Publicidade

Adeus, "exclusivo PlayStation"? Sony vai começar a lançar jogos simultaneamente

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Marvel
Divulgação/Marvel

Um novo rumor divulgado nesta quarta-feira (12) aponta que os jogos PlayStation passarão a ser lançados simultaneamente no PC em breve. Até o momento, a Sony lança seus títulos exclusivamente no PS5 e após alguns meses eles chegam aos computadores.

De acordo com o insider Jez Corden, isso está para mudar. No X (antigo Twitter) ele afirma que este tempo de espera que há entre as plataformas deve deixar de existir. Contudo, não revela se isso será visto ainda em 2025 ou apenas no próximo ano.

Jogos do PlayStation 5 como Death Stranding 2: On the Beach e Ghost of Yotei seguem sem data prevista para o PC, mas isso talvez não seja um problema em futuros jogos como Marvel’s Wolverine e Saros — apostas da Sony para 2026.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A companhia já realizou alguns testes de lançamentos simultâneos. Em 2024, Helldivers 2 chegou no mesmo dia ao PS5 e aos computadores, assim como LEGO Horizon Adventures — que expandiu para o Nintendo Switch, inclusive.

O papel do Steam Machine no ecossistema PlayStation

Com o anúncio do Steam Machine, Jez Corden aponta que o dispositivo da Valve pode atrair ainda mais gamers e gerar uma demanda maior para a biblioteca de títulos — que incluem antes exclusivos de Xbox e PlayStation.

Sony e Valve já se movimentam nessa direção. Além do amplo suporte dos jogos PS5 no Steam Deck, foi encontrado por dataminers um ícone de “compra cruzada” entre o console de mesa e Steam. Isso sugere um futuro recurso de compra que pode disponibilizar um jogo em ambos os sistemas.

No consenso, lançar jogos exclusivos no Steam, Xbox e Nintendo significa que a companhia japonesa pode perder forças na venda de consoles (o que seria verdade). Porém, sua base de jogadores se tornaria amplamente maior do que a estabelecida atualmente.

A própria Microsoft mostrou a força que lançar seus jogos no formato multiplataforma tem. Títulos como Forza Horizon 5 e Indiana Jones e o Grande Círculo tiveram um desempenho maior de vendas (e figuraram entre os mais vendidos) nas plataformas antes “rivais”. 

Continua após a publicidade

É possível que a Sony tenha mais resistência ao formato, mas já não consegue recusar a adoção desta estratégia. O PlayStation 5 tem uma base de usuários de aproximadamente 85 milhões — enquanto o Steam atende mais de 150 milhões. Fugir dos números não gera lucros, no geral.

O mesmo ocorre com grandes estúdios, que atendiam este mercado de títulos exclusivos. A Square Enix amargou vendas baixas de jogos como Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth, o que a fez rever sua estratégia e prometer que os próximos lançamentos também virão às demais plataformas.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam: