Golden Joystiq Awards 2012: analisamos a lista de vencedores [mereceram ou não?]

Por Vanessa Lee

Neste mês, aconteceu o Golden Joystiq Awards 2012, uma das mais antigas e importantes premiações do mercado de games no mundo. Nele, pudemos ver alguns dos principais jogos dos últimos tempos sendo contemplados com a estatueta dada pelo gosto público.

Como vem acontecendo com outros tipos de premiação, os jogos que levaram o caneco para casa foram escolhidos por gamers. É interessante essa democracia sobre o gosto da galera, mas ao analisarmos o evento, nota-se que alguns critérios importantes acabaram ficando de fora na avaliação dos vencedores.

Ao vermos abaixo a lista de vencedores e de indicados, não tem como não compará-los entre si, já que existem diferenças de qualidade entre um jogo e outro muito grandes.

Analisando friamente, temos aqui a noção de que não importa o quanto um jogo é bom, se metade do público acaba não jogando como se deve. A ideia, pelo que dá para perceber, é o quanto o game é “hype”, ou melhor, está na moda. A lista inclui jogos lançados em 2011 e nesse ano, então a estrutura de avaliação realmente está desequilibrada. Com prós e contras, a ideia aqui é opinar sobre as decisões:

Melhor Jogo Aventura/Ação

*****Batman: Arkham City

O game do Homem-Morcego realmente foi um dos melhores já feitos nos últimos tempos. Sua jogabilidade rendeu inspiração para algumas desenvolvedoras, que repetiram o mesmo plano de gameplay em games de heróis como Capitain America: Super Soldier. A diferença gritante entre o jogo sobre o herói da DC é sua superioridade de interação e visual. O game concorreu com alguns jogos muito bons também - AC: Revelations, Uncharted 3 e Sleeping Dogs. Mas mesmo esses títulos sendo muito bons para o que pretendem, Batman levou o caneco merecidamente por proporcionar uma jogabilidade fácil e agradável.

Melhor DLC

******Portal 2 (Perpetual Testing Initiative)

Outra boa escolha, considerando seus concorrentes em primeiro lugar. O legal desse DLC é a liberdade que os jogadores têm de criar suas próprias fases. Logo a interação com a produção se torna ainda mais pessoal, coisa que as outras extensões não fazem. Geralmente temos apenas mapas e conteúdo para trazer uma experiência de jogabilidade melhor. Então, sim, o caneco para a Valve também é válido.

joystick awards 3

Melhor Jogo para Download

******Minecraft - Xbox 360

Eis aqui uma escolha que não desceu muito bem, se é que me entendem. A Mojang lançou Minecraft para os computadores em 2009 e virou febre. Por sua jogabilidade quase descompromissada e visual pixelizado, entusiastas viram no game uma oportunidade única, em meio a tanta tecnologia. Deu certo, a produção foi super bem-vinda para os PCs, mas no fim o que chegou para o Xbox 360 não cumpriu o mesmo. O joystick não funciona como o mouse e isso é irritante, então, não podemos comemorar esse download com I Am Alive e The Walking Dead: Episode 1 – A New Day na lista. Coisas novas poderiam contar muito mais, e Minecraft está longe de ser novidade.

Melhor Jogo para Portátil

******Uncharted: Golden Abyss

Temos uma lista que acaba pendendo mais para os títulos do Nintendo 3DS, no entanto, é o PS Vita que se dá bem no gosto da galera. A série Uncharted é uma das mais aclamadas da Sony e com o lançamento do novo portátil não é de admirar que ela fizesse um título especial pra ele. Pois bem, a aventura se saiu muito bem e tanto em termos gráficos quanto de jogabilidade, a aventura de Drake conseguiu jogar terra em cima de Resident Evil: Revelations, que também é uma boa escolha.

Melhor Jogo de Luta

******Mortal Kombat Komplete

Apesar de Soul Calibur V e Ultimate Marvel vs Capcom 3 fazerem parte da lista, ambos os jogos que nos desculpem, mas a última versão de Mortal Kombat lançada conseguiu surpreender. E é essa sensação que ajudou no sucesso do game de Ed Boon. Os icônicos personagens Scorpion, Liu Kang, SubZero...todos estão lá para os nostálgicos destruirem seus adversários com requintes de crueldade mais bem trabalhados e num gameplay divertido, fácil e com especiais em X-Ray que são a cereja do bolo. Boa escolha!

joystick awards 2

Melhor MMO

*******World of Tanks

Inacreditavelmente, ultrapassando os RPGs favoritos da galera, esse game de guerra, em que os astros são tanques, acabou surpreendendo. É engraçado pensar que Star Wars: The Old Republic e League of Legends foram passados para trás. Mas subestimar o game é um dos grandes erros que podemos cometer, pois assim como o game de estratégia Company of Heroes, World of Tanks oferece ao jogador possibilidades mais interessantes de gameplay. Além de sair da mesmice.

Melhor Game de Corrida

******Forza 4

Um belo jogo. Sim, esse pode ser realmente o destaque entre os games de corrida nos últimos tempos por ser mais parecido com Need for Speed do que o próprio jogo Need For Speed: The Run, que dividiu a opinião dos jogadores e também está na lista de concorrentes. Dirt Showdown também aparece, e bem que poderia garantir o primeiro lugar aqui, mas em termos de jogabilidade e visual, os caras mandaram bem escolhendo o Forza.

