Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 jogos baseados em Dungeons & Dragons

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Maio de 2022 às 15h00

Link copiado!

Imagem: Divulgação/Larian Studios
Imagem: Divulgação/Larian Studios

Com o lançamento da quarta temporada de Stranger Things na Netflix, o sistema de RPG de Dungeons & Dragons voltou aos holofotes. Acha a temática bacana e ficou com vontade de fazer parte do Clube Hellfire, mas não conseguiu amigos o suficiente para montar uma mesa de RPG? Tudo bem, podemos ajudá-lo com isso.

A seguir, selecionamos bons jogos baseados no universo de D&D, sejam oficiais da Wizard of the Coast (a publicadora da franquia) ou títulos licenciados que usam este vasto universo de RPG como base para contar histórias.

5. Franquia Baldur’s Gate

Continua após a publicidade

A franquia Baldur’s Gate é a melhor forma de entrar no universo de Dungeons & Dragons. Usando as regras e o universo de Forgotten Realms como base, o jogo mais recente da franquia, Baldur’s Gate III, usa a 5ª edição do livro de regras como base para o sistema de batalha, magias e tudo o que molda o universo. A expectativa é que Baldur's Gate III também incorpore outros compêndios de informações e expansões de regras e subclasses ao jogo, como, por exemplo, O Caldeirão de Tasha. Estando em Acesso Antecipado, o caminho para o game expandir seus horizontes ainda é enorme.

Os jogos mais antigos se baseiam em versões anteriores do D&D, mas não perdem seu charme. É possível jogar as versões remasterizadas de Baldur’s Gate I e II, podendo se aventurar pela primeira vez na franquia através das histórias clássicas e bem elaboradas dos primeiros jogos. Apesar da jogabilidade ser datada, é bem divertida.

Baldur’s Gate e Baldur’s Gate II: Enhanced Edition estão disponíveis para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android, iOS e PC. Baldur’s Gate III é exclusivo de PC e será lançado em 2023.

Continua após a publicidade

4. Solasta: Crown of the Magister

Solasta: Crown of the Magister, assim como Baldur’s Gate III, usa a quinta edição de D&D para gerir o sistema do jogo. Diferente do título da Larian Studios, que é bem mais robusto graficamente, Solasta foca no combate, e não apenas na parte de contar uma grande história. Conseguindo entregar mais classes que o “concorrente”, o game pode ser mais simples na questão de ramificações narrativa e no poderio gráfico, mas consegue entreter bastante aqueles que buscam um gameplay elaborado baseado em Dungeons & Dragons.

Solasta: Crown of the Magister é exclusivo de PC e mac. O jogo está disponível no Xbox Game Pass para computadores.

Continua após a publicidade

3. Neverwinter

Neverwinter é um MMORPG gratuito baseado em Dungeons & Dragons, mais especificamente, na cidade que dá nome ao jogo. Lançado em 2013, inicialmente o sistema base utilizado era a quarta edição de D&D. Mas, com o lançamento da quinta versão, Neverwinter “se moldou” às novidades, recebendo balanceamentos e conteúdos para se adequar ao RPG de mesa. Os jogadores ainda podem criar suas próprias aventuras no MMORPG e compartilhar com a comunidade, tornando a experiência ilimitada.

Neverwinter está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Continua após a publicidade

2. Neverwinter Nights: Enhanced Edition

Neverwinter Nights é um clássico considerado, até hoje, a melhor transposição de Dungeons & Dragons para o PC. Apesar de estar um pouco datado nos quesitos mecânicas e gráficos, a história e a jogabilidade ainda são bem divertidas. Usando a terceira edição de D&D como sistema, Neverwinter Nights oferece a oportunidade para criar suas próprias aventuras usando um editor do game,sendo possível colocar um jogador como o Mestre que molda a aventura conforme os outros participantes progridem na narrativa.

Continua após a publicidade

Neverwinter Nights: Enhanced Edition está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

1. Dungeons & Dragons: Dark Alliance

O sucessor espiritual de Baldur’s Gate: Dark Alliance é um dos títulos mais recentes desta lista e coloca o jogador no papel de quatro personagens icônicos do universo de D&D: Catti-brie, Bruenor Battlehammer, Wulfgar e Drizzt Do’Urden, cada um oferecendo habilidades exclusivas e um estilo próprio de jogabilidade. Este é um RPG de ação com combate em tempo real e é possível jogá-lo tanto sozinho quanto com outros três amigos.

Continua após a publicidade

Dungeons & Dragons: Dark Alliance está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X.