Publicidade

Atualização do PlayStation 5 permite jogar títulos no PS4 e muda armazenamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Abril de 2021 às 13h19

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Sony marcou para esta quarta-feira (14) a primeira grande atualização para o PlayStation 5 desde seu lançamento, no final do ano passado. O update traz uma série de melhorias para o sistema operacional do console, incluindo mudanças no sistema de armazenamento para jogos e a habilitação do Share Play na integração com o PlayStation 4, permitindo que os usuários da velha plataforma experimentem os jogos do novo console mesmo que não o possuam.

A novidade vai funcionar da mesma forma que, hoje, o sistema opera entre usuários do PS4. Alguém, durante uma partida no PlayStation 5, poderá compartilhar sua tela e conversas com os amigos enquanto joga, além de poder passar o controle virtualmente a eles ou até mesmo permitir que eles entrem como parceiros cooperativos em um título de nova geração, só que a partir do videogame da antiga era.

Continua após a publicidade

Outras opções de conectividade também foram incluídas na atualização, como a possibilidade de solicitar participação em uma partida online corrente, sem que o usuário do PS5 precise enviar um convite direto. Isso reduz o tempo e o processo necessário para conexão, enquanto os jogadores poderão manipular as permissões de privacidade relacionadas a essa possibilidade por meio de um menu específico.

Enquanto os discos proprietários do PlayStation 5 não chegam, outra grande novidade é a habilitação do uso de HDDs compatíveis para armazenar jogos da nova geração. Como eles dependem do SSD da plataforma para funcionarem, eles não poderão ser jogados a partir de um drive externo, mas, por outro lado, podem ser transferidos para dispositivos desse tipo e de volta ao console de acordo com a vontade do usuário, economizando o tempo de download e garantindo liberação de espaço sem desinstalação, com direito a atualizações também sendo aplicadas nesse formato.

Outras mudanças de interface incluem um acesso mais rápido a grupos e listas de amigos, bem como o controle individual de notificações com relação a pessoas ou listas de conversas específicas. Da mesma forma, é possível desligar o chat de um game, apenas, ou ajustar individualmente o volume dos participantes de uma partida online, da forma mais confortável para cada usuário.

Continua após a publicidade

A atualização também inclui customizações adicionais para a biblioteca de jogos, facilitando a localização do conteúdo, e uma nova tela de troféus. A partir dela, é possível selecionar as capturas de screenshots das conquistas de acordo com a raridade ou comparar facilmente as listas com os amigos, bem como visualizar de forma mais simples o nível da conta e o status de andamento de cada um dos jogos possuídos.

Recursos de acessibilidade também aparecem, como a possibilidade de dar zoom na tela e ampliar elementos específicos, enquanto atualizações poderão ser pré-baixadas no PlayStation 5 desde que liberadas antecipadamente pelos desenvolvedores. A mudança vale até mesmo para o modo de repouso do vídeo game e, segundo a Sony, permite acesso mais rápido a updates no momento em que são liberados, sem que a jogatina precise ser interrompida — algo interessante, principalmente, em jogos online, que exigem que o usuário esteja sempre rodando a versão mais recente.

Continua após a publicidade

Junto com a atualização do PlayStation 5, também chega um update para o PlayStation App com foco em notificações, gerenciamento do console, interação social e descoberta de conteúdo. Todos são gratuitos e devem estar disponíveis nesta quarta, sendo baixados automaticamente nos aparelhos.

Fonte: Blog oficial de PlayStation