Melhor Jogo Mobile ou Tablet

*******Angry Birds Space

Temos de descordar dessa escolha, já que este game não chega aos pés do Angry Birds convencional. Talvez seja a perspectiva de jogabilidade diferente que chamou a atenção dos jogadores casuais, mas apesar de ser divertido, Angry Birds Space é um pouco mais do mesmo. Temple Run e Modern Combat 3: Fallen Nation são dois dos nossos favoritos. Um bom caso de que nem sempre o número de downloads deveria influenciar numa votação como essas.

Angry birds space

Melhor RPG

*****The Elder Scrolls V: Skyrim

O que dizer de Skyrim que não seja positivo? Ok, tirando o tempo de loading insuportável e alguns bugs, o jogo é realmente bom. Ele teve a genialidade e simplicidade de inserir novos jogadores para o mundo do RPG. Mesmo fazendo parte de uma franquia renomada, até quem nunca jogou o estilo conseguiu se divertir com este, então seria errado discordar de tal escolha. Ok, que outros jogos muito bons encabeçaram a lista de favoritos, como Mass Effect, Dark Souls e Final Fantasy XIII-2, mas não temos como contestar a viralidade do game da Bethesda, que hoje, além de ser famoso para os consoles, também é hit da rede com vídeos Fus Roh Dah!! e a famosa flechada no joelho.

Melhor Browser Game

*******Slender

A sorte de Slender não é o fato dele ser bom, porque não é, mas sim por ter tido uma propaganda tão, mas tão convincente - além de concorrentes muito fracos - para ganhar o prêmio. O jogo prega um suspense diabólico, praticamente, encadernado num joguinho de susto. É isso que tornou o game viral: os sustos. O “monstro” não é nada demais e muitas vezes o jogo acaba dando sono, então eis uma escolha que reflete mais a falta de novidade do que a qualidade de uma produção.

Melhor Shooter

******Battlefield 3

Estamos quase diante de um dilema ao relatar que o jogo da DICE é o melhor FPS da atual geração. Pois o que permitiu que o game fosse um sucesso é seu modo multiplayer impecável e dinâmico. Sim, o game é um ótimo shooter, mas como campanha principal temos Max Payne 3 e Gears of War 3 como concorrentes, além de Modern Warfare 3. Se formos contrabalançar essa decisão, vamos chegar numa votação feita pela metade.

battlefield 3

Melhor Jogo Esportivo

*******FIFA 12

Infelizmente, jogos esportivos só podem ser de duas formas: ou é muito bem feito ou vai parar na lixeira. De todos os concorrentes, incluindo seu rival direto, PES 2012 (da Konami), a EA provou por A+B que seu jogo de futebol virtual enfrentou e saciou todas as expectativas dos fãs. Além disso, a popularidade do esporte no mundo é muito maior que outros games, como NBA 2K12 ou o golfe Tiger Woods PGA 13, embora sejam dois jogos bem legais. Como a voz do povo é a voz de Deus, eis que os reis do futebol ganharam espaço no evento pelas mãos da Eletronic Arts por conta de seu realismo.

Melhor Jogo de Estratégia

********Civilization V: Gods and Kings

Total War: Shogun 2 e Tropico 4: Modern Times, favoritos da E3, não conseguiram segurar a onda e foram passados para trás pelo jogo da 2K Games. Acho que existe um equilíbrio aqui que deveria ser compensado, já que todos os jogos têm qualidades distintas, porém muito bem equilibradas. Ambos os games divertem, possuem gráficos muito bons e jogabilidade fluente. Uma surpresa com certeza a receber esse prêmio.

Melhor Trailer Preview

********GTA V

Olha, acho que a expectativa dos jogadores foi mais forte que a qualidade do trailer de GTA V. Com Tomb Raider, Hitman: Absolution e Dead Space 3, como alguns dos vídeos de degustação que saíram na rede, não tinha o menor cabimento Grand Theft Auto V ter levado a nomeação. É um vídeo que só deixa os jogadores na vontade, mas não diz nada e nem tem uma edição grande coisa. É só olhar os trailers dos jogos que citamos aqui para ver tamanha diferença.

GTA V

TOP gameplay

*********The Elder Scrolls V: Skyrim – Throat of the World

A missão é uma das melhores mesmo. É onde os jogadores aprendem um dos poderes mais legais pra se usar durante o jogo: Clear Skies. Com ele é possível desviar grandes tempestades, como a que se encontra a caminho de The Throat Of The World. Fora essa missão, só matando Hitler, em Sniper Elite V2, que pode se considerada uma das fases mais legais de jogos para o ano.

Melhor Jogo: Golden Joystick Ultimate

**********The Elder Scrolls V: Skyrim

Não teve jeito: o prêmio de melhor jogo ficou por conta do RPG, que desbancou games como Mass Effect 3, Battlefield 3, Diablo III... Sua fácil acessibilidade pode ter sido uma das peças chaves para fazer desse o queridinho da galera. E sem dúvida, a escolha foi uma das mais merecidas. O jogo foi muito bem feito, tem gráficos muito bons e jogabilidade intuitiva. Não tem como não gostar de Skyrim. Mas com tantos jogos bons na lista, não deve ter sido tão fácil tomar essa decisão.

***********

Confira a lista completa dos jogos concorrentes.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.