálogo do Xbox Game Pass. Com o FPS Boost ativado, o game roda a 120 FPS tanto no Series X quanto no Series S, com a diferença ficando apenas na resolução, que no console mais potente fica nos 4K nativos e no menor em 1080p.

Veja a lista inicial de jogos compatíveis com o FPS Boost:

Continua após a publicidade
  • Far Cry 4
  • New Super Lucky’s Tale
  • Sniper Elite 4
  • UFC 4
  • Watch Dogs 2

Quais jogos serão compatíveis?

A Microsoft disse que, inicialmente, apenas os jogos do Xbox One serão trabalhados para receber esse recurso. Isso porque os games de Xbox 360 e do Xbox original podem não se dar tão bem rodando em taxas de quadros maiores, já que suas engines antigas não estariam preparadas para um avanço tão grande, o que certamente afetaria o gameplay.

Para deixar os usuários do Xbox Series X e S mais animados, a empresa promete, no entanto, que a maioria dos games que aparecerão em breve com esse recurso estarão no Xbox Game Pass. Além de New Super Lucky's Tale, Sniper Elite 4 também está rodando melhor agora, com taxas de quadros a 60FPS em ambos consoles.

Continua após a publicidade

De acordo com a Microsoft, a partir de março você poderá ir para a seção “Gerenciar jogo” para qualquer game, onde será apresentado um novo botão “Opções de compatibilidade”, que permitirá que você ligue ou desligue o FPS Boost (bem como Auto HDR). Também haverá um novo indicador informando quando um jogo está sendo executado com FPS Boost sempre que você pressionar o botão Xbox em seu controle. Você decide como deseja jogar seus jogos favoritos, seja em sua forma original ou com FPS Boost.