5 games para jogar antes de Resident Evil: A Série
Por Felipe Demartini • Editado por Bruna Penilhas |

Resident Evil: A Série estreia no próximo dia 14 de julho na Netflix. A série protagonizada por Lance Reddick (Horizon: Forbidden West) e Ella Balinska (As Panteras e do vindouro Forspoken) é mais um produto adaptado da principal franquia da Capcom, apresentando um novo universo cujas raízes estão firmadas em mais de duas décadas de jogos lançados.
A policial Rebecca Chambers e o prisioneiro Billy Coen são os protagonistas eventuais desta história que é um verdadeiro mergulho nas origens do mal. O game também traz alguns sistemas presentes somente aqui, permitindo que o jogador alterne entre os personagens em tempo real e deixando de lado os baús de itens, exigindo ainda mais estratégia no gerenciamento de inventários.
Resident Evil Zero saiu em 2002 para o GameCube. Mais recentemente, ganhou versão remasterizada para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
4. Resident Evil 7
Um dos games mais recentes da franquia e também responsável por reapresentar sua velha forma também traz um evento que, até hoje, intriga os fãs e, como dito, se tornou elemento central da série. Aqui, entre a violenta jornada de Ethan Winters para resgatar sua esposa, Mia, e a tragédia da família Baker, era sagrado o retorno da Umbrella, não mais como fabricante de remédios, mas como uma unidade paramilitar de luta contra o bioterrorismo.
Ninguém menos do que Chris Redfield aparece como um de seus principais agentes, algo que, por si só, causou estranheza. O DLC gratuito Not a Hero expande um pouco essa história, mostrando que o próprio herói também está desconfortável com tudo isso, mas ainda assim segue em frente para evitar mais um incidente biológico no interior dos Estados Unidos.
A faceta da Umbrella vista em Resident Evil 7, claro, é bem diferente da empresa tecnológica e com aparência bondosa que vimos na série. Ainda assim, a raiz do pensamento de Dabb e dos outros roteiristas da produção Netflix, com certeza, veio daqui, da mesma forma que, na série de games, esse ainda deve ser um tópico importante para futuras sequências.
Resident Evil 7 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, com versões otimizadas e gratuitas para PS5, Xbox Series X e Xbox Series S.
5. Resident Evil 3
A porção atual de Resident Evil: A Série se passa na cidade de New Raccoon City, que serviria como mais uma demonstração de que a Umbrella, agora, é do bem. Essa junção traz os ares de uma destruição que, na cronologia, aconteceu mais de duas décadas antes, quando um vazamento viral dizimou completamente o município original, transformando em zumbis a maioria de seus habitantes.
Resident Evil 3 coloca o jogador no centro desses eventos e, também, como testemunha ocular dessa destruição. No controle de Jill Valentine, que conheceu os horrores da Umbrella de perto no primeiro jogo da franquia, ela luta para sobreviver enquanto é perseguida por Nemesis, criatura enviada pela própria Umbrella, que tentou aproveitar o caos para se livrar de indivíduos indesejáveis e que sabiam demais, como a protagonista.
O remake do clássico, lançado em 2020, trouxe as bases desse evento, com personagens mais interessantes e gráficos atuais, ainda que muito da história, assim como da qualidade que o consagrou, tenha ficado de fora. Ainda assim, é um bom passeio por Raccoon City, que traz as linhas gerais da desgraça que levou à detonação do lugar.
Resident Evil 3 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, com versões gratuitas e otimizadas para Xbox Series X|S e PS5. Caso possa, jogue também o original, de 1999, lançado originalmente para o primeiro PlayStation e, depois, para GameCube, PC e Dreamcast